O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Projeto Arquitetônico Reduz Acidentes Domésticos dos Idosos

Projeto Arquitetônico Reduz Acidentes Domésticos dos Idosos

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 8 de junho de 2018 | junho 08, 2018




Flávia Ranieri,  arquiteta especialista em gerontologia e consultora de bem-estar para as pessoas idosas, criou a Somos Grou, que visa melhorar a  qualidade de vida e longevidade  da população brasileira que, segundo cálculos, deve somar cerca de  38 milhões de anciões em 2017.

Estudos de profissionais da USP (Universidade de São Paulo) mostram que construir moradias  preparadas para receber e dar o conforto necessário aos idosos reduz  cerca de 40% dos acidentes domésticos. Dados do Ministério da Saúde comprovam  que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências. 

"Assim como já é lei projetar casas e prédios adaptados  para deficientes físicos, a proposta é também  investir na  construção de  moradias que ofereçam mais segurança e qualidade de vida para as pessoas idosas. Um lugar que envelheça com a gente", sugere Flávia.


Para apresentar as dificuldades do envelhecimento no dia a dia, a arquiteta planejou um apartamento aparentemente normal,  mas  totalmente pensado para  pessoas idosas. Na visita guiada é possível vestir uma roupa que simula as limitações do idoso e experimentar o espaço. "A população longeva   também pode ter e prolongar sua independência e autonomia com a  adequação do lugar onde vive", afirma.

O projeto,  além de promover a autonomia e independência do idoso, impacta nos familiares, já que o local é projetado com equipamentos de monitoramento,  prevenindo qualquer tipo de acidente. "Todos os acessórios são imperceptíveis e pensados  nas ocorrência mais comuns, como escorregão e queda, que afetam as pessoas da terceira idade", explica a profissional.



O estúdio está disponível para visitação, até o dia  29 de julho, na CasaCor 2018,  sediada  no Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado- Cidade Jardim, São Paulo). Visitas guiadas no espaço podem ser agendadas  pelo e-mail  contato@somosgrou.com

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário