O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » 'Agosto' Coloca no Palco Conflitos Familiares

'Agosto' Coloca no Palco Conflitos Familiares

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 26 de agosto de 2019 | agosto 26, 2019


Teatro Porto Seguro recebe o espetáculo Agosto, do americano Tracy Letts, uma contundente história sobre conflitos familiares. Mostra uma família desconectada, cujos membros insistiram na união o quanto puderam, mas que chega finalmente ao limite da desistência. Apesar de se tratar de um texto denso, há certa descontração na peça, uma divertida recusa em levar-se demasiado a sério, uma tendência a nos passar “rasteiras” cômicas nos momentos que achamos que não há mais espaço para o riso.

Violet (Guida Vianna) e Barbara (Letícia Isnard) são as protagonistas. Violet vive numa situação limite, literal e metaforicamente falando. Literal porque faz quimioterapia para um câncer e talvez sua morte esteja anunciada. Metaforicamente, porque sua família está se desmantelando: o marido sumiu, as filhas só esperam o funeral para partir e a ela só restará permanecer sozinha aos cuidados de uma empregada.

“Barbara é a filha preferida,  porque Violet a julga a mais inteligente e a mais parecida com ela. Os temperamentos similares levam as duas a embates frequentes. Violet guarda profunda mágoa de Barbara porque ela não voltou pra casa quando soube do seu câncer, mas regressou quando o pai desapareceu. A peça conta uma história familiar com seus conflitos e  afetos. E essa família pode servir como espelho reflexivo para qualquer indivíduo,” afirma Guida Vianna, vencedora dos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Atriz por sua interpretação da protagonista.



Também vencedora do Prêmio APTR, como atriz coadjuvante, Letícia Isnard defende a ideia de que “Barbara é uma mulher forte, que passa por um momento de total desestabilização. Seu casamento está ruindo, vive em crescente conflito com a filha adolescente, que luta para não ter o mesmo destino da mãe: a solidão, consequente de uma personalidade forte e agressiva. A tendência de Barbara é ficar igualzinha a Violet. E romper com esse ciclo de infelicidade e violência é também um ato de amor.
O diretor André Paes Leme divide o palco nos cômodos da casa para uma “múltipla espacialidade” que vai exigir uma visão ativa do espectador. Vivendo entre o Rio e Lisboa – onde realiza os estudos do Doutorado na Universidade de Lisboa e onde já montou 5 espetáculos, ele  lembra  que o primeiro cuidado na montagem foi “suavizar o contexto norte-americano” da peça. O segundo foi em relação ao “realismo acentuado” proposto pelo autor:
“Priorizei as situações de conflito e busquei não valorizar  a construção do ambiente de cada cena. Me interessa a complexidade das relações familiares, a intensidade com que depositamos no núcleo familiar tanto um amor inquestionável como também as angústias e inseguranças das nossas vidas”, explica o diretor, acentuando que textos como esse revelam o quanto imprevisível é o comportamento humano.
Fotos: Claudia Ribeiro

Se o destino das personagens é inevitavelmente trágico, isso não faz de Agosto uma tragédia. Tracy Letts usa recursos do melodrama, da comédia de costumes, das sitcoms da televisão norte-americana e do vaudeville, mantendo a unidade formal, a coerência interna e estética da sua obra.
Tracy Letts é um dos mais importantes autores do teatro contemporâneo dos EUA. Vencedor dos prêmios Pulitzer na categoria Melhor Drama e Tony na categoria Melhor Texto, August: Osage County estreou em Chicago em 2007, na montagem do Steppenwolf Theatre Company, encenada depois em Nova York e Londres, entre outras cidades e países. Em 2013, a obra inspirou o filme Álbum de Família protagonizado por Meryl Streep e Julia Roberts.
Agora o espetáculo ganha sua primeira montagem no Brasil pelas mãos da produtora Maria Siman, da Primeira Página Produções, em parceria com Andrea Alves e Sarau Agência de Cultura Brasileira. Maria Siman adquiriu os direitos do texto teatral para montagem no Brasil após assistir ao filme Álbum de Família. “Percebi que se tratava de dramaturgia adaptada para o cinema e parti em busca dos direitos de montagem da peça no Brasil”, lembra.
AGOSTO - de Tracy Letts
De 30 de agosto a 29 de setembro – Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.
Classificação: 14 anos.
Duração: 130 minutos.
Gênero: Comédia dramática.
Ingressos: R$ 80,00 plateia / Balcão e frisas R$ 70,00.
Teatro Porto Seguro - Al. Barão de Piracicaba, 740  – São Paulo; tel. (11) 3226.7300.
Bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário