O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Manifestações, Provocações e Experimentações Roubaram a Cena da Última SPFW

Manifestações, Provocações e Experimentações Roubaram a Cena da Última SPFW

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 22 de outubro de 2019 | outubro 22, 2019




Talvez seja pelo momento político/econômico que atravessamos, mas também pode ser pelo fato que o SPFW foi comprado por uma empresa cujo DNA é o espetáculo e a venda de ingressos para shows. O fato é  que os desfiles do evento  seguiram a linha dos  manifestos, provocações e experimentações com foco no Brasil atual. Como era de se esperar, a moda vendável pouco apareceu, cedendo lugar à vestimenta show.

As marcas  que participaram dessa semana de moda  apresentaram uma mistura   de propostas para o verão, alto verão, festas de final de ano  ou então optaram por expor (antecipar) as linhas do inverno 2020.  A bem da verdade, algumas  falaram a linguagem dos seus clientes multimarcas, outras defenderam o seu próprio ponto de venda,  enquanto que as grifes  iniciantes tentaram encontrar clientes potenciais através do apelo das   midias sociais.


Ellus:  ativismo ambiental

Os manifestos da diversidade, cultura black, umbanda e axé foram elementos constantes nos desfiles, com a finalidade de  atrair a atenção do público consumidor com vários tipos de provocações. A Free Free enalteceu o empoderamento feminino, convidando não modelos, mas  mulheres reais diferentes, desde plus size, deficientes até de terceira idade para desfilar. Em algumas apresentações, a  trilha sonora ecoava e repetia : "sapatão", "sapatão"...


Cavalera:  respeito pelo trans

Para polemizar e, quem sabe, no intuito de chocar almas mais tradicionais e suscetíveis, mulheres beijavam mulheres e homens beijavam homens nas passarelas.  No desfile da Cavalera, o  modelo trans Sam Porto mostrou a cicatriz de retirada do busto. Teve também o Seu Jorge clamando a favor da cultura black, enquanto um  outro estilista, cujo nome prefiro não revelar, defendeu os rappers na passarela.  Mas a ação hors concours, no encerramento do SPFW,  ficou para certa marca que houve por bem distribuir  arruda e sal grosso  (xô olho gordo e azar) para os convidados.

Axê, axê.......a busca das raízes brasileiras ganhou destaque  no Pavilhão da Cultura Brasileira, no Parque  Ibirapuera, ambiente meio rude,  mas forrado  com os indefectíveis  tapetes vermelhos, o que ajudou a compor a atmosfera "brazilian cool". Abraçando esse estilo,  um  estilista  calçou os pés de  todos os modelos com havaianas e rasteiras....  Chique nos “úrtimos”...


Terceira idade representada no desfile da Free Free


Algumas marcas  requintadas  preferiram apresentar seus   desfiles fora do Ibirapuera. Vender já o alto verão/festas ou comercializar  o próximo inverno foi uma decisão pessoal  de cada empresa. Na dúvida, a  maioria misturou “estações”  nas passarelas.



Não poderia deixar de mencionar aquele  estilista teatral, cliente tradicional do SPFW, que interessadamente  fez um desfile experimental, que  foi a tônica do Projeto Estufa, bancado e apoiado por entidades interessadas em alavancar novas "startups" no mercado.



Enfim, nesta edição, percebi que a moda vendável foi embrulhada na moda-experimental.


Texto de Diaulas Novaes, editor de O Mapa da Moda

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário