O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Há Pessoas Elegantes e Pessoas Enfeitadas

Há Pessoas Elegantes e Pessoas Enfeitadas

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 10 de março de 2020 | março 10, 2020



Incógnitas da elegância: há quem adote roupas e acessórios caríssimos e nem assim consegue “ficar bem na foto”. Em contrapartida, outros recorrem às peças simples, de preços acessíveis, e mesmo gastando pouco acabam refletindo uma imagem  elegante.

parece pouco,
mas é suficiente

A explicação?  Provavelmente, o chique provém de uma chama interior; é uma qualidade feita de um buquê de certezas e segurança, e que emana de dentro para fora.

correção e apuro

Sendo o  tal do garbo  fundamentalmente baseado em correção e apuro,  incluindo  gestual e atitude diante das pessoas e do mundo, todo cuidado é pouco com os excessos ou empolgações. Primeiro é preciso saber se portar, depois saber se trajar.

Audrey Hepburn


Kenzo Takada, estilista japonês, um dos iniciadores  movimento  da roupa de vanguarda em  Paris, fala com propriedade que “quem se veste muito, pensa que está construindo sua elegância, mas na verdade está destruindo-a, porque dá a impressão que carrega a roupa como um fardo”.

Princesa Caroline de Mônaco

Na verdade, o conceito elegância começa com uma escolha acertada (onde predomina a máxima do “menos é mais”) e transcende os limites do vestuário e acessórios, alcançando o terreno dos gestos, postura,  andar, boas maneiras e comportamento no cotidiano e em momentos sociais.  Resumindo, cada pessoa, diante de um imenso leque de opções, escolhe adotar um modo de viver, que pode ser elegante ou não.

relaxamento não é descontração

Como todo tipo de cultura, a da moda também exige um certo exercício de inteligência. É preciso adotar as novidades com muito critério e bom senso.  

ensinamento de Chanel 

Vale evitar o que não se harmoniza com nosso biótipo ou idade, mesmo que esteja no auge da moda. Convém também fugir das loucuras e excentricidades. Como conselho prioritário, o relaxamento deve ser substituído por uma descontração que tenha classe.

Catherine Deneuve

Mas ter classe não significa se “montar” como se fosse uma árvore de Natal. Com uma visão  futurista fora de série, há décadas e décadas atrás, Machado de Assis já escrevia que “há pessoas elegantes e pessoas enfeitadas”. 

Kate Middleton

O que nos permite concluir que, desde o passado, os exageros nos adornos eram considerados inimigos mortais do bem vestir. Hoje como ontem, quem se produz demais, chama a atenção, mas não comove pelo senso estético. 
(fotos: Pinterest/Lifestyle) 

Deise Sabbag

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário