O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Nesta mostra incomum o analógico vence o digital

Nesta mostra incomum o analógico vence o digital

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 13 de novembro de 2018 | novembro 13, 2018



Uma exposição, que foge totalmente do convencional,  reúne 13 artistas nacionais e internacionais que usam aparatos tecnológicos e objetos para desenvolver engenhocas e propor novas possibilidades de aproveitamento de materiais. A exibição, que  já passou pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, agora chega em São Paulo.


Traquitanas, invenções, improvisos, subversão das funções dos objetos. Obras incomuns de artistas-inventores compõem a mostra Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano, sediada  no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Carmo e que tem a  curadoria de Fred Paulino.


A abertura da exposição conta com a performance Corpo Utópico, do cineasta Neville D’Almeida, em parceria com sua filha Sophia S.A. e com a artista mineira Juliana Porfírio. Trata-se de  uma intervenção espacial, audiovisual, interativa e sensorial. Com trilha sonora, conta com projeções digital e laser, realizada a partir de uma vestimenta eletrônica que é  munida por uma câmera e um monitor, que filma e reproduz as pessoas e as situações ao redor.

Na mostra, 13 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização em vez do consumo, e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas.


Os participantes  vão dos veteranos suíços Peter Fischli e David Weiss, passando pela mexicana Azucena Losana, os consagrados Guto Lacaz e Abraham Palatnik, ao lado de Coletivo Armatoste, Daniel Herthel, Ganso, Juliana Porfírio e Neville d´Almeida, Milton Marques, Motta/Lima, Paulo Nenflídio, Sara Lana e Zaven Paré.
“Tenho interesse em investigar a relação dos artistas com a criação de aparatos técnicos, com uma proposta de arte eletrônica que tenha a marca do improviso, da precariedade, do despojamento e do reuso de materiais”, enfoca Fred.


Fred Paulino é designer e idealizador do conceito de Gambiologia (“ciência da gambiarra”).  Maquinações reflete sobre a criação e operação de máquinas por artistas que são inventores de engenhocas e atuam na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e vida. São criadores que transformam seus ateliês em oficinas, suas oficinas em laboratórios, seus laboratórios em extensão da vida.
“Ousamos realizar uma exposição de arte e tecnologia que não conta com nenhum computador na galeria. Independentemente da mídia utilizada,  me  interessa é que a  arte  seja sensível, esteticamente propositiva e, mesmo assim, suscite questões políticas, tecnológicas e sociais”, explica o curador.



Serviço:
Maquinações
Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano
22 de novembro, das 19h às 20h30
23 de novembro a 14 de fevereiro de 2019,
segundas a sextas, das 9h30 às 19h30
Espaço de Tecnologias e Artes
SESC Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro
De segunda a sexta, das 9h às 20h.
Tel.: (11) 3111-7000


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário