O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Truques de decoração ajudam a evitar crises de alergia

Truques de decoração ajudam a evitar crises de alergia

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 12 de julho de 2019 | julho 12, 2019




Inverno é a estação mais delicada para quem sofre de doenças alérgicas respiratórias, como  rinite,  sinusite e  asma. Muitas vezes estão na própria casa os fatores que agravam a condição de quem tem alergia à poeira, ácaros e mofo. Mas é bom saber que a arquitetura e a decoração podem ajudar a manter o lar mais saudável e evitar os vilões dos alérgicos.

Experiente nessas questões, a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura, compartilha as principais referências que utiliza em seus projetos:

Pisos e revestimentos


Quem vai construir ou reformar tem a possibilidade de priorizar uma boa ventilação e a entrada de luz natural na casa. Mas a escolha dos revestimentos para chão e paredes é uma etapa que também merece atenção.

Pisos  fáceis de limpar com pano úmido (como os frios ou de madeira) são a melhor opção para os  alérgicos. Quanto aos carpetes, hoje existem no mercado modelos com propriedade antialérgica. Eles são produzidos com fibras sintéticas, que não retêm poeira e evitam a proliferação de ácaros. Mesmo assim, o carpete demanda uma limpeza periódica para evitar alergias: aspirar ou lavar, de acordo com as características do produto.


“Também é importante escolher revestimentos lisos para as paredes, já que texturas rugosas  acumulam mais pó. Para os papéis de parede, prefira versões laváveis”, aconselha Karina. Usar rejuntes antimofo no banheiro é o toque final para um ambiente mais saudável.

 Mobiliário, cortina e tapete


Um décor clean, apenas com o essencial, é a principal recomendação para os alérgicos. Móveis e objetos de decoração em excesso aumentam o acúmulo de sujeira e dificultam a limpeza. “A impermeabilização de sofás é um ótimo recurso para evitar a concentração de pó”, destaca a arquiteta.

Para as cortinas – tão importantes para controlar a iluminação e trazer privacidade ao ambiente – Karina recomenda escolher  tecidos resistentes para lavagens com maior frequência. Ou então optar pela praticidade das  persianas.

Tapetes costumam ser vistos como vilões e um reduto para ácaros e poeiras. Mesmo assim, não é preciso eliminá-los do décor: a dica é priorizar peças com tramas fechadas e sem pelos, evitando o acúmulo de pó e facilitando  a limpeza frequente.

 Quarto

Fotos Eduardo Pozella

Junto com as orientações gerais, nos quartos vale usar capas impermeáveis em colchões e travesseiros. As colchas devem ser lavadas a cada  dois a três meses. Além disso, como os  livros acumulam poeira em suas páginas e podem apresentar mofo, a estante deve ser transferida para a área social.

Nos armários e closets, os produtos antimofo,  à base de cloreto de cálcio, geralmente encontrados em embalagens de potes nas gôndolas dos supermercados, são indicados para retirar a umidade dos espaços.

Por fim, Karina ainda ressalva que nos quartos de crianças alérgicas,  deve-se evitar bichos de pelúcia. “Além disso, móbiles sobre o berço e outros objetos próximos ao bebê devem estar sempre limpos”, alerta.

Muito mais que fazer  projetos, Karina Korn defende que  os trabalhos de arquitetura e decor significam realizar sonhos.


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário