O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Flores colorem e perfumam as obras dessa artista plástica

Flores colorem e perfumam as obras dessa artista plástica

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 23 de maio de 2019 | maio 23, 2019






Sueli Dabus utiliza várias  temáticas em seu trabalho. Porém, uma das inspirações recorrentes é resultante de sua paixão por flores, que chegam às telas após esmerada pesquisa de formas e cores.

“Lidar com flores é, de certo modo, uma maneira de lidar com a própria vida, sempre com sensibilidade e com a convicção de que existe um permanente desafio de aprimoramento”, analisa o crítico Oscar D’ Ambrosio, jornalista pela USP e  mestre em Artes Visuais pela Unesp.


Pintar flores envolve toda uma tradição e uma maneira de entender o próprio espaço. Esse tipo de reflexão significa retomar o que já  foi feito e construir o próprio trabalho,    apontando sempre para novos e mais densos caminhos, como avalia D’Ambrosio.

Na sua visão, as  flores de Sueli Dabus - vencedora do 3º Prêmio Bienal de Firenze -   mesclam simultâneamente dois pontos de vista complementares. De um lado,  um sentimento de dentro para fora, ou seja, a liberdade de encontrar no gesto as respostas para inquietações interiores. De outro, captar as impressões, de fora para dentro, daquilo que a natureza está a dizer.


“Uma primeira interpretação da flor está naquela visão que a entende como o símbolo da paixão sem controle e da beleza. Observando as flores que a artista pinta, percebe-se que  sua maior preocupação é unir a técnica à sensibilidade. E isso não é tão simples como pode parecer, já que engloba uma pesquisa constante e a convicção de que arte é algo visceral, sem o qual a existência perde um pouco de seu sentido”, finaliza o crítico, que é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mais informações: www.suelidabus.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário