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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Tudo são flores nesse mercado que ajuda a impulsionar a economia nacional

Written By Deise Sabbag on sábado, 24 de setembro de 2022 | setembro 24, 2022



A Cooperativa Veiling, em Holambra, acaba de realizar o  24º Veiling Market, a maior e mais completa feira de negócios de flores e plantas do Brasil.  O  evento colocou   440 produtores cooperados em contato direto  com  atacadistas, redes de autosserviço, floriculturas, shoppings e garden centers de todo o Brasil.

Jorge Possato,  CEO da Cooperativa Veiling, informa que na pandemia e especialmente na pós pandemia,  o setor, que é parte importante do agronegócio,  cresceu e vem contribuindo de forma substancial para a retomada da economia brasileira.  “Nossa oferta representa  o  maior mix de flores e plantas produzidas em escala comercial”, expõe.

Qualidade X Padrão




Nessa feira,  os  principais atacadistas do Brasil, redes de autosserviço, floriculturas, clientes da área de paisagismo e jardinagem, shoppings, redes de supermercadistas conheceram os novos produtos e as tendências do mercado de flores e plantas ornamentais (de corte ou envasadas) e puderam realizar negociações diretas a médio e longo prazo.




 “Nossas prioridades são a  qualidade e padrão  dos produtos.  Com a soma da  produção de nossos  cooperados    conseguimos  garantir constância no abastecimento.  Contamos com  infraestrutura  totalmente informatizada,  que possibilita expedir milhares de flores e plantas para todo o território nacional. O sistema é totalmente fundamentado na concentração diária de oferta e procura de produtos, que   são distribuídos simultaneamente, conforme a realização das vendas dentro da cooperativa, em tempo real”, explica  o  CEO.

Total Informatização




O   complexo  aposta  em tecnologias e inovações, o que  inclui a informatização com recursos exclusivos, como o pregão eletrônico  e operações 24 horas por dia, 7 dias por semana.  Um sistema de compra remota permite que os clientes façam sua  compras comodamente,  sem sair de  seus escritórios.  

Para negociar seus produtos, os cooperados podem utilizar  o pregão eletrônico Klok,  implantado desde  1989 e  inspirado no modelo existente na Holanda. Nesse leilão diário  de flores e plantas, os compradores disputam lotes em igualdade de condições.




O sistema é composto por cinco painéis de LED com quatro Kloks (relógios reversos), 420 terminais eletrônicos disponíveis e mais 52 terminais para ampliação, com capacidade para realizar mais de 15 mil transações  nos dias de maior movimento.  O leilão reverso (do maior para o menor preço oferecido pelo comprador) permite a venda de grandes lotes de f

lores e plantas com  rapidez e transparência nas negociações.


Natureza Maquiada






 cerca de 10 anos, a  tecnologia de “maquiagem de flores”, também conhecida como Colours,  surgiu na Holanda e logo conquistou o mercado brasileiro.
Essa  prática de coloração começou com as flores de corte,   como tuias e echeverrias, que eram tinturadas de azul, laranja e verde. Com o correr do tempo, essas aplicações  em  cores vivas agregaram  novas espécies, como orquídeas phalaenopsis, cactos e suculentas.  No entanto, o tingimento de flores e plantas envasadas é novidade.




A técnica Colours  é segura tanto para as flores/plantas como para os consumidores. Essa a conclusão da Cooperativa Veiling, que  realizou um estudo detalhado,  acompanhando o desenvolvimento de diversas espécies e de diferentes produtores. O resultado comprovou que  o tingimento empregado não causa malefícios aos produtos e sua evolução  ocorre naturalmente.  Isso porque a coloração artificial das flores e plantas é feita com tintas artesanais, atóxicas, à base de água e  biodegradáveis.

Ideias para decor




Um diferencial desta  edição é que ela apresentou  sugestões de ambientes decorados,  visando as datas especiais para a floricultura nacional, como “Dia da Criança”, “Outubro Rosa”, “Halloween”, “Dia do Professor”, “Finados”, “Novembro Azul”, “Copa do Mundo”, “Natal”, “Amigo Secreto” e “Réveillon”.   



Fotos: Lucinda Bastos


O  Veiling Market também contou com palestras informativas e de orientação,  incluindo  temas voltados para o   fortalecimento  das  vendas do setor.

Mais informações: tel.:0300.7758955 – sac@cvh.com.br

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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