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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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François Girbaud revolucionou o mercado de jeans, sem ignorar a premência da sustentabilidade

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 28 de março de 2019 | março 28, 2019



 Público bastante interessado compareceu ao   Denim Meeting 2019 – São Paulo, que teve lugar nos dias 26 e 27 de março, no Expo Center Norte. Foi a grande oportunidade para que profissionais da área de jeanswear conferissem  as novidades e  a exposição de peças conceituais desse fervilhante mercado e participassem de  workshops e palestras.

O suceso do encontro foi coroado com  a presença do  estilista francês François Girbaud,  que participou pela primeira vez de um evento jeanswear no Brasil.  Criador, em parceria com sua esposa Marithé Bachelard, do stone washed - método de beneficiamento que ajudou a  popularizar o uso do jeans lavado -  e colaborador no desenvolvimento de metodologias de acabamentos sustentáveis, como laser e ozônio, esse profissional influenciou fortemente  a história do denim. 
 
girbaud- foto diaulas novaes

Girbaud, que compareceu exibindo um look despojado, com direito a havianas nos pés,  proferiu a palestra “A importância da marca Marithé + François Girbaud para a moda jeanswear atual”, onde discorreu sobre   a trajetória da icônica marca francesa, fundada em 1969 e ativa e influenciadora até os dias de hoje. O estilista também participou  do workshop “Estrutura do Denim”, com Priscila Locatelli, sugerindo  caminhos para desenvolver produtos jeanswear alinhando estulo e ecologia.  

Revolucionando o Segmento


Antes de François Girbaud  e sua esposa, o jeans chegava ao consumidor final sem lavagem alguma, além de ser enrijecido por goma, causando desconforto.  Após o casal francês colocar pedra-pomes na máquina de lavar, o índigo nunca mais foi o mesmo, iniciando a era das lavanderias industriais e proporcionando,  para os fiéis  usuários,  várias opções de tons de azul,  jeans escuros e claros, além de maciez e comodidade.
 

O casal visionário também brindou o segmento jeanswear com diversas inovações na modelagem. “Em 1977,  expandimos, para o desenho e a modelagem,  nossa vocação para o ineditismo.  Lançamos, por exemplo, a primeira calça denim  com modelagem baggy da história da moda.  Nos anos 80 criamos o modelo Pedal Push, com o diferencial  do bolso faca embutido no recorte princesa,  batizado como  x-pocket”, revelou Girbaud.


Seguindo na linha de criatividade e originalidade, o afinado par comercial  lançou o estilo "African Cut", de  visual bem despojado (quase relaxado), colaborando assim  na construção da identidade do hip hop na moda. “Já em 1985, exploramos diferentes parâmetros para  a altura do cós: abaixo dos   braços, suspensos ou completamente relaxados revelando pela primeira vez o underwear como composição do look”, relembrou o estilista.

Dessa forma, a posição da "mão no bolso" do jeans foi alterada, implicando em diferentes códigos de atitude. E o casal seguiu sugerindo novas formas de vestir o jeans. "Em 1988, lançamos o fit 360' sailor, onde os quatro lados do jeans assumiam o look de vista frontal e que podia ser vestido de duas formas: frente ou costas", relembrou o criador.


De Olho na Sustentablidade


Com o tempo, Girbaud  entendeu que precisava apresentar soluções para  a moda jeans de forma  mais precupada com o meio ambiente. Ele e a mulher tomaram como desafio pessoal reverter o viés poluente do setor. “Fizemos parcerias com lavanderias, indústrias químicas e tecelagens. A partir daí surgiram   novas técnicas, como o laser e ozônio. Palestras, envolvimento e apologia para um rumo mais sustentável, sempre respaldadas por inovações tecnológicas, continuaram marcando nosso trabalho. A associação do designer com tecelagens de vanguarda contribuiu para a transformação do denim reciclado, tecnológico e funcional em tendência”, expôs o francês.

François Girbaud encerrou as atividades de suas lojas em Paris, por causa da concorrência do comércio on line, que obrigou muitas grifes europeias a investir na venda de bolsas e acessórios. Fincou residência  em Los Angeles,  e passou a viajar o mundo para participar de eventos e  discussões internacionais sobre a necessidade de reutilizar insumos na indústria denim e o desejo permanente de consumo.

Segundo ele -  reconhecido mundialmente como introdutor    de   métodos de acabamentos sustentáveis -   “a sustentabilidade será, cada vez mais,  protagonista nas escolhas de produtos das novas gerações.   Daí  a necessidade de conciliar reciclagem de tecidos e o hábito dos consumidores  que com certeza  continuarão  apegados às novidades”, comentou.
Mais informações: 
www.denimmeeting.com.br




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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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