O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Novidades, dicas e tentações para comer sem culpa

Novidades, dicas e tentações para comer sem culpa

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 11 de agosto de 2020 | agosto 11, 2020



A pandemia nos mantém mais dentro de casa.  Consequentemente,  o território onde desafogamos nosso stress é a cozinha. Comer é um santo remédio contra o tédio.
Abaixo, apresentamos lançamentos do mercado de alimentação e nutrição, além de dicas preciosas para quem curte momentos gourmet:

Muito Mais Queijo no Pão de Queijo


Hoje, 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pão de Queijo. Pioneira na comercialização desse produto congelado, a Forno de Minas, que acaba de  completar três décadas de história, implementa uma série de ações alusivas à data. Elas  compreendem web série, post comemorativo, vídeo exclusivo com a receita do pão de queijo nas redes sociais, ações com influenciadores digitais e  nos pontos de venda  e  de visibilidade da marca dentro do aplicativo cornershop.
A grande novidade da empresa  é  o Pão de Queijo Especial 30 anos, que leva muito mais queijo e queijo curado por mais tempo, já disponível nos principais supermercados do país. “Em suas páginas nas redes sociais, a Forno de Minas está lançando uma web série de três capítulos para contar a verdadeira história do produto e a relação da mineira Maria Dalva Couto Mendonça, conhecida como Dona Dalva, fundadora e Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, com o famoso pãozinho de queijo”, revela Valéria Favaretto, diretora de marketing da Forno de Minas.

Dona Dalva entre os filhos Helder e
 Hélida Mendonça. 
Foto: Carol Reis

“Desenvolvi a receita caseira do pão de queijo para os meus filhos, quando morávamos na fazenda, no interior de Minas Gerais. Não à toa, o pão de queijo, ainda hoje, me remete às melhores lembranças e sensações, um sinônimo de amor, afeto e família reunida”, relembra Dona Dalva.
No dia 23 de agosto, às 7h30 vai ao ar, na Globo Minas, uma edição especial do programa “Tô indo”, com a participação da Dona Dalva, contando um pouco da história do Pão de Queijo e da Forno de Minas.  O programa também ficará disponível na Globo Play e no portal do GShow. Hoje, a  Forno de Minas possui  oito filiais no Brasil, uma subsidiária nos Estados Unidos e exporta pães de queijo para 18 países. www.fornodeminas.com.br



Conceito de Gastronomia para Pets

Este ano, o  chef Erick Jacquin celebra 25 anos de Brasil. Depois comandar  a cozinha de restaurantes renomados e levar o prazer da gastronomia às pessoas, agora ele vai oferecer essa experiência também para os animais de estimação.

Em parceria com a Mon Petit Chéri ,  empresa de gastronomia para pets, o celebrado chef vai criar receitas exclusivas de "Tômpero Pet",  voltadas para cães e gatos. A empresa, que chega ao mercado no final de agosto,  também vai ofertar  rações sem transgênicos e sem gordura trans.

A marca vai desenvolver  receitas com padrão humano, e que uma vez finalizadas serão batidas no liquidificador para serem servidas sob a forma pastosa. O produto será vendido em charmosas garrafas de vidro, pronto para ser adicionado por cima da ração e proporcionar aos pets uma alimentação úmida, o que é extremamente benéfico ao organismo. 

De início, será possível encontrar o "Tômpero Pet" nos sabores “salmão a carbonara”, “champignon ao azeite trufado”, “foie (fígado) agridoce” e “legumes ao creme de leite” (receita vegetariana). 
  
“Quando reunimos rações que tenham equilíbrio na composição nutricional,  com opções de 'tômperos"' exclusivos para pets,   tornamos a experiência gastronômica desses animais bem mais prazerosa e interessante”,  sugere  Hugo Villalva, CEO da Mon Petit Chéri. 

Tanto as rações quanto os sabores das novidades  foram desenvolvidas em parceria com nutricionistas e veterinários. “O chef Erick Jacquin aceitou ser embaixador da marca e criar as receitas do 'Tômpero Pet' com a condição de que a ração não tivesse componentes transgênicos”, reforça  Villalva. www.monpetitcheri.com.br

Biscoito Salgado


Richester, marca da M. Dias Branco, apresenta o relançamento do biscoito salgado Gold Class, que ganhou nova receita, garantindo mais sabor, crocância e espessura mais fina, além de embalagem totalmente atualizada.

Trata-se de  um lanche versátil para comer antes ou depois do treino na academia, no intervalo da aula da faculdade ou da escola.  O produto é encontrado em packs de 138 gramas, contendo seis unidades com 23 gramas cada.

A linha mantém os sabores Clássico, Integral e Queijo e oferece agora o sabor Pizza, considerado como favorito no segmento em pesquisas de mercado. Os produtos estão disponíveis nos supermercados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Mais informações: www.richester.com.br

Dark Kitchen

 Os sócios Alex, Bruno, Antonio


Papila Deli
é  uma startup com um modelo de negócios chamado "dark kitchen", basicamente um restaurante que trabalha 100% com delivery e ganhou bastante notoriedade durante o período de pandemia. Geralmente as pessoas não sabem onde ela realmente fica, e é localizada apenas por aplicativos de entrega ou pelo próprio site do serviço.

Inaugurada em dezembro de 2019, essa startup já conseguiu  ultrapassar,  nesse primeiro semestre,  a marca de 60 mil refeições entregues, e a projeção é que sejam mais de 200 mil até o final de 2020.

Os três sócios Alex Lewkowicz, Bruno Kormes e o chef Antonio Mendes perceberam uma lacuna no setor de delivery. “Faltavam alternativas de alto padrão em qualidade e atendimento para  estender uma experiência mais prazerosa até a casa das pessoas”, explica Alex.

Bruno fala sobre a construção do conceito e da marca sempre apoiados em  três princípios: qualidade dos produtos, agilidade na entrega e preço justo. “Prezamos pelos produtos de excelente qualidade e procedência e, mesmo com menus tão diversificados, trabalhamos com ingredientes sempre muito frescos e com quase zero desperdício”, garante.  
Alex destaca que as embalagens foram desenvolvidas para oferecer essa experiência positiva com a marca até a mesa do cliente, além de priorizar o uso de materiais sustentáveis. Outro ponto favorável é que a entrega  leva em média  apenas 30 minutos”, informa.
Segundo o chef Antonio Mendes, que comanda a cozinha,  a empresa oferece uma gastronomia diversa para  atender a diferentes paladares e  ocasiões. “Trabalhamos com  três marcas: Papila Poke, com culinária havaiana de uma forma que o paulistano ainda não conhecia; Papila Fresh, com saladas e sopas com temperos especiais; e PapilaWok, com os famosos bowls asiáticos”, revela. www.papiladeli.com.br;     https://www.instagram.com/papiladeli/


Consumo de Refrigerantes



Artigo recente publicado no JAMA Internal Medicine, apontou  que um largo consumo de refrigerantes, adoçados com açúcar ou  artificialmente, foi associado a  maior risco de mortalidade por todas as causas. “Enquanto o consumo de refrigerantes adoçados artificialmente foi associado positivamente a mortes por doenças circulatórias, os  adoçados com açúcar foram associados a mortes por doenças digestivas”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do American College of LifeStyle Medicine. Para o estudo, um grupo internacional analisou dados de 451.743 adultos de 10 países europeus. Os dados vieram da European Prospective Investigation on Cancer and Nutrition (EPIC).

A médica explica que o açúcar está relacionado com a obesidade e com a diabetes mellitus. “Estudos mais recentes  apontam o carboidrato, o açúcar, que também está presente no refrigerante, como grande vilão para o aumento de colesterol. Além disso, com o diabetes, podemos desenvolver problemas arteriais, causar um espessamento e acúmulo de placas de gordura dentro da parede das artérias, entupindo-as”, explica a dra Lamaita.

Já o grande problema dos refrigerantes adoçados artificialmente é a quantidade maior de sódio. “Geralmente, tudo que é gostoso tem um pouco de açúcar e de sódio, que confere sabor no alimento. Quando se  tira o açúcar e se acrescenta muito adoçante para realçar o sabor doce do alimento é acrescentando sódio,o que  contribui para  o aumento de pressão arterial, que é um fator de risco para a doença aterosclerótica e problemas circulatórios, e aumento da retenção hídrica”, lembra a angiologista. http://www.alinelamaita.com.br/ 

Óleos Essenciais


A nova linha Vitality de óleos essenciais da Young Living Brasil ganhou destaque  no MasterChef Brasil, quando a chef Paola Carosella ensinou uma receita especial utilizando os óleos essenciais, próprios para ingestão disponíveis na linha: Lime, Basil, Rosemary e Oregano.
Com extratos puros, a linha é composta por 15 produtos ricos em nutrientes, divididos nas categorias: Herbáceo (lavanda, manjericão, cominho, orégano, hortelã e alecrim); Especiaria (cravo, noz-moscada, casca de canela, pimenta preta, gengibre e cardamomo); e Citrino (laranja, limão e lima).
Disponíveis no site http://www.youngliving.com ou através de um Membro da Young Living , tel. 0800-878 4050.
Instagram: 
@younglivingbrasil
Facebook: 
https://www.facebook.com/younglivingeobrasil/

 Fish and Chips



Oferecendo o tradicional preparo inglês, que tem como base peixe frito empanado e batatas fritas, o Sirène Fish & Chips conta atualmente com oito unidades no Brasil, espalhadas pelas cidades de Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Agora, a rede  acaba de inaugurar sua unidade conceito na cidade de São Paulo (SP). A loja franqueada funciona em um dos pontos turísticos street mais visitados na capital paulista: o Beco do Batman.

Conhecido por ser uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, o local fica escondido entre as vielas de um dos bairros boêmios mais tradicionais de São Paulo, a Vila Madalena.

 “O  preparo pode ser acompanhado por várias opções de molhos especiais, entre eles tártaro, picante, e maionese da casa. Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado (Só Fish) ou só com batatas rústicas fritas (Só Chips). O empreendimento  oferece ainda  o Sandufish (R$ 20), sanduíche preparado com peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula”, como explica Raphael Umbelino, sócio fundador da rede Sirène.  A loja fica na Rua Harmonia, 150. www.sirene.com.br  

Life Strong Drink



O empresário visionário Rildo Rossetti aposta na rápida recuperação do mercado brasileiro,  assim como foi rápida a sua cura e recuperação após contrair a COVID-19.  Ele acaba de lançar, no mercado brasileiro,  o novo energético Life Strong Energy Drink – ultra zero com tabela nutricional totalmente saudável: 
zero caloria, zero gordura, zero açúcar, zero sódio, zero carboidrato. O  produto também possui vitamina C e complexo de vitamina B.

Nos  sabores: tradicional, frutas tropicais, maçã verde e açaí, a fórmula exclusiva do Ultra Life Zero foi desenvolvida pelo próprio CEO, que há mais de 20 anos atua no mercado de bebidas energéticas do Brasil, com passagem pelos principais players do setor. O design e toda a concepção do produto também foram acompanhados de perto pelo executivo. www.lifestrongenergydrink.com.br

Higienização de Alimentos



Para conter a disseminação do coronavírus, a higienização dos alimentos e suas embalagens  é essencial. Pensando em auxiliar profissionais de restaurantes e a população em geral, o Centro Universitário Internacional Uninter e o Instituto Wilson Picler oferecem gratuitamente o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação”.

“O conteúdo do curso não serve apenas para cuidados durante a pandemia, mas para todo momento de manipulação ou produção de um alimento, principalmente para fins comerciais, o que aumenta a segurança alimentar e nutricional do produto para a população, especialmente para idosos, gestantes, crianças e indivíduos com a imunidade comprometida”, explica Thaís Regina Mezzomo, coordenadora do curso de Nutrição da Uninter.

Os inscritos aprendem todos os temas exigidos pela legislação atual. Doenças transmitidas por alimentos, higiene de ambientes, utensílios e equipamentos, higiene de alimentos e higiene pessoal, equipamentos de proteção individual (EPI) e controles de saúde dos manipuladores são alguns dos  assuntos abordados.
O curso gratuito  tem carga horária de 60 horas e dá direito a certificado. Inscrições: https://www.uninter.com/extensao/gratuitos/


Novos  Sabores do Grape Cool



Focando na diversidade do paladar, o Grape Cool (bebida gaseificada à base de vinho) ganhou novas versões,  além do tradicional sabor de uvas. Reforçam a linha os sabores pêssego e pina colada - com base de vinho branco - e o zero álcool, na versão uva.
Essa  bebida  é refrescante, com baixa graduação alcoólica (5%), perfeita para combinar com petiscos e salgadinhos. O produto está disponível em embalagens de alumínio/lata, long neck e na versão em barril (de alumínio, como os de chopp), combinando com o  happy hour, a balada e  o churrascos. www.vinicolagoes.com.br
Duas delícias juntas: bolo e pudim



A Sodiê Doces São Paulo tem noidade boa:  o  Bolo Moça Pudim#123.  A maior franquia de bolos do País uniu a sua especialidade com a mais tradicional sobremesa caseira, o pudim de leite condensado.
Sem furinhos, o pudim é uma generosa camada de Leite Moça® firme, com uma farofa de crocante de caramelo, que faz a vez da calda. Junto dessas duas delícias, vem o pão de ló e o recheio de mousse branca. O Bolo Moça Pudim é coberto com mousse branca e generosa camada de crocante de caramelo.
Disponível em todas as lojas da Sodiê Doces. Os contatos de cada unidade podem ser obtidos no site oficial da marca: www.sodiedoces.com.br/lojas
Kit Alta Imunidade  



A Lucco Fit -  empresa que faz delivery de alimentação saudável e que foi adquirida no início do ano pela Sapore,  maior empresa 
de capital 100% nacional no segmento de restaurantes corporativos - amplia seu portfólio e anuncia a comercialização do exclusivo Kit Alta Imunidade. O lançamento vem ao encontro das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para que todos fortaleçam o sistema imunológico por meio de refeições nutritivas e balanceadas, com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia da covid-19.

 “São pratos ricos em Omega 3 que, além de ajudar a fortalecer a imunidade, também melhora o funcionamento das células, atuam como anti-inflamatórios e ajudam no aumento de produção da serotonina, o hormônio do bem-estar”, afirma Gabriela Birochi Cerri, nutricionista da Lucco Fit.

 As refeições utilizam  sucos naturais de laranja e limão, ricos em vitaminas C e A, fibras e cálcio e propriedades antioxidantes, que contribuem para combater os radicais livres.  O Kit é composto de 14 refeições, cada uma com média de 761 calorias, programadas para serem consumidas em uma semana (2 refeições ao dia). Entre os pratos  estão Risoto negro com parmesão, couve-flor com cúrcuma e frango grelhado; Fusili integral com molho rosé e tilápia grelhada; e Frango desfiado com bolinho de quinoa, batata doce e mix de vegetais. O lançamento está disponível no e-commerce da marca por R$ 282,60, é necessário consultar a área de entrega. https://www.luccofit.com.br/

Suco de Milho



Suco de Milho Fit é uma ótima pedida quando servido bem gelado. Além de nutritivo, o milho possui alto teor de fibras que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade. Abaixo, uma receita   adoçada com Açúcar Magro Fit:
Ingredientes:
2 espigas de milho graúdas (200g)
1½ xícaras (chá) de leite desnatado (300ml)
1 colher (sopa) de Açúcar Magro Fit (12g)
Modo de Preparo:
Com o auxílio de uma faca, remova os grãos das espigas. Coloque-os  no liquidificador com o leite e bata bem até obter uma mistura homogênea. Passe na peneira e transfira para uma panela, adicione o açúcar e misture. Leve ao fogo baixo mexendo por aproximadamente 20 minutos. Desligue o fogo deixe esfriar e leve para gelar.


Novo Projeto de Branding



O Creme de Leite Nestlé ganhou uma renovação completa em sua identidade visual. Inspirado em atributos como cremosidade e versatilidade, o projeto de branding e design foi desenvolvido pela CBA B+G e se apresenta em todas as suas embalagens e comunicação, destacando como o produto pode ser o ingrediente especial para o preparo de diversas receitas, doces e salgadas, muito além de seu uso tradicional.
“Este novo projeto reforça e mantém essa conexão com o público, mas também ajuda o consumidor a descobrir novas utilizações e a escolher a versão ideal para cada tipo de prato”, explica Luis Bartolomei, CEO e head de criação da CBA B+G.
Agora as embalagens trazem um indicativo de cremosidade em escala baseada em gotas (quanto mais gotas, maior a cremosidade). Elas ainda  ganham maior quantidade e qualidade nas informações do rótulo, explorando diferentes receitas e trazendo um QR Code que conduz a uma página especial com conteúdo e dicas culinárias. www.nestle.com.br

Formato Diferenciado nas Pizzas


Com 28 anos de mercado, a rede de pizzarias Kadalora reinventou o conceito de pizzas premium, mantendo no cardápio uma linha diferenciada, tanto pela combinação de sabores como pela apresentação quadrada. 
A linha premium traz 6 sabores, que combinam ingredientes diferenciados para atender o público que busca uma experiência gourmet com um formato fora do convencional:  Atum, Frango, Mignon, Nordestina, Parma com Rucyla, Zucchini e Quarteto (com lombo, palmito, catupiry e bacon).   A linha está disponível nas 15 lojas da rede.
Os pedidos podem ser feitos via app "Kadalora Pizzaria" que.  além de tornar mais ágil o atendimento, possibilita ao cliente acumular pontos, para resgate em novos pedidos.  www.kadalora.com.br

Alho Negro


O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação,  é submetido a condições de temperatura contínua aproximada de 65°C e umidade controlada, ganhando novas características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, o produto apresenta todas as propriedades já conhecidas do alho in natura potencializadas.

“.Análises laboratoriais apontam que o alho negro  possui poder antioxidante dez vezes mais potente do que o alho in natura, além de prevenir ou a remediar doenças associadas ao estilo de vida contemporâneo. Rico em polifenol, ajuda a remover as espécies reativas do oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos, como refrear a manifestação ou a metástase do câncer, inibir o aumento do colesterol do sangue, da pressão arterial e da taxa de glicose, além de apresentar efeitos antibacteriano, antiviral e antialérgico”, explica Fernando Kondo. Formado pela Universidade Agrícola de Tóquio, ele auxilia diretamente a produção do Alho Negro do Sítio junto ao seu pai. A família Kondo produz alho roxo há mais de 30 anos em Guatapará, no interior de São Paulo.

No Japão ele é consumido principalmente na forma de cápsulas. Sabendo disso, a Alho Negro do Sítio lançou um novo projeto, o Gaialabs com o lançamento do Suplemento Alimentar de Alho Negro em Cápsulas.  


Gelato no Morumbi



Davvero Gelato leva seu charmoso carrinho tuk-tuk para a Fazenda Churrascada, que acaba de inaugurar na Casa da Fazenda do Morumbi. Apelidado de  “Disney do Churrasco” o local será dedicado à carne e ao churrasco americano, com parrilla, fogo de chão, pitch, e ainda, atrações para passar o dia com a família.


Dentre os espaços, está o tuk-tuk da Davvero, que oferece dez sabores de gelatos e sorbets, podendo optar pela casquinha artesanal ou copinho em 3 versões de tamanho (P, M e G) que acompanham a tradicional bolachinha de castanhas feita diariamente. Também há opções de sobremesas como o petit gâteau e o brownie de chocolate; e as bebidas invernais, como o café na casquinha e o chocolate quente. 
 A Fazenda Churrascada fica na Av. Morumbi, 5594 – Morumbi
Horário: de quinta a domingo, das 12h às 17h.

www.davvero.com.br / Instagram: @davverogelato

Pizzarias na Pandemia




R
ecente pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil apontou que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, o faturamento de suas filiadas aumentou em cerca de 30%, conforme a região do país.

De acordo com o estudo, existem no país 40 mil pizzarias e metade delas operam exclusivamente por delivery, seja por aplicativos próprios ou plataformas especializadas. O setor conseguiu registrar um crescimento, mesmo durante a pandemia, e isso se deve em parte pela adaptação de cardápio e melhoria nos serviços prestados durante o isolamento social.
Na Pizza Prime, maior rede de pizzarias 100% brasileira, comandada pelo empresário Gabriel Concon, o crescimento foi de 27%. A empresa trabalha com sabores específicos para cada região do país e,  além de atender pedidos realizados pelos apps tradicionais, conta com aplicativo exclusivo e cerca de 400 entregadores próprios treinados para realizar a entrega sem contato, seguindo as medidas de biossegurança. 
Números do setor:
       40 mil é o número de pizzarias em funcionamento no Brasil;      360 mil são os postos de trabalho gerados pelo segmento atualmente;      R$ 22 bilhões é o lucro anual do setor de pizzarias; R$ 40 é o preço médio de uma pizza, que pode ser compartilhada em até quatro pessoas, enquanto um hambúrguer, por exemplo, custa em média R$ 20,00 a R$ 30,00 e é consumido por apenas uma pessoa.

Drinks em Lata



Em virtude da pandemia, o   Cosmos G/astrobar, sucesso na noite curitibana, tem buscado alternativas para levar seu universo para a casa dos clientes
.  Agora  acaba de lançar sua linha de drinks enlatados, feitos de insumos nacionais da Bacco Spirits, de Curitiba, e da San Basile, licoreira de São Paulo. Os cocktails são envasados por meio da parceria com a microcervejaria curitibana Palta.

Cada um dos cinco drinks enlatados lançados  tem uma cor, experiência e sabor único. Todos os coquetéis da linha possuem alta drikability, são refrescantes e carbonatados. 

O primeiro lote dos drinks cósmicos já está disponível pelo preço promocional de R$ 19,90. As latas, que possuem 269ml, podem ser encontradas no Cosmos G/astrobar (Alameda Pres. Taunay, 543, Curitiba) ou via delivery pelas plataformas iFood e James. Mais informações: www.cosmosgastrobar.com.br. Instagram @cosmosgastrobar













SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário