O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Flores e Plantas "Dupla Face" e de Formas Exóticas São a Sensação da Expoflora 2019

Flores e Plantas "Dupla Face" e de Formas Exóticas São a Sensação da Expoflora 2019

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 2 de setembro de 2019 | setembro 02, 2019




Uma explosão de cores e perfumes. Flores e plantas ornamentais trazem inovações como colorido mais  nítido, volumes maiores ou menores das espécies e até  efeito dupla face.  A Expoflora 2019, em cartaz  em Holambra,  é um passeio imperdível para quem curte um relax em meio à   beleza da natureza.


Begônias com a frente verde e o verso em vermelho, rosas com pétalas brancas de um lado e pink do outro, lírios que já mostram sua cor mesmo quando fechados, petúnias que parecem pintadas à mão, samambaias azuis, angelônias, pagodas, Verônicas, asplênios, coleus e limoniuns coloridos.

Os cruzamentos genéticos proporcionam um show de cores, texturas, formas e exotismo nas novas variedades. Aliada à beleza, a qualidade - durabilidade e resistência - tem sido o grande desafio dos melhoristas (breeders), profgissionais que  levam aos produtores as novas mudas melhoradas geneticamente.  Eles selecionam as variedades que apresentam as melhores características e fazem o cruzamento entre elas, numa espécie de aceleração do processo de polinização.
fotos: Lucinda Bastos

Tais novidades são apresentadas pelos produtores de Holambra na Expoflora. O município tem apenas 15 mil habitantes, mas responde por cerca de 50% de todo o comércio de flores do Brasil. No evento, cerca de 450 produtores apresentam  as últimas  novidades no concorrido segmento de floricultura brasileira.
Considerada a “fashion week” das flores, a Expoflora dita as tendências do setor e serve de termômetro para que os produtores avaliem a aceitação de suas flores e plantas ornamentais pelos consumidores, antes de iniciarem a produção em larga escala. 
Novidades Deixam Visitantes Boquiabertos 
Dentre os lançamentos da mostra deste ano destacam-se: 
Rosa Bluez - Grupo Swart (Veiling), Holambra

Sensação deste ano, é uma variedade dupla-face. Cada lado de suas pétalas tem uma cor diferente - vermelho e branco. Possui  poucos espinhos, hastes longas e um botão médio que proporciona admirável abertura . 
Lírios Tabledance (rosa) e Tarrango (pink)/ Lírio Tabledance - Grupo Reijers - Fazenda Alpes, em Munhoz (MG) / Lírio Tarrango - Lírios Boersen, em Andradas (MG) - Cooperflora

Essa família de lírios é diferente dos tradicionais por possuir coloração também nas “costas” do botão. Os lírios comuns, quando fechados, são igualmente verdes e somente revelam a cor quando os botões se abrem. Por essa evolução do botão, podem ser usados de diversas formas na decoração, inclusive com flores semiabertas ou mais fechadinhas. Pode-se dizer que essa é uma variedade do futuro. Outro diferencial é o tamanho das flores que, quando abertas, chegam a mais de 20 cm de diâmetro.
 Lírios Dobrados - Grupo Reijers - Fazenda Alpes, em Munhoz (MG) - Cooperflora

Produzidos nas cores branco e rosa, possuem o dobro de pétalas de um lírio tradicional. Suas flores são enormes e diversas por haste, preenchendo um arranjo sem a necessidade de outras espécies complementares. A durabilidade é outro diferencial. Depois de colhido, pode durar até duas semanas em vaso com água fresca e em condições favoráveis de temperatura.
 Petúnias Lightning Sky, Glacier Sky e Pink Sky - Flora Beijo (Veiling), em Holambra - Jean Kortstee Ferreira

A família Night Sky (roxa com pintas brancas que parece um céu estrelado) cresceu este ano. A Pink Sky é rosa com pintas brancas. A Lightning Sky é branca e tem as bordas bem acentuadas na cor bordô. Já a Glacier Sky é toda roxa com bordas brancas. Os cruzamentos foram desenvolvidos pela empresa melhorista Selecta, da Alemanha.
A espécie é originária da África do Sul. Essas combinações e a disposição das cores da “flor do céu estrelado” são raríssimas entre as petúnias. As flores são simples, em forma de trombeta, em tamanho de médio a grande, vistosas e delicadas. As folhas são ovaladas, pequenas e macias, verdes e possuem pilosidades (pelos). Própria para o paisagismo, as petúnias preferem clima mais ameno.
Cravínea Pink Kisses - Dianthus Pink Kisses - Flora Beijo (Veiling), Holambra - Jean Kortstee Ferreira

