O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Programa para Hoje: Visitar a Mostra “São Paulo em Photos&Fatos.

Programa para Hoje: Visitar a Mostra “São Paulo em Photos&Fatos.

Written By Deise Sabbag on sábado, 25 de janeiro de 2020 | janeiro 25, 2020





Quer homenagear a cidade que hoje completa 466 anos?  Que tal relembrar o rico passado desse mega município ?  Se disse sim, levante-se do sofá e vá  visitar  a Mostra Cultural “São Paulo em Photos & Fatos, que apresenta   diversos e curiosos  pontos históricos e/ou turísticos da metrópole. Ela acontece  no  Centro Cultural dos Correios, com a competente  curadoria do jornalista Maurício Coutinho e  produção de Mara Porto.

Aqui vale um parêntese. Esse centro cultural está instalado no Palácio dos Correios, no centro antigo de São Paulo, em  uma extensa  área no Vale do Anhangabaú. Trata-se de um edifício histórico,  obra arquitetada pelo escritório de Ramos de Azevedo. 

Palácio dos Correios

Projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi e finalizado por Felizberto Ranzini, o prédio começou a ser construído em 1919 e foi inaugurado três anos depois. Tombado como patrimônio histórico, só esse  prédio old fashioned  já justifica a visita. Restaurado e reformado, ele abriga no andar inferior a Agência Central de São Paulo e na superior a Agência Filatélica D. Pedro II e o Centro Cultural Correios.

Estaçao da Luz

A visitação gratuita está aberta   de segunda a sexta, das 10 às 17 horas.  Sem nostalgia, mas com muita arte, a  exposição,   em cartaz até o dia 7 de fevereiro, destaca  os dados históricos da cidade paulista,  considerada a maior metrópole da América Latina, através de mapas cartográficos datados de 1890 a 1940, que remetem às múltiplas transformações da região central.

Pátio do Colégio

Um dos pontos fortes são as   fotografias antigas do Centro  de São Paulo, de 1900 a 1960,  talentosamente mescladas com  várias formas de arte, como pinturas  a óleo ou aquarela, esculturas e recortes da cidade em fotografias atualizadas de alguns pontos icônicos  e cenas pitorescas.  Os cliques preciosos são de autoria dos  fotógrafos André Stefano e Eli Hayasaka. Já a  cenografia do espaço do circo no Largo do Paissandu é do  circense Camilo Torres.  
Mercado Municipal

O evento também é enriquecido com obras  interessantes desenvolvidas pelos artistas plásticos Ana Bittar, Cristiane Carbone, Eunice Coppi, Malli, Marlene Querubin, Ricardo Cardoso, Rogério Romanek e Tania Gine.

Marginal Pinheiros

No dia 2 de fevereiro, das 10 às 13 hs, vai acontecer   o Encontro Com Artistas.  Será  um verdadeiro "happening" cultural, aberto ao público em geral, também de forma gratuita,  com  programação imperdível. 

Vale do Anhangabaú

Confira abaixo as atividades:

- Mestre de cerimônias, Camilo Torres
- Atrações musicais: Velaske Brawm, Irmãs Volpi, Denilson e Juliano, Luigi Ferrari

- Pintura de telas, fotografias e esculturas ao vivo com Ana Bittar, Cristiane Carbone, Eli Hayasaka, Eunice Coppi, Malli, Marlene Querubin, Rogério Romanek e Tania Gine
- Livro infantil com o autor Livio Giosa
- Declamação de poesias com o Sarau do Jornal do Centro e Sarau Literário
- Lançamento de livro sobre energias positivas com Sílvia Freitas 
- Relançamento do livro Vida em Verso,  de Carlos Moura


Edifício Riachuelo
 Fotos do evento: Lucinda Bastos


Serviço:
Mostra Cultural “São Paulo em Photos & Fatos
Período - de 15.01 a 07.02.2020
Local: Centro Cultural dos Correios
Av. São João, 250 - Centro de São Paulo
Curadoria: Maurício Coutinho
Produção: Mara Porto
Consultoria: turismóloga Vera Lúcia Dias
Apoio cultural:Sincoplastic Embalagens Flexíveis, Buenas Hotéis, Aparcador Bar de Tapas, Instituto Galeria do Rock, Mango Tree Coworking, Ponto Chic, Esther Rooftop, Mundo Pão Olivier e Apfel Vegetariano
Artistas participantes: André Stefano, Eli Hayasaka, Camilo Torres, Ana Bittar, Cristiane Carbone, Eunice Coppi, Malli, Marlene Querubin, Ricardo Cardoso, Rogério Romanek e Tania Gine
Informações:  tel.  (11) 99803.9796

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário