O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Fé na Padroeira do Brasil Vira Tema de Moda

Fé na Padroeira do Brasil Vira Tema de Moda

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 10 de julho de 2019 | julho 10, 2019



Rober Dognani tem voz original no mercado da moda. Esse estilista  não teme correr riscos, e assim faz o que quer e o que gosta,  perseguindo firme  seu propósito  de inspirar pessoas. Algum crítico faz “biquinho ao ver  suas criações inconvencionais?   Ele não está nem aí.


No intuito de criar algo que toque as pessoas, sua coleção para o verão 2020, recém apresentada na Casa de Criadores, faz um culto à  Padroeira do Brasil.

O designer  pesquisou e trabalhou meses a fio para compor o desfile mais aplaudido do evento, onde conta,  com certa  maestria,  a história e homenageia  Nossa Senhora de Aparecida, de quem é devoto desde sempre.



Na infância, ele conta que  foi curado de  um problema de visão e, cumprindo  promessa feita por sua mãe,  visita anualmente a  Catedral de Aparecida do Norte para agradecer a graça recebida.
Ter Fé É Um Luxo!
A nova e comentadíssima coleção fala um pouco de sua fé fortalecida a cada novo problema que enfrentou na vida. “É um verdadeiro luxo ter  fé.  Sei que esse é o  dom  de  muitos brasileiros. Assim, busquei  transformar esse tema religioso em roupas, narrativa e desfile inspirador”, revela.
A apresentação   começa com os três pescadores negros que encontraram a imagem da santa, em 1717,  vestindo roupas de linho. Em seguida, ocupam o espaço da passarela capas e vestidos bastante volumosos que exibem estampas de peixes, primeiro milagre atribuído à santa.  Logo depois foram apresentados  looks representando os incansáveis  romeiros.
Mochilas enormes, capas de chuva e tecidos reflexivos,  em tons esmaecidos,  ganham destaque  nesse visual nômade. “Aqui é onde mostro minha moda mais comercial”, explica Rober.


Encerrando esse bloco, o performer Loïc Koutana representou esse viajante andarilho, que carrega em suas costas crucifixos, malas, bandeiras e até  violões.

Ao final, a  imagem do modelo na passarela envergando o manto de Nossa Senhora da Aparecida, ao som da música Romaria, emociona a plateia. Os principais personagens dessa narrativa são negros, já que – especula-se - a padroeira do Brasil também seria negra.
Conclusão: as propostas Roberianas podem não ser tão comerciais, mas sem dúvida significam  uma benção especial para os olhos de crédulos e incrédulos.  @roberdognani
Deise Sabbag

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário