O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Alerta: Animais da Savana Atacam a Moda.

Alerta: Animais da Savana Atacam a Moda.

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021 | fevereiro 05, 2021


Características de regiões de clima tropical, quente e úmido, as  savanas são  biomas de grande importância devido à  abundância de vida que abrigam. Nessas regiões planas – habitat de muitas espécies de animais -  encontram-se vegetação rasteira,  ervas, arbustos, gramíneas e árvores esparsas. A fauna dessas regiões  apresenta  uma diversidade surpreendente, com destaque para espécies de porte avantajado, como  elefante, leão, zebra, hipopótamo e rinoceronte.

No leste da África,  onde fica  maior área e mais conhecida “anhara” (esse o nome local de savana),  os animais  vivem em harmonia, distantes dos seres humanos. 




Para homenagear essa região e alertar para o perigo 
 das devastações ambientais e as espécies em risco de extinção, Guo Pei, estilista  chinesa radicada em Paris, lançou a coleção Savana, cujo tema   são as pastagens africanas, região que  conta com abundante biodiversidade e contribui para o equilíbrio da Terra.


 



As peças apresentam  trabalho artesanal requintado,  transformando pequenos tufos de lã em animais perfeitamente  detalhados por bordados manuais.  Nessa singela  homenagem à savana,  Pei optou por não usar peles de animais, dando preferência  à  Piñatex,  alternativa ao couro feito de folhas de abacaxi.

Alguns animais em particular – como elefantes, chitas, zebras e girafas – ganham espaço especial na nova linha, porque a estilista chinesa  os considera   "os mais enérgicos e poderosos"  na savana.



Pei conseguiu transpor  para as roupas características físicas de alguns bichos: uma  chita foi feltrada e bordada no vestido preto; uma jaqueta apresenta  franja relvada  costurada à mão com uma paisagem de girafas e acácias.

Já  a cabeça de uma zebra,  curvada em torno do pescoço da peça, surpreende quando a  juba listrada espalha-se pelos ombros e pelas costas em 3D;  numa jaqueta cinza enrugada foi esculpido  o rosto de um elefante.  A coleção trabalha ainda efeito  de   caudas  e a escala dos animais - como o vestido que  destaca  duas girafas alcançando o rosto da modelo.



As criações de Guo Pei são reconhecidas  pelo colorido vibrante  e pelos detalhes caprichosos e intrincados. As peças  são confeccionadas à mão e,  em alguns modelos,  os métodos artesanais  podem consumir até 50 mil horas de trabalho.

A estilista ficou mundialmente conhecida após vestir a poderosa  cantora Rihanna para a Gala do Met 2015, com uma verdadeira obra de arte: um traje amarelo esplendoroso, complementado por  longa cauda  imperial de seda bordada.  Dois outros  vestidos de Pei encontram-se expostos no Museu Metropolitano de Nova York.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário