O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » E eis que a criação moda começa pela escolha do tecido

E eis que a criação moda começa pela escolha do tecido

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 1 de novembro de 2018 | novembro 01, 2018



A criação de uma coleção tem como ponto de  partida  a escolha da matéria-prima. Graças ao seu caimento, colorido ou estampa, o tecido  vai direcionar o design de moda. Daí a importância da  FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018, realizada no final de outubro, na capital paulista.  O evento  confirmou as forças do inverno 2019 e revelou com antecedência inspirações e tendências para a primavera-verão 2020.  

A exposição  destacou a presença de expositores nacionais e internacionais  e recebeu  visitação qualificada.  Nesta edição, os organizadores investiram   na   realização simultânea e gratuita do Fórum FebraTêxtil, cuja   programação visou proporcionar conhecimento sobre tecnologia e tendências.

Hélvio Roberto Pompeo Madeiradiretor-presidente do FCEM|Febratex Group, promotor e organizador da FebraTêxtil lembra que  sentiu no ar  a importância e   a grandeza de uma feira têxtil . “A movimentação dos visitantes gerou, além de negócios,inúmeros   contatos que deverão  viabilizar vendas em curto prazo.  Nosso objetivo é que  São Paulo volte a sediar um evento forte focado nos confeccionistas, estilistas  e demais  profissionais de moda, representando toda a cadeia de valor do setor, propiciando um ambiente de negócios e de troca de informações”, pondera.
Novidades

A Digitale Têxtil  expôs tecidos inovadores e com as tecnologias  supermicrofibra, proteção UV 50+, microcápsulas de aloe vera,  que hidratam a pele, tratamento antibacteriano e elastano com resistência ao cloro. A  nova coleção prioriza  estampas localizadas com mesclas e cores lisas.

A Hudtelfa apresentou sua coleção de denins superleves para moda feminina e masculina. O índigo 100% viscose também ganha espaço, com caimento perfeito e toque macio. Sempre reconhecida pelos tecidos para camisaria masculina, a empresa vem trabalhando pela expansão de sua coleção Femme.

Tweeds e malhas são os produtos exclusivos que a importadora Ima Têxtil sugere para o  inverno 2019. Por sua vez, a  Jolitex mostrou  novidades atraentes em denim através de  peças  desenvolvidas especialmente para a feira.



Antecipando as tendências para a primavera-verão 2020, a Kipas Denim apresentou denins e tecidos coloridos. Para quem não sabe, a  Luisa Brax, importadora de tecidos estampados, também possui estamparia exclusiva, desenvolvida por uma equipe que atua na pesquisa e criação. A coleção é composta por tecidos 100% direcionados à moda feminina, em composições de viscose, tecidos de poliéster e de poliamida (para moda praia).


 A Santanense, grande  produtora de denim, antecipou  os lançamentos para o verão 2020. A empresa tem, em seu portfólio,  produtos superelastizados e  tecidos com misturas de fibras (algodão, linho e modal), que conferem toque e caimento diferenciado.  

Especializada em  estamparia digital, a Prima Digital  levou para a feira seu portfólio de  tecidos, malhas e estampas.
Empresa reconhecida pela  produção de flanelas e brins, lisos e estampados, a São-Joanense  apresentou na feira sua Coleção Kargo Verão 2019. Já a  Texneo expôs seu mostruário recheado de  novidades em malhas direcionadas  para os segmentos sportswear, beachwear e underwear.

 
foto dorival zucatto

Um amplo portfólio de estampas foi apresentado pela Vicunha. São mais de 190 artigos em interpretações originais de clássicos - como camuflados, xadrezes, listrados, grafismos abstratos, animal prints e florais - e as novidades da coleção SS20. Algumas  novidades expostas  foram assinadas por conceituados estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch, Isaac Silva, Carol Funke e Maison Revolta.
  
A Vicunha também  apresentou ao mercado sua nova plataforma de estampas, o App VSpace, um catálogo digital que permite que o usuário navegue pelos diferentes prints da fabricante em tecnologia 3D, com simulador desenhado, para facilitar a visualização das estampas em diferentes shapes, otimizando o processo de criação das coleções.

Programação Simultânea

A programação simultânea do evento contou com atrações como o Innovation Talks TendereBrasil Fashion Trendy e conteúdo que antecipa as tendências da moda para as próximas estações.  A mostra contou ainda com talks realizados pela NILIT, especializada na produção de fios de Nylon 6.6, que  apresentou seu amplo portfólio de produtos de moda, além de performance com os estilistas Alexandre Herchcovitch e  Glória Coelho e com Eduardo Buck, diretor comercial da Lectra.



A Consultoria de Moda GFT - Glam Fashion Team, que reuniu Paulo Spazzapan, Robi Spatti e Augusto Rezende, apresentou  desfiles de jeanswear nos três dias do evento. 

GFT também assinou os Painéis da Exposição “Fenit - Uma história pra contar”, que homenageou a trajetória do empresário e pioneiro de todas as feiras brasileiras Caio Alcântara Machado.
A próxima edição da feira já tem data marcada: será  de 29 a 31 de outubro de 2019, no  Pro Magno Eventos. Mais informações: www.febratextil.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário