O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Desejo escapista envolve a trama da peça Refugio

Desejo escapista envolve a trama da peça Refugio

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 19 de setembro de 2018 | setembro 19, 2018



O espetáculo Pousada Refúgio tem a temporada prorrogada até 20 de novembro,  no teatro Vivo. A peça está indicada ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em duas categorias: Melhor Dramaturgia e  Melhor Ator (Mauricio de Barros) e, ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria Melhor Autor.

Com direção de Pedro Granato e texto de Leonardo Cortez, o elenco traz Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Maurício de Barros e Tatiana Thomé, além do próprio Cortez, autor da peça.

A trama apresenta dois casais que desejam construir um recanto no meio da natureza para fugir de suas  crises. Durante um jantar para festejar a maquete da Pousada Refúgio,  uma série de verdades sobre aquelas relações deterioradas ficam mais evidentes à medida que os convidados consomem bebidas alcoólicas.

A maquete representa o depósito de todos os sonhos dos casais. “Em um apartamento de classe média, focado em eletrodomésticos, adega, varanda gourmet, temos ali no centro um pedacinho de paraíso, cheio de verde, de coisas rústicas.  A ideia é trazer para a peça o contraste entre o que as pessoas idealizam e sonham com o que é a vida delas”, explica Granato.

fotos: ana alexandrino

Realidade Brasileira

As principais referências para a encenação são a própria realidade do Brasil e as pessoas com as quais o espectador convive no dia a dia. “Falamos da classe média, dos amigos desempregados ou  que têm filhos e veem o casamento entrar em crise, da frustração profissional, do desânimo provocado pelas crises econômica e política. O interessante é sair do universo do teatro, que só revisita textos clássicos, para falar sobre como as pessoas vivem hoje no país”, diz.

Esse desejo escapista, ainda segundo o diretor, revela uma dificuldade das pessoas para encarar seus problemas de frente. “Um traço de personalidade do Brasil é a baixa autoestima, a ideia de que o país nunca vai dar certo. Alternamos entre o país do futuro e o país do eterno passado; raramente é do presente”, esclarece.

A cenografia e o figurino adotam,  como referência estética,  a moda hipster de roupa, de restaurantes, de comida natural. “As pessoas querem ser orgânicas em uma cidade extremamente poluída. Quanto queremos nos enganar de que temos uma vida sustentável em uma estrutura insustentável? O texto discute  exatamente isso”, finaliza.

Pousada Refúgio
Temporadaaté 20 de novembro - Terças-feiras, às 20h.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
Ingressos: R$40.
Teatro Vivo – Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro.
Tel.: (11) 3279-1520.  

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário