O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Novidades Agitam Mercado da Gastronomia

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 6 de julho de 2018 | julho 06, 2018


Deliciosas novidades agitam o mercado gastronômico.  São  sugestões próprias para enfrentar os dias mais frios com mais disposição e saúde. 

Vinho na Vila



A edição comemorativa do Vinho na Vila, acontece  nos dias 4 e 5 de agosto, no Museu da Casa Brasileira (MCB), localizado no Jardim Paulistano. Larissa Fin, idealizadora do evento, lembra que os visitantes  poderão degustar queijos e gins genuinamente brasileiros, além de mais de 200 rótulos de vinhos nacionais, em sua maioria premiados.

Para  diversão dos participantes, a organização preparou a "Pisa na Uva", experiência que revive a técnica artesanal europeia de produção de vinhos. Intervenções artísticas, oficina para crianças, aulas de drinks com gin, a feira enocriativa que reúne cerca de 24 expositores de design, moda, arte e gastronomia são outras opções, além da oportunidade de comprar produtos direto dos produtores com preços especiais.

 " Nesta edição teremos mais de 18 vinícolas, 200 rótulos, e a novidade fica para a introdução da degustação de queijos, gins e produtos da Tartuferia San Paolo, que foram inseridos dentro do pacote de degustação sem o aumento do valor do ingresso", destaca Larissa.

As marcas de gin made in Brasil são a Beg for Gin, de Campinas (SP) e o Gin Amázzoni, do Rio de Janeiro (RJ), esta última será apresentada pela Apothek Drinks. Ambas  darão aulas de  drinks para os visitantes. As vinícolas da edição são de Minas Gerais, Paraná, Serra Gaúcha, São Paulo e Santa Catariana. A taça especial,  inclusa no valor do ingresso,  é de cristal da marca Bohemia. www.vinhonavila.com.br


Fast-food Saudável


Em uma era na qual o tempo parece ser um dos bens mais escassos,
 o senso de urgência leva alguns  consumidores a fazer  escolhas
 ruins na tentativa de economizar alguns minutos. E isso inclui a
alimentação.

Segundo a pesquisa "Barreiras para uma Vida Saudável" realizada
 pelo Ibope, 80% das pessoas não têm uma alimentação regrada —
 mas 95% desse percentual  estão dispostas a mudar pequenos
 hábitos em busca de uma vida mais  saudável.
Impulsionada pela demanda desse público, que busca alternativas de
 refeições balanceadas, a rede de franquias especializada em salada
 por quilo, Green Station, cresce cada vez mais no Brasil, chegando à
 marca de 40 unidades. E em sua nova campanha a empresa 
provoca o público: de que adianta uma refeição rápida, que
 economiza tempo, mas que não agrega nenhum valor à qualidade
 de vida do cliente.

Com o slogan "Não basta ser fast-food, tem que ser saudável", a
campanha foi criada pela agência capixaba Whoopee e engloba
anúncios em outdoors distribuídos em algumas regiões.



Sorvete  com Paçoca 


 A Chiquinho Sorvetes, rede de franquias com mais de 450 unidades espalhadas pelo país, lançou uma linha de produtos em parceria com a Paçoquita, da empresa Santa Helena. Dessa forma,  o Shake Mix, o Novo Mix e o Milk-Shake ganham versões  de dar água na boca com a paçoca mais conhecida do Brasil. As novidades serão vendidas por tempo limitado.

"Elaboramos produtos que unem o melhor das duas marcas e com  grande potencial para se tornarem um sucesso", destaca Antônio Câmara, responsável pelo marketing da ChiquinhoSorvetes.

O diretor de marketing da Santa Helena, Renato Feliz, lembra  que a marca leva o melhor do amendoim para todo o território nacional há mais de 75 anos .   “Essa parceria oferece aos consumidores uma experiência diferenciada do sorvete com a Paçoquita,  reconhecida pelos brasileiros como sinônimo de sabor e qualidade".

Mais informações: www.chiquinho.com.br


 www.santahelena.com

Inverno no Shopping Cidade Jardim

prato da braz trattoria
Os dias mais frios do inverno  são especiais para desfrutar da vista incrível do rooftop do Shopping Cidade Jardim. Imagina ainda se estiver enrolado em uma manta exclusiva? Pois numa ação solidária entre o shopping e a Trousseau, as mantas já estão disponíveis para o público. Depois de usadas, serão higienizadas e doadas ao GRAAC.

Para garantir que a experiência seja completa, alguns restaurantes também prepararam um cardápio exclusivo para a estação. É possível se deliciar com os pratos quentes e reconfortantes da Bráz Trattoria, que conta inclusive com opção vegana como o Ravioli di Zucca. Outra opção é se aquecer com um fondue de queijo, que é servido nesta época do ano pelo Parigi Bistrot e Le Pain Quotidien, As sopas e chocolate quente da Pati Piva também são outra escolha.Mais informações: www.shoppingcidadejardim.com

Cozinha Funcional para Crianças



Famosa pelas receitas gostosas e saudáveis, a chef Lidiane Barbosa está à frente da vivência com bem-estar por meio da comida. Há mais de oito anos faz orientações para a melhor educação alimentar pessoal e especialmente das crianças, tudo com criatividade e resgate do sabor.  

Consultora em gastronomia funcional, ela  é um dos destaques da programação da Gluten Free Brasil 2018 - o maior Congresso e Feira do segmento na América Latina, que  recebe profissionais da saúde, nutricionistas e médicos focados em ampliar conhecimentos sobre a Doença Celíaca e as DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), em São Paulo.


No encontro do sábado, dia 14 de julho, com o tema "Cozinha funcional descomplicada para crianças: plantando para o futuro", Lidiane Barbosa vai além das receitas de pratos deliciosos e nutritivos, demonstrando como o envolvimento de pais e da escola agem para o benefício das crianças (tanto fisicamente, emocionalmente e socialmente). Local: Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 – 4º Andar – Consolação; www.glutenfreebrasil.com

Chocolate Quente



Para os dias mais frios,  o chocolate quente  cremoso  ajuda a aquecer, além de proporcionar sensação de prazer. Pensando nisso, o  espaço gastronômico Da Vittoria lançou o chocolate quente especial da casa, que leva na receita: Leite, Cacao, Calda de Chocolate, Chantilly e Farofa de Paçoca.  A novidade pode ser servida fria ou quente, dependendo da escolha do cliente, e sai por R$ 9,90. O espaço  fica na R. Dr. Cândido Mota Filho, 660 - Cidade São Francisco, São Paulo - SP. www.davittoria.com.br



Alimentação no Inverno




Na temporada de frio, há um aumento do apetite e a consequente procura por alimentos mais calóricos. Além disso, a prática de atividades físicas também costuma diminuir consideravelmente. Como lembra  Nina Camargo, nutricionista da Clínica Dr. Newton Roldão, no inverno  o nosso organismo busca manter a sua temperatura – entre 36ºC e 37,5ºC – e, para isso, o metabolismo fica acelerado, queimando mais calorias para, consequentemente, produzir mais calor, podendo aumentar a necessidade calórica do nosso corpo.

 "Mas é importante estar atento a o que comer e evitar os exageros alimentares que, aliados à diminuição de atividades físicas, costumam levar ao ganho de peso em excesso. Deve-se priorizar uma dieta equilibrada, com qualidade nutricional e na quantidade adequada para o gasto de energia necessário", diz.

“Com a diminuição da temperatura, o consumo de saladas geralmente diminui, porém, a nutricionista destaca a importância das verduras e legumes nesta época do ano e sugere alternativas como verduras e legumes refogados, cozidos ou ainda sopas e cremes contendo vegetais. Os alimentos ricos em vitamina C são ótimas opções para o consumo no inverno, já que eles auxiliam na melhora da imunidade e na capacidade de proteger o corpo contra gripes e resfriados”, orienta.

Vale  lembrar que para manter o organismo saudável, é necessário aliar bons hábitos alimentares (que incluem a ingestão de água) com a prática de exercícios físicos e boas noites de sono. “A hidratação adequada é muito importante nesta época, portanto tome bastante água e faça uso de chás, que irão aquecer e hidratar o corpo", diz a nutricionista. www.drnewtonroldao.com.br

Hamburgeria Árabe


O Souk Burger, primeira hamburgueria árabe de São Paulo,  instalou Tvs no salão  e preparou um menu elaborado especialmente para a Copa do Mundo. Há opções de petiscos e entradas, como os Falafitos (sticks de falafel acompanhados de molho Coalhine, à base de coalhada e maionese de tahine, R$ 18,90) e o Lamb Bekaa (mini kaftas de cordeiro com cebola e tomate grelhados, acompanhadas de molho Milky Pepper, que leva coalhada e pimentão vermelho, R$ 26,90).

Outra pedida é o Hat-trick, um farto combo composto por trio de porções para compartilhar (R$ 44). Ele vem com Zaatar Fries (batatas rústicas artesanais servidas com maionese de zaatar), além de Oh!Nion Rings (anéis de cebola empanados servidos com Trio Souk – coalhada seca, homus e molho de hortelã) e, ainda, Souky Souky (batatas fritas artesanais servidas com Molho Souk – sour cream e especiarias).

Tarik Bechara Leal, proprietário da casa, deu o nome do jogador Mohamed Salah, da seleção do Egito, a  um burger com o  “Homenagem merecida: ele é um verdadeiro craque, faz mágica com os pés e, ainda, representa muito bem o povo árabe”, explica.
X-Salah é criativo como o ídolo egípcio. Bem ao estilo fusion, vem com duplo burger de kafta (150g cada, totalizando 300g), duas fatias de queijo estepe, crispy de cebola, alface, tomate e maionese de zaatar (condimento típico do Oriente Médio) no pão brioche, R$ 34.

Na área de bebidas e drinques, também criada especialmente para a Copa,  está o Ginga, Gin Tônica que homenageia o Brasil, feito com ingredientes verde-amarelo: gin Tanqueray, água tônica, caju, limão tahiti e syrup, R$ 25). Para se refrescar e brindar com os amigos, a hamburgueria oferecerá o Beer Combo: na compra de quatro cervejas long neck (Heineken, Stella Artois, Budweiser ou Beck’s), a quinta é por conta da casa, R$ 36).  A hamburgueria fica na Rua Mateus Grou, 182, Pinheiros, tel. (11) 3062-4674, São Paulo, SP.

Festival Cheddar no McDonald


A rede de fast food  traz de volta o  famoso Festival Cheddar,  com o Grand Cheddar McMelt Bacon e a tão apreciada Batata Rústica Cheddar Bacon. A outra novidade é o retorno de dois sucessos da Linha Signature: o Qu4ttro Formaggi e o Crispy Onion Barbecue.

"O nosso Cheddar é a paixão de muitos brasileiros. Repetir o Festival será um grande sucesso, assim como nas edições passadas", assegura João Branco, Diretor de Marketing do McDonald's Brasil. "Temos orgulho de ter trazido esse queijo para o país. Antes do McDonald's, o cheddar não era consumido no Brasil”, destaca.

Essas opções estão presentes em todos os restaurantes do Brasil, por tempo limitado.

Preços sugeridos:
 Grand Cheddar McMelt Bacon (sanduíche com duas carnes, três fatias de bacon, cebola ao shoyo e o irresistível molho Cheddar Melt): a partir de R$ 22,50;  Batata Rústica Cheddar Bacon: a partir de R$ 10,00;   Qu4ttro Formaggi: a partir de R$ 31,90 e Crispy Onion Barbecue: a partir de R$ 31,90

História de 10 Pizzarias Tradicionais


Lançamento da Panda Books, o livro Pizzarias que Contam a História de São Paulo, da jornalista Gabriela Erbetta, resgata a trajetória de dez tradicionais casas  especializadas  nesse prato
 
A pizza está intimamente ligada à trajetória da cidade, onde foi introduzida por imigrantes italianos. Resgatar essa ligação é a proposta da autora. No prefácio da obra, o consultor gastronômico Luiz Américo Camargo mostra que a ligação entre pizza e a capital paulista pode ser expressa em números: “São Paulo tem 20% dos habitantes do Brasil, mas consome 60% das pizzas produzidas no país – são vendidas  cerca de 1 milhão de unidades/ dia, segundo dados divulgados pela Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo.

Por isso, falar em pizza é falar de São Paulo.  “Desde 1919, quando a pioneira Cantina Genoveva foi inaugurada pelo napolitano Carmino Corvino,  na avenida Rangel Pestana, no Brás, não foram poucos os restaurantes que testemunharam transformações significativas no traçado urbano e nos costumes da capital paulista”.
Para exemplificar isso, a autora selecionou dez pizzarias, todas com mais de trinta anos de tradição. Passear por suas histórias é saber mais sobre os passos dos imigrantes italianos pela cidade  e a rica tradição de empresas familiares que resistiram ao tempo graças ao empenho e  paixão dos herdeiros dos fundadores.

Nesse time não poderia faltar a Castelões, inaugurada em 1924, no Brás, um reduto dos descendentes italianos na cidade. Na década de 1920, jogos de futebol dos times locais, como o Castelões F.C., animavam o bairro. Foi ali, na rua Jairo Góis, que  nasceu a Cantina Castelões, que antes de abrir ao público servia de ponto de encontro e vestiário do time.

Outras  pizzarias retratadas na obra: Ângelo (1971); Camelo (1957); Cristal (1981); Jardim de Napoli (1949); Marguerita (1981); Paulino (1945); Speranza (1958); Urca (1962); e Vituccio (1982)., todas com muita histíoria para contar.

Em edição bilíngue (português-inglês), a obra  serve como um guia para quem  deseja  degustar as famosas redondas. Ao final do perfil de cada pizzaria, uma ficha técnica traz o serviço completo, com endereço, horário de funcionamento e até telefone para delivery. Mais informações:
https://www.pandabooks.com.br

Sopa Aquece no Inverno



O Inverno já começou e  o chef Henrique Schoendorfer, do italiano Ristorantino, criou uma saborosa receita de sopa para aquecer os dias mais frios. A novidade é o Crema de funghi ao forno (imagem acima), deliciosa receita de  creme de cogumelos, que fica no interior de uma massa folhada em crosta (R$ 66).

EndereçoRua Dr. Mello Alves, 674 –Jardins–SP tel: (11)
3063-0977 / 3037-7323; 
www.ristorantino.com.br;  @ristorantino_ Foto: Renan Magalhães.



Alimentação Saudável


A procura por uma alimentação mais saudável, a prática de esportes e uma rotina equilibrada são pontos de  destaque no hábito de vida da população brasileira. Segundo estudo feito pela Mckinsey&Co, da Europa, a venda de FLVs (frutas, legumes e verduras) pode incrementar em até 10% as vendas anuais, inclusive em mercados com baixo crescimento da economia.

O brasileiro busca cada vez mais a receita para a longevidade e, consequentemente, a demanda por produtos frescos cresce significativamente. “O investimento nesse setor tem uma característica singular, permitindo um aumento no trafego das lojas”, explica Prof. Claudio Felisoni, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Essa tendência indica que os consumidores passaram a valorizar mais a qualidade dos produtos. A pesquisa europeia obteve uma base aprofundada sobre a qualidade percebida de frutas e vegetais vendidos por varejistas de alimentos nos países consultados (França, Alemanha, Suíça e Reino Unido). 

“Os produtos industrializados que estão nas prateleiras não permitem diferenciação, essa distinção vem exatamente do campo, dos produtos agrícolas. O estudo mostra que na Europa, onde foi realizado, há espaço para um grande desenvolvimento neste setor. E se existe esse grande potencial no mercado europeu, imagina aqui no Brasil”, complementa  Felisoni. www.ibevar.org.br

Pira Poke Burger


O casal de empresários Pedro Costa e Vera Marta,  à frente do tradicional Pira Grill,  decidiram investir em um novo nicho gastronômico: o de poke. Para isso, reuniram sua experiência conquistada desde 2004,  no antigo Pira Sanduba, aos pratos de peixe, de origem havaiana, que fazem sucesso em diferentes partes do mundo, para lançar o Pira Poke Burger. 

"Poke, em havaiano, quer dizer "em pedaços", porque os surfistas que saíam do mar famintos, ávidos por comida prática e rápida, matavam a fome e recarregavam suas energias com uma comida saudável, com peixes crus cortados em pedaços e acompanhamentos frios e frescos", explica Vera Marta.

O cliente pode  optar por montar seu próprio poke em 5 passos: escolhe 1 proteína; 1 base que pode ser salada ou arroz (inclusive integral); 3 acompanhamentos combinando frutas e legumes; enriquece o prato com crocâncias, como castanhas ou amendoim; e o finaliza com uma das opções de molhos com base de shoyo, que dão o toque oriental. Já quem não é fã de peixe cru pode escolher frango crocante empanado em pedaços ou shimeji refogado, como opções de proteína.

Saladas também fazem parte do cardápio do estabelecimento, com molhos deliciosos e  servidas no bowl. Tortinhas veganas e vegetarianas podem acompanhá-las, além dos sucos saudáveis e do Açaí com frutas. Endereço: Rua Wisard, 130 – Vila Madalena – São Paulo. Tel.: (11) 3813-6622.

Livro  de Sanduiches


Sanduíche! Impossível resistir a essa tentação, lançamento  da Editora Melhoramentos,  traz as melhores receitas de sanduíche, segundo  o autor, J. A. Dias Lopes, dirige a Revista Gosto e publica um blog na VEJA.com

Com  belas imagens de Reinaldo Mandacaru, fotógrafo especializado em gastronomia,  e repleta de curiosidades, a obra conta que, a despeito de onde quer que tenha surgido, a versão final do sanduíche foi lançada mundialmente pelos britânicos. A tradição garante que, nos século XVIII, o Lorde John Montagu (1718 - 1792), o 4º Conde de Sandwich, durante uma noite de carteado, foi a primeira pessoa a acrescentar recheio entre duas fatias de pão.

Hoje, o sanduíche é internacionalmente reconhecido como uma refeição versátil. As receitas vão desde as refinadas às mais básicas,  entre elas o Bauru, o Beirute, o Katsu Sando, a Francesinha, o Croque-Monsieur, os Ovos Benedict . Preço: R$ 89,00. E-book: R$ 30,90. Informações:  
www.editoramelhoramentos.com.br

 GRANOLA LOW CARB  


Referência em granolas em todo Brasil, a Tia Sônia é dona de uma extensa linha de produtos, todos pautados numa política de consumo saudável, consciente e responsável. Agora, a marca busca contemplar um segmento crescente de consumidores adeptos à dieta com baixo consumo de carboidratos lançando a Granola Low Carb Tia Sônia.
O produto  foi desenvolvido com ingredientes nobres e naturais, baixo teor de carboidratos, sem glúten, sem lactose, sem conservantes, vegano e zero açúcar. Adoçada com Xylitol (adoçante natural com baixo índice glicêmico) e fonte de gorduras do bem, a nova granola  é composta por sementes de abóbora, girassol e gergelim, lascas de coco torrado, óleo de coco extra virgem, amêndoas e castanha de caju selecionadas, excelentes fontes proteicas e lipídicas
Comercializada na versão de 180g e em embalagem Zip Pak (que mantém a crocância do produto por mais tempo após abri-lo), já está disponível  no e-commerce  www.emporiotiasonia.com.br e nos melhores supermercados do país.
 Paçoquinha Chico Bento

A Lual Alimentos (Brasucco Alimentos) , em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lança a versão de um dos doces mais amados do Brasil: a paçoquinha do Chico Bento. Feita à base de amendoim, ela foi desenvolvida nos formatos quadrado (display de um quilo) e rolha (potes de 340g e 750g, display de 360g e caixas com 100 unidades) e já pode ser encontrada nas principais redes de supermercados.

“Ficamos felizes em associar nosso personagem à linha de alimentos ligados à cultura brasileira”, comenta a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa.

Clube de Gastronomia



Um aplicativo que beneficia a cadeia econômica nas duas pontas: empresas e consumidores. É assim que o ChefsClub, maior clube de gastronomia do país, se coloca no mercado como o principal player de benefícios para clientes e estabelecimentos do setor de alimentação fora de casa.

Como forma de driblar esses preços que, segundo o IBGE, ficaram 3,83% mais caros no último ano, o aplicativo se consolidou como uma das alternativas para que os estabelecimentos possam aumentar seu faturamento, e fazer com que os brasileiros saiam mais para comer fora de casa. Atualmente, são mais de 3 mil restaurantes parceiros e descontos que variam de 30% a 50% para os usuários.

"O objetivo do ChefsClub é atuar para que os consumidores possam sair cada vez mais para comer, sem que isso comprometa o orçamento mensal. Além disso, queremos que todos possam ter a chance de experimentar restaurantes renomados, com culinárias incríveis, por um preço justo e acessível, e sem perder a qualidade do serviço", explica Guilherme Mynssen, CEO e co-fundador do ChefsClub.

E, para provar que os brasileiros sentem prazer por comer fora de casa, o ChefsClub divulgou um balanço de 2017, em que foi constatado que, somente pelo aplicativo, foram cerca de 700 mil mesas preenchidas em restaurantes de todo o país e aproximadamente R$ 200 milhões transacionados nos estabelecimentos que estão na plataforma. Para 2018, a expectativa do clube é atingir R$ 500 milhões transacionados e ampliar para cinco mil o número de parceiros.

As vantagens são percebidas pelas duas pontas do mercado. "Nosso diferencial está no fato de que garantimos benefícios e vantagens tanto para os restaurantes quanto para os clientes. Se os restaurantes começarem a entender que essa é uma oportunidade de preencher a ociosidade de alguns horários da sua casa, com certeza caminharemos para uma retomada da economia. Temos cases de restaurantes que conseguiram aumentar o faturamento em cerca de 40% nos horários ociosos utilizando essas alternativas", explica Mynssen.Mais informações: www.chefsclub.com.br

Chocolates Zero Açúcar e Zero Lactose



Chocolate é unanimidade geral no gosto dos brasileiros. Porém, muitas pessoas preferem opções mais saudáveis ou livres de  ingredientes como açúcar e a proteína do leite. Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 8% dos brasileiros são veganos e outros 40% são intolerantes à lactose,  2 milhões são celíacos e 1 em cada 11 tem diabetes.

Pensando nesse público, a Ofner lançou o tablete de Chocolate ao Leite Zero Açúcar, feito com 70% de Cacau, e a barra de Chocolate Zero Lactose, isenta de  componentes do leite na formulação.

“A procura por alimentos mais saudáveis, veganos e também para intolerantes vem crescendo bastante em todo o mundo. Sentimos esse aumento em nossas lojas. Por isso ampliamos nossa linha de barras de chocolates para as opções zero açúcar e zero lactose, para que todas as pessoas possam degustar os nossos chocolates”, revela Alexandre Martins, diretor Industrial da Ofner.  www.ofner.com.br









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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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