Trata-se de  uma miniatura de cravo. Essa variedade recebeu o nome de Pink Kisses (beijos rosa),  porque sua flor tem o formato de beijo. Possui um leve perfume, muito agradável. Desenvolvida na Europa tem como diferencial a alta resistência a doenças e pragas e durabilidade de até quatro semanas dentro de casa, diferentemente das outras cravinas, que são todas próprias para jardins. Com boa adaptação para vasos ou canteiros, esta espécie prefere ambientes com média luminosidade. Ideal para decorar ambientes internos, sacadas, varandas.
Hibiscos Petit Orange - Sítio Panorama Flores (Veiling), Holambra. René Vernooy

Seu diferencial não é apenas o tamanho mini do hibisco, mas também a abundância de botões na planta. As flores ficam abertas de dois a três dias.  Trata-se de um mini-hibisco, que chega ao mercado, por enquanto, somente na cor laranja. Esta planta compacta tem a produção um pouco mais lenta em relação aos hibiscos normais.
O material genético foi desenvolvido na Dinamarca pelo melhorista Graff Breeding. As primeiras mudas chegaram ao Brasil em 2016 e foram necessários quase três anos para a formação das matrizes, que produzem as estacas para a produção final. É uma planta muito premiada: em 2017, ganhou o IPM Innovation Award em Plantas Floridas, como a melhor novidade mostrada no IPM Essen, e ficou em terceiro lugar no RHS Chelsea Flower Show, também em 2017, como Planta de Ano. Sua produção atinge 2.000 vasos por semana.
Orquídea Dendrobium Nobile – “Olho de Boneca” - Terra Viva (Veiling)


Ainda em fase de teste na produção, a nova variedade dessa orquídea tem flores amarelas, com as bordas levemente lilás. Popularmente conhecida como Olho de Boneca,  já está consolidada no mercado nas tonalidades branca, lilás e laranja. É um gênero ainda pouco explorado, pois sua comercialização acontecia somente na primavera. Hoje, graças ao avanço da tecnologia, essa flor é produzida todos os dias do ano, despertando atenção pela sua beleza botânica e seu perfume doce, que exala quando colocada em ambientes mais quentes.

“Tulipo” e “Tulipas Variadas” no pote 9 e no pote 12 quadrado - Jan de Wit


A embalagem “Tulipo” foi desenvolvida especialmente para a Expoflora, homenageando o personagem do evento e permitindo que os visitantes levem a flor símbolo da Holanda para casa. Foram selecionadas variedades sortidas de tulipas holandesas (branca, amarela, vermelha, rosa clara e rosa escura). Já as Tulipas Variadas” - no pote 9 e no pote 12 quadrado - chegam em embalagens que visam a facilitar o transporte e o manuseio do produto. São duas variedades de tulipas holandesas (branca e vermelha) produzidas no Brasil com tecnologia para garantir um meio adequado de produção: câmaras frias para estoque, enraizamento, congelamento e estoque de flores antes da entrega ou venda. A temperatura de produção é de 15 a 25 graus.
Trigo em vaso ou grama de trigo - Flora Beijo (Veiling) - Jean Kortstee Ferreira

Fotos:Divulgação

Também chamada de clorofila, esta planta é muito utilizada como alimento para gatos e cachorros, pois ajuda na sua digestão. Seu uso está em alta, também em suco detox.
 Serviço
38ª Expoflora
Localização: Holambra – SP
Data: 30 de agosto a 29 de setembro de 2019, de sexta a domingo
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 52,00 na bilheteria, no site 
www.ingressorapido.com.br e com os representantes informados no site www.expoflora.com.br
Ingressos para grupos: (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168- 3600 e 
centraldereservas@expoflora.com.brlaercio@expoflora.com.br e reservas@expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1421 e 
expoflora@expoflora.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário