O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Rework é a nova tendência da moda!

Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Rework é a nova tendência da moda!

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 5 de maio de 2022 | maio 05, 2022





De repente, uma proposta animadora.  Camisas polo viram  vestidos,  gravatas se transformam em tops, calças e  blazers  são  cortados ao meio e costurados com outro  lado diferente, retalhos compõem peças atraentes.





Recorrendo à  técnica de upcycling, com seus  remendos e costuras aparentes,
a Ventana  recria  peças com materiais cujo destino era  o lixo.  Essa confecção brasileira acaba de  apresentar a  coleção Rota, no Centro Cultural de São Paulo, dentro da programação Mostra Moda do Novo Mundo.




Gabrielle Pilotto, fundadora da marca,  defende que a roupa deve  ter sua vida útil estendida, e circular de novo:  basta usar a criatividade e conceber  transformações no    design.  






Reaproveitamos o que seria descartado:  usamos sobras de tecidos, desmontamos e remontamos peças prontas, que seriam desprezadas, dando-lhes um visual diferenciado e  bem contemporâneo. Faço questão de participar de   parte dos processos, desde a garimpagem de peças/materiais (especialmente em brechós) até as ideias para reaproveitamento,  produção e fotografia”, explica.




 



Força do Upcycling e  Re-work


Sabemos que a  indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo.  Diariamente, sobras de tecido são  incineradas ou descartadas em aterros sanitários. Na verdade, jogamos fora roupas boas e  com  pouquíssimo uso  ao invés de   customizá-las e reciclá-las.

O upcycling dá  nova chance de vida  para a peça, utilizando materiais e tecidos que seriam rejeitados por vários motivos (ou desculpas), entre os quais  defeitos, avarias, marcas do tempo.  A intenção nobre é  diminuir os resíduos têxteis e de quebra proteger o meio ambiente.





O rework é quase o mesmo que o upcycling. Traduzida como retrabalho, a palavra designa a peça que já estava pronta para ser jogada fora, mas   é  modificada, ganhando  novo visual e significado. 

Nessa remodelagem, são utilizados  recursos como misturas de tecidos de diferentes  texturas e cores, recortes e remontagem, bordados, aplicações e costuras aparentes.




“Hoje, muitos  consumidores já entendem a importância  do reaproveitamento.   Compram  uma roupa  porque gostam do modelo, mas também investigam   se a marca é ética e  transparente”, opina  Gabrielle.   Mais informaçoes:   www.useventana.com

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário