O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Amalfi: uma história de paixonite aguda pela moda clássica.

Amalfi: uma história de paixonite aguda pela moda clássica.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 29 de março de 2021 | março 29, 2021



Roupas com o zelo do bem feito e com base na criatividade usável são reveladas nas imagens do concorrido desfile de Amalfi, ocorrido em 2013, no tradicional clube Circulo Italiano San Paolo.




Figura emblemática, amigo leal e sincero, coração maior que o mundo, se vivo fosse, no dia  2 de abril de 2021,  Matteo Amalfi  completaria 88 anos de idade. Italiano de berço,  aos 13 anos transferiu-se, com seus familiares, para São Paulo, onde viveu até sua morte, em 2014.  Influenciado pelo pai, cursou faculdade de economia e trabalhou no escritório da tradicional família Matarazzo, onde passava o tempo desenhando roupas.



 

Contrariando os desígnios da família, ele optou por seguir a carreira de moda.   Quando Clodovil  deixou a butique Signorinella – renomada  casa de costura paulistana nos anos 60-, a dona da empresa amou os desenhos de Amalfi, e logo  o contratou.

 


Ele fazia tudo diferente de seus concorrentes. Enquanto os costureiros contemporâneos seguiam o mote de  "quanto mais pompa, melhor", ele pendia para os itens de  cortes básicos (com predileção por  tailleurs e conjuntos), seguindo a linha clean  e regras da alfaiataria clássica.  Em 1963, ganhou o prêmio Agulha de Platina pela Matarazzo Boussac.  Em 1971 recebeu Medalha de Ouro, outorgada pela Fenit,  pelo melhor desfile do ano.



 

Desenhava ( e muito bem)  respeitando formas, proporções e movimentos. Foi pioneiro no  ensino de desenho de moda no Senac. Paralelamente, desenvolveu  grande expertise na elaboração de uniformes  diferenciados.  Entre as décadas de 80 e 90, vestiu as aeromoças das companhias TAM e Varig e das extintas Vasp e Transbrasil.  Foi sinônimo do luxo da simplicidade bem  feita. 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário