O suceso
do encontro foi coroado com a presença
do estilista francês François
Girbaud, que participou pela primeira vez de um
evento jeanswear no Brasil. Criador, em
parceria com sua esposa Marithé Bachelard, do stone
washed - método de beneficiamento que ajudou a popularizar o uso do jeans lavado - e colaborador no desenvolvimento de metodologias
de acabamentos sustentáveis, como laser e ozônio, esse profissional influenciou
fortemente a história do denim.
Girbaud, que
compareceu exibindo um look despojado, com direito a havianas nos pés, proferiu
a palestra “A importância da marca Marithé + François
Girbaud para a moda jeanswear atual”, onde discorreu sobre a
trajetória da icônica marca francesa, fundada em 1969 e
ativa e influenciadora até os dias de hoje. O estilista também participou do workshop “Estrutura
do Denim”, com Priscila Locatelli, sugerindo caminhos para desenvolver produtos jeanswear
alinhando estulo e ecologia.
Revolucionando
o Segmento
Antes
de François Girbaud e sua esposa, o jeans chegava ao consumidor
final sem lavagem alguma, além de ser enrijecido por goma, causando
desconforto. Após o casal francês
colocar pedra-pomes na máquina de lavar, o índigo nunca mais foi o mesmo,
iniciando a era das lavanderias industriais e proporcionando, para os fiéis usuários, várias opções de tons de azul, jeans escuros e claros, além de maciez e
comodidade.
O casal visionário também brindou o segmento jeanswear com diversas inovações na
modelagem. “Em 1977, expandimos, para o
desenho e a modelagem, nossa vocação
para o ineditismo. Lançamos, por
exemplo, a primeira calça denim com
modelagem baggy da história da moda. Nos
anos 80 criamos o modelo Pedal Push, com o diferencial do bolso faca embutido no recorte princesa, batizado como x-pocket”, revelou Girbaud.
Seguindo na linha de criatividade e originalidade, o afinado par
comercial lançou o estilo "African Cut", de visual bem despojado (quase relaxado),
colaborando assim na construção da identidade
do hip hop na moda. “Já em 1985, exploramos diferentes parâmetros para a altura do cós: abaixo dos
braços, suspensos ou completamente relaxados revelando pela
primeira vez o underwear como composição do look”, relembrou o estilista.
Dessa forma, a posição da "mão no bolso" do jeans foi alterada, implicando em diferentes códigos de atitude. E o casal seguiu sugerindo novas formas de vestir o jeans. "Em 1988, lançamos o fit 360' sailor, onde os quatro lados do jeans assumiam o look de vista frontal e que podia ser vestido de duas formas: frente ou costas", relembrou o criador.
Dessa forma, a posição da "mão no bolso" do jeans foi alterada, implicando em diferentes códigos de atitude. E o casal seguiu sugerindo novas formas de vestir o jeans. "Em 1988, lançamos o fit 360' sailor, onde os quatro lados do jeans assumiam o look de vista frontal e que podia ser vestido de duas formas: frente ou costas", relembrou o criador.
De Olho
na Sustentablidade
Com o tempo, Girbaud entendeu que precisava apresentar soluções para a moda jeans de forma mais precupada com o meio ambiente. Ele e a
mulher tomaram como desafio pessoal reverter o viés poluente do setor. “Fizemos
parcerias com lavanderias, indústrias químicas e tecelagens. A partir daí surgiram
novas técnicas, como o laser e
ozônio. Palestras, envolvimento e apologia para um rumo mais sustentável,
sempre respaldadas por inovações tecnológicas, continuaram marcando nosso
trabalho. A associação do designer com tecelagens de vanguarda contribuiu para
a transformação do denim reciclado, tecnológico e funcional em tendência”, expôs
o francês.
François Girbaud
encerrou as atividades de suas lojas em Paris, por causa da concorrência do
comércio on line, que obrigou muitas grifes europeias a investir na venda de
bolsas e acessórios. Fincou residência em Los Angeles, e passou a viajar o mundo para participar de
eventos e discussões internacionais sobre a necessidade
de reutilizar insumos na indústria denim e o desejo permanente de consumo.
Segundo ele - reconhecido
mundialmente como introdutor de métodos
de acabamentos sustentáveis - “a
sustentabilidade será, cada vez mais,
protagonista nas escolhas de produtos das novas gerações. Daí a necessidade de conciliar reciclagem de
tecidos e o hábito dos consumidores que
com certeza continuarão apegados às novidades”, comentou.
Mais informações: www.denimmeeting.com.br
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