A varejista Riachuelo patrocinou a designer brasileira Jheni Ferreira em um desfile solo de sua marca, SSJHENI, na London Fashion Week. Por meio do upcycling, a estilista leva peças de roupas e adereços do lixo ao luxo. Todo o material usado na confecção é adquirido em brechós e dead stock, reaproveitando, assim, um material que seria descartado. No Brás, por exemplo, ela conta com o apoio de diversos catadores.
O desfile
da designer aconteceu, em setembro, no
Hoxton Gallery. Jheni cria suas coleções inspirada no seu bairro, suas vivências e memórias. O processo é feito
em sua casa, de forma orgânica e intimista. O objetivo é destacar as possibilidades do uso de tecidos e apontar
novos caminhos para a roupa, além da função utilitária e de cobrir o corpo,
provocando reflexão e diálogo.
A
Riachuelo ofereceu apoio financeiro e ainda enviou retalhos de tecidos da fábrica com o
intuito de ajudar Jheni a criar as peças para o desfile. “Nossa missão é
trazer a circularidade para o centro da indústria têxtil. O mundo da moda pode ser um espaço que
acolhe projetos sustentáveis liderados por mulheres, observa Valesca
Guimarães, gerente executiva de Sustentabilidade da Riachuelo. Fotos: Divulgação
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