O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Saiba mais sobre as notas e essências dos perfumes

Saiba mais sobre as notas e essências dos perfumes

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 11 de outubro de 2021 | outubro 11, 2021


Os perfumes são constituídos por notas de saída,  de corpo e  de fundo. A de saída é a primeira impressão  que temos ao cheirar um perfume – é o odor dos elementos mais voláteis da fragrância, normalmente bergamota, limão, laranja ou lavanda. Dura cerca de 30 minutos e responde por 15 a 20% da composição do produto.

A nota de corpo é a porção intermediária, a personalidade da fragrância.  Esse odor dura horas e suas matérias-primas respondem por 50 a 60% da composição do perfume. Já a  nota de fundo é o residual, o cheiro que fica após um tempo prolongado de evaporação. Ou seja:  são os chamados fixadores.

As essências podem ser de origem vegetal, como flores, eucalipto ou madeiras como o sândalo.  Podem ser também de origem animal, como o âmbar (que vem do cachalote) e o almiscar (extraído dos veados) ou seus substitutos sintéticos mais ecológicos.

As concentrações variam. Por exemplo: o extrato ou parfum tem entre 15 a 30% de concentração da essência e dura de 12 a 20 horas na pele. É o mais caro.  O eau de parfum tem de 8 a 15% e dura de 6 a 8 horas. O eau de toilette tem entre 4 e 8% e dura de 4 a 6 horas. E a água de colônia tem entre 3 e 5% e permanece  pouco tempo na pele. 


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário