O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » , » Este salão é imperdível porque inspira o universo da moda

Este salão é imperdível porque inspira o universo da moda

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 | janeiro 18, 2019



Única Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, o Inspiramais recebeu profissionais de todo o Brasil e da América Latina, Estados Unidos, países da Europa e Ásia, interessados por inovação e pela implementação de novos processos de criação sustentável para o desenvolvimento de roupas, calçados, acessórios, móveis e joias. Produtos estes que, que a partir de 2020, estarão nas vitrines, próximos ao consumidor final.

A última edição do salão aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno (SP). O estilista e designer Walter Rodrigues participou como coordenador do núcleo de Design da Assintecal, onde coordena uma equipe de 23 designers e consultores de moda envolvidos em oito projetos dentro do Inspiramais. “A intenção é unificar toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indústria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional”, esclarece Rodrigues.

Novidades
Entre os lançamentos inovadores está um modelo de tênis after skate, produzido em poliamida biodegradável da Rhodia e amnibrasil, desenvolvido pela Mary Jane – primeira marca brasileira de tênis de skate. A poliamida biodegradável já está presente também em algumas marcas de biquínis e bolsas brasileiras e é revolucionária no processo ecofriendly de produção e consumo.
Outra novidade é o biotecido Texticel, desenvolvido a partir do cultivo de bactérias. Produzido pela indústria carioca Biotecam esse material ecológico utiliza nutrientes sustentáveis, possui uma pegada hídrica baixíssima e é totalmente biodegradável e compostável. Visualmente e no tato, possui propriedades semelhantes a um couro. Atualmente, a Biotecam produz o Texticel em folhas com dimensões próximas a 50 x 30 cm, um volume de produção de 24 folhas por mês com uma perspectiva de aumento significativo de escala produtiva para o primeiro semestre de 2019.

Já no segmento de couros, a Rhoma Pelles, especialista em peles de mestiço apresentou pela primeira vez no Inspiramais os couros perfurados, produzidos com novo maquinário. Márcio Hartmann, diretor comercial da empresa, explica que esse equipamento pode produzir padrões perfurados de todas as formas com agilidade e precisão. O resultado são peles com grande apuro estético e aspecto inovador, dividindo atenções com desenvolvimentos navalhados, com estampas animal print e neon, desenvolvidas pelo estilista Renato Pico. Informações: www.inspiramais.com.br


Cipatex




A Cipatex apresentou sua coleção verão 2020 em laminados para calçados femininos, masculinos e esportivos. Uma certeza: os metalizados invadem as próximas estações, seja em versões espelhadas ou de efeito matte.




O New Transfer, por exemplo, é um laminado desenvolvido com tecnologia e inovação para atender a indústria da moda, calçados e acessórios. Com alta resistência, o produto permite a gravação de diferentes relevos, além de garantir luminosidade e cores diferenciadas. Esse laminado aceita as mais diferentes tonalidades, fugindo dos tradicionais ouro, prata e bronze.



Outra novidade de impacto na linha feminina é o conceito animal print, com padronagens de efeitos de cobras a onças, e cores diferenciadas, inclusive em carmim e mint. Informações: https://www.cipatex.com.br/


Britânnia Têxtil




Expositora e patrocinadora do Inspiramais 2020, a Britânnia Têxtil mostrou no evento que a harmonia das matérias-primas é o ponto de partida para a criação dos acessórios da temporada. Há propostas com brilho em contraponto a uma vertente mais natural, com ares artesanais.

A nova coleção abusa das texturas, das listras, do metalizado, do aspecto jeans, do colorido oriental, dos acessórios espelhados, das fitas étnicas e dos pingentes multicoloridos com guizos e contas metalizadas. Os lançamentos são divididos em cinco temas:


Luz da Manhã: Tema solar, com inspiração nas cores, no frescor e na leveza de um despertar. Destaca fitas drapeadas com brilho evidenciando a transparência e a energia, renda, laços e fitas metalizadas.

Impressionismo: Remete a um estilo de vida leve, com cores botânicas: azuis, verdes e lavanda. Inspiração nos jardins de Monet, com uma pegada floral e forte influência aquática, do reflexo das águas. Fitas jeans, tressê com aspecto jeans e delicadas fitas e flores de organza traduzem a singularidade do tema.

Magia do Deserto: Toda a tradição do Oriente Médio unida à modernidade, com tons terrosos, laranjas e naturais em fascinantes contrastes. Aqui os pontos altos são fitas e laços naturais, com toque handmade; fitas étnicas, fitas de crochê franjadas, pingentes em tons naturais, fitas elásticas de crochê e cordões.

Côte D'Azur: Proposta que remete ao exclusivo, ao resort luxuoso tropical. Inclui fitas e laços de gorgorão listrados e elásticos listrados com fio metalizado em diferenciadas combinações de cores.

Shiva: tema alegre, jovial e sofisticado, que possibilita inúmeras alternativas de criação. São pingentes multicoloridos com guizos e contas metalizadas, aplicações espelhadas, pingentes de pompons com franjas e medalhas. Informações: www.britannia.ind.br

Conexão Inspira Mais
Coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, o estudo das inspirações e referências de moda ofereceu às empresas orientação para criar e desenvolver materiais inovadores em design e tecnologia para o verão 2020.


Realizado pela Assintecal, Abit, CICB e Sebrae, os resultados são novidades para a moda, com foco em nichos de mercado e maior assertividade comercial para toda a indústria. Apresentado em formato de exposição, o amplo estudo traz produtos elaborados através das referências e cartela de cores da temporada.
Metodologia da Pirâmide: assertividade nos negócios

Todo o estudo é com base na criação da figura de uma pirâmide, que representa os 100% do mercado de moda. Dividida em três estágios que, juntos, vão atender a diferentes necessidades e desejos, facilitando a compreensão de quem é e como se comporta o consumidor.

“A moda move-se cada vez mais rápido, e precisamos planejar e criar produtos com velocidade e foco, sem perder de vista o desejo do consumidor, a informação de moda e os novos nichos de mercado. Com isso, podemos diminuir a margem de erro e, consequentemente, aumentar os lucros”, explica Walter Rodrigues.

Os 10% são o início de todo o processo, e representam o nascimento das ideias, com base em pesquisa direcionada que determina objetivos e sistematiza a inovação e a experimentação. Surgem produtos que se tornam desejos de consumo para as pessoas com muita informação de moda e só se interessem por produtos diferentes e também produtos criados exclusivamente para nichos de consumo ligados à música e ao esporte, servindo de referência para lançamentos futuros.




Os 30% são resultado do estudo do ranking de aceitação dos produtos propostos nos 10%. Com base nesses resultados, a criação é alinhada com os processos industriais. Aqui há uma adequação de modelagem e fabricação para uma ficha técnica definitiva, para a busca da matéria-prima mais competitiva, do fornecedor mais confiável do mercado e para a planificação da distribuição. Neste ponto, o produto incorpora a informação de cores, texturas, acabamentos e estampas prevista nas tendências de moda, preparando-se para a grande produção e venda no mercado.

Os 60% estabelecem um momento de produção rápida e lucrativa, tendo em vista a experimentação, nos 10%, e o processamento, nos 30%. As etapas anteriores fornecem ferramentas que facilitam a aceitação e o sucesso comercial dos lançamentos no mercado. Os produtos, que são a referência da empresa, precisam ser constantemente atualizados através da avaliação do ranking, implementando venda de novos itens que substituem os artigos sem apelo de mercado.
SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário