A criação de uma coleção tem como ponto de partida a escolha da matéria-prima. Graças ao seu
caimento, colorido ou estampa, o tecido vai direcionar o design de moda. Daí a
importância da FebraTêxtil – Feira
Brasil Têxtil 2018, realizada no final
de outubro, na capital paulista. O evento confirmou as forças do inverno 2019 e revelou
com antecedência inspirações e tendências para a primavera-verão 2020.
A exposição destacou a presença
de expositores nacionais e internacionais e recebeu visitação qualificada. Nesta edição, os organizadores investiram na realização simultânea e gratuita do Fórum FebraTêxtil, cuja programação
visou proporcionar conhecimento sobre tecnologia e tendências.
Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM|Febratex Group,
promotor e organizador da FebraTêxtil, lembra que sentiu no ar a importância e a grandeza
de uma feira têxtil . “A movimentação dos visitantes gerou, além de negócios,inúmeros
contatos que deverão viabilizar vendas em curto prazo. Nosso objetivo é que São Paulo volte a sediar um evento forte
focado nos confeccionistas, estilistas e
demais profissionais de moda,
representando toda a cadeia de valor do setor, propiciando um ambiente de
negócios e de troca de informações”, pondera.
Novidades
A Digitale
Têxtil expôs
tecidos inovadores e com as tecnologias supermicrofibra, proteção UV 50+,
microcápsulas de aloe vera, que hidratam
a pele, tratamento antibacteriano e elastano com resistência ao cloro. A
nova coleção prioriza estampas
localizadas com mesclas e cores lisas.
A Hudtelfa apresentou sua coleção de
denins superleves para moda feminina e masculina. O índigo 100% viscose também
ganha espaço, com caimento perfeito e toque macio. Sempre reconhecida pelos
tecidos para camisaria masculina, a empresa vem trabalhando pela expansão de
sua coleção Femme.
Tweeds
e malhas são os produtos exclusivos que a importadora Ima Têxtil sugere para o
inverno 2019. Por sua vez, a Jolitex mostrou novidades atraentes em denim através de peças desenvolvidas
especialmente para a feira.
Antecipando
as tendências para a primavera-verão 2020, a Kipas Denim
apresentou denins e tecidos coloridos. Para quem não sabe, a Luisa Brax, importadora
de tecidos estampados, também possui estamparia exclusiva, desenvolvida por uma
equipe que atua na pesquisa e criação. A coleção é composta por tecidos 100%
direcionados à moda feminina, em composições de viscose, tecidos de poliéster e
de poliamida (para moda praia).
Empresa reconhecida pela produção de flanelas e brins, lisos e estampados, a
São-Joanense apresentou na
feira sua Coleção Kargo Verão 2019. Já a Texneo expôs seu
mostruário recheado de novidades em malhas
direcionadas para os segmentos
sportswear, beachwear e underwear.
Um amplo portfólio de estampas foi apresentado pela Vicunha. São mais de 190 artigos em interpretações originais de clássicos - como camuflados, xadrezes, listrados, grafismos abstratos, animal prints e florais - e as novidades da coleção SS20. Algumas novidades expostas foram assinadas por conceituados estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch, Isaac Silva, Carol Funke e Maison Revolta.
A Vicunha também apresentou ao mercado sua nova plataforma de
estampas, o App VSpace, um catálogo
digital que permite que o usuário navegue pelos diferentes prints da fabricante
em tecnologia 3D, com simulador desenhado, para facilitar a visualização das
estampas em diferentes shapes, otimizando o processo de criação das coleções.
Programação Simultânea
A programação simultânea do evento
contou com atrações como o Innovation
Talks Tendere, Brasil Fashion Trendy e conteúdo que
antecipa as tendências da moda para as próximas estações. A mostra contou ainda com talks realizados
pela NILIT, especializada na
produção de fios de Nylon 6.6,
que apresentou seu amplo portfólio de
produtos de moda, além de performance com os estilistas Alexandre Herchcovitch
e Glória Coelho e com Eduardo Buck,
diretor comercial da Lectra.
A Consultoria de Moda GFT
- Glam Fashion Team, que reuniu Paulo Spazzapan, Robi Spatti e Augusto Rezende, apresentou desfiles de jeanswear nos três dias do evento.
A GFT também assinou os Painéis da Exposição “Fenit - Uma história pra contar”, que
homenageou a trajetória do empresário e pioneiro de todas as feiras brasileiras
Caio Alcântara Machado.
A próxima edição da feira já tem data
marcada: será de 29 a 31 de
outubro de 2019, no Pro Magno Eventos. Mais informações: www.febratextil.com.br
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