O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Espetáculo teatral aborda preconceitos e conflitos de gerações. E sugere amor para reflexão e cura.

Espetáculo teatral aborda preconceitos e conflitos de gerações. E sugere amor para reflexão e cura.

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 6 de agosto de 2021 | agosto 06, 2021




O espetáculo “A Vela”, escrito por Raphael Gama,  aborda a busca de reconciliação familiar. O pai, professor aposentado, reencontra o filho, uma drag queen, anos depois de romperem relação por não aceitar a orientação sexual do filho. Com direção de Elias Andreato, a montagem traz os atores Herson Capri e Leandro Luna, interpretando pai e filho, respectivamente.

A estreia será no dia 19 de agosto, quinta-feira, às 20h30, no  Palco Instituto Unimed -BH em Casa, com transmissão ao vivo  (confira no final da matéria).

Na trama, o velho professor Gracindo decide se mudar para um asilo, após o falecimento de sua esposa. Ele rompeu relações com o filho há muito tempo, quando descobriu sobre sua orientação sexual,  e o expulsou de casa.





Prestes a se mudar, Gracindo precisa empacotar suas coisas e acaba revirando seu passado,  enquanto a falta de luz o obriga a usar uma vela. Porém, quem chega para ajudar nessa mudança é Cadu, ou melhor, Emma Bovary, seu filho drag queen, que   pretende  fazer as pazes com seu  pai e entender o que fez um homem tão culto agir de forma tão violenta.

Mas  Cadú, ou Emma é categórico: eles têm apenas o tempo da vela acesa se consumir para essa conversa se resolver.  “É uma história contada com delicadeza para que o espectador  se identifique com os personagens. Nosso objetivo é mergulhar numa relação verdadeiramente teatral e humana. O teatro sempre será a arena necessária para debater todas as formas de preconceitos”, explica o diretor Elias Andreato.

Para Leandro Luna, o espetáculo aborda as relações humanas e as feridas familiares com as quais  nos identificamos. “É importante,  nos dias de hoje, discutirmos  as diferenças e estimularmos a tolerância e o respeito ao próximo. Vivemos tempos muito polarizados, onde o conceito de moral e conservadorismo tem alimentado a sociedade com discursos odiosos, segregacionistas. É papel da arte propor o discurso de temáticas que incentivem o respeito entre os indivíduos, principalmente, a partir do ponto de vista da educação familiar.” 

O ator Herson Capri ressalta a atualidade do tema. “A peça discute preconceito, acolhimento e a relação familiar de  forma inteligente e sensível. Convivemos, de uma forma ou outra, com pessoas conservadoras e até negacionistas. Acho que a arte tem o dever de abordar os temas que  afligem a sociedade. Acolher as diferenças é um deles. E negá-las, também é preciso ser discutido.”


 Fotos: Caio Gallucci


Para a construção do texto, o autor Raphael Gama recorreu da percepção da dificuldade em dialogar com sua avó, uma mulher tradicional, com resistência em entender as mudanças na sociedade; e o quanto a incompreensão familiar afetava as escolhas de vida das drag queens em geral. “Convivo com diversos artistas queers de São Paulo. Conheço pessoas que foram expulsas de casa e o fato dessa comunidade seguir sendo tão negligenciada e odiada me levou a abordar o assunto no ambiente familiar e destacar a importância do diálogo como ferramenta de cura”, explica.

A peça é entremeada por trechos de famosos escritores e pensadores, com músicas que definiram gerações,  como Carpenters, Edith Piaf e Dalva de Oliveira. O drama, vivido entre pai e filho, pretende aproximar as questões pertinentes da sociedade contemporânea, colocando o espectador  em contato com temáticas como as relações humanas e os preconceitos instaurados na estrutura social e familiar.

A Vela não é sobre mocinhos e bandidos; é sobre família e amor.  Fala de  conflito de gerações e de identidades e ressalta a importância do diálogo em tempos tão odiosos.  Quando falamos sobre amor falamos sobre reflexão e cura,” conclui Raphael Gama.


Serviço:

Espetáculo on-line A Vela 

Palco Instituto Unimed – BH Em Casa

Estreia dia 19 de agosto (quinta-feira), às 20h30. 

Transmissão ao vivo, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas Gerais (SescemMinasGerais), do Teatro Claro Rio (TeatroClaroRio) e da Pólobh (Polobhprodutora), e pelo Canal 264 da Claro TV.

De 19 agosto a 3 de setembro - Disponível on demand na plataforma Claro.

Ingresso gratuito.

Temporada on-line:
De 22 de outubro a 14 de novembro de 2021 - Sextas e sábados às 20h. Domingos às 19h.

Ingressos: R$ 10,00 (preço popular).

Transmissão: Eventim.


 

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário