O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Escolha da Roupa Possibilita o Encontro com Nossa Essência

Escolha da Roupa Possibilita o Encontro com Nossa Essência

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 22 de outubro de 2019 | outubro 22, 2019





A estética Butoh norteou a  pesquisa temática  do inverno 2020 da Apartamento 03. Assim como  Kazuo Ohno ( dançarino e coreógrafo japonês, considerado um mestre do teatro butô, arte que mistura dança e artes dramáticas) observou as tensões sociais em meio ao mundo do pós-guerra, o estilista Luiz Cláudio Silva também se sensíbilizou com  os conflitos contemporâneos. E  propõe uma delicada pergunta: em tempos sombrios é possível poetizar os corpos através da moda? A resposta inspiradora vem na nova linha da marca: o designer  retoma um dos mandamentos  do Butoh para propor uma experiência de devir: a dança alquímica de Si.



“O gesto que escolhemos ao nos vestir e ornamentar  é uma forma de ficção de nós mesmos. Idealizamos um outro corpo,  livre para conceber  sua vida, sua morte e seu renascimento. 




Durante o desfile, na São Paulo Fashion Week, Jõao Butoh (bailarino, coreógrafo e mestre de Butoh) fez uma homenagem performática  à Kazuo Ohno. Depois disso, vieram os looks, cada um  representando a dimensão do encontro com a essência, e nos induzindo a pensar o quanto os nossos corpos são moldados pelas roupas que vestimos.




“As peças da coleção são sóbrias, atemporais, apoiadas no conceito mínimalista. As roupas são vazias, mas prenhes de possibilidades e, ao portá-las, o corpo revela a potência da (trans)formação: a alma revela-se pela forma. Ao analisar os vestidos e casacos, onde foram impressas fotos da face de Kazuo Ohno (retratadas por  Emidio Luisi),  lembramos de sua máxima: “não é preciso dançar no ritmo da música. O ritmo interior é mais importante”, revela Luiz Claúdio.





Sedas, tules, crepes enaltecem a liberdade da silhueta e da forma de cada corpo,  sem padrões impostos. Os shapes valorizam as mais diversas  estruturas corporais. Os ternos mais amplos, os vestidos soltos e evasês sugerem os “tecidos com memória”, ou seja, as roupas dos antepassados que eram herdadas de geração em geração; e que traziam, em sua forma e superfície,  uma rede de histórias e afetos.




“A dança das sombras é uma reflexão sobre a intensidade espiritual que nossos gestos cotidianos podem conter. O movimento de nos vestir, assim como a dança de Kazuo Ohno, pode ser um ato de resistência a partir do qual criamos outras ficções de vida”, comenta o estilista da grife. 

Fotos: Márcia Fasoli

As cartela de cores  expressa a alquimia do processo de mutação e sobrevivência: brancos, cinzas e pretos remetem à transição das trevas para a luz. Os calçados,  compostos por crisálidas (Virgínia Barros), propõem uma concepção de caminhar  para  os corpos conscientes da sua gravidade carnal, mas atentos à leveza de espírito.

Já a  fluidez das luvas é notória e reveladora: elas  não desempenham nenhuma “função” protetora, mas  refletem o trabalho imaginário que mobiliza as extremidades dos corpos a expressarem os afetos cotidianos. 
Mais informações: @apartamento03


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário