O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Boa notícia para fãs do vinho: seu cheiro pode ajudar na recuperação do olfato pós-COVID.

Boa notícia para fãs do vinho: seu cheiro pode ajudar na recuperação do olfato pós-COVID.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 9 de dezembro de 2020 | dezembro 09, 2020



 

Quem curte vinho conhece a importância da olfação para a degustação. Mas muitos não fazem ideia que a bebida pode ser uma aliada no tratamento de uma das sequelas causada pela COVID-19: a perda do olfato. Segundo o oncologista Higor Mantovani, do Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia -, a atual pandemia forçou todos a aprender sobre diversos temas que não fazem parte da prática diária. E com os médicos não foi diferente.

“Muitos dos nossos pacientes se encaixam como grupo de risco para a afecção da COVID-19 e, portanto, precisamos  orientá-los sobre as diversas situações que permeiam este assunto. Tivemos acesso aos dados de um grupo de pesquisadores alemães, referência em tratamentos de distúrbios do olfato, que desenvolveu pesquisas com uma técnica chamada smell training (em português: treinamento do cheiro), utilizando a bebida para ajudar na recuperação do olfato”, relata  o médico.

 

A disfunção respiratória é a mais temida  de todas a consequência da infecção pelo coronavírus. Entretanto, a doença pode cursar com sintomas e até sequelas não tão usuais.  como é o caso da perda de olfato. De 10 a 15% dos infectados pelo vírus poderão ter perda de olfato (conhecida tecnicamente como anosmia) por algum período. Em alguns casos, essa condição pode se estender e se tornar inclusive uma sequela.“Utilizar o smell training – que consiste no ato de cheirar substâncias que possuem um cheiro forte e marcante como vinhos, café, mostarda, perfumes, produtos de limpeza, com os olhos vendados para não identificá-las com a visão,  pode auxiliar na recuperação pós-COVID. 

 

dr Higor Mantovani


Segundo dados dos pesquisadores alemães, o desempenho dessa prática de maneira periódica e repetitiva mostrou impacto positivo na recuperação da anosmia por diversas causas, entre elas após infecções virais. Por isso, esta modalidade foi recentemente introduzida num guideline britânico de rinologia como uma das práticas para manejo dos distúrbios do olfato relacionados ao coronavírus”, explica Higor,  que vem indicando a prática para seus pacientes afetados pela doença.

 

Para quem gosta, o hábito de beber e degustar vinhos é, sem sombra de dúvidas, muito agradável e prazeroso. E de acordo com o oncologista, quando feito com moderação e respeitando as condições de saúde de cada indivíduo, pode ser estimulado e praticado. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br  e nas redes sociais @gruposonhe

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário