O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Grafiteiro americano que esconde sua identidade conclui mural gigantesco na capital paulista

Grafiteiro americano que esconde sua identidade conclui mural gigantesco na capital paulista

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 20 de setembro de 2018 | setembro 20, 2018




No centro de São Paulo, no bairro da Republica, um novo mural gigantesco, representando um menino comendo rosas em meio a um mar de espinhos, já pode ser visto pelos transeuntes. Ocupando 13 andares de um edifício alto e medindo 45m x 45m, o mural surge sobre o tráfego diário da Avenida Rio Branco e pode ser visto a mais de um quilômetro de distância.
Há quatro meses, sempre que  há luz do dia, um artista solitário e mascarado se perde em meio à sua pintura gigantesca. Seu nome é BiP, um grafiteiro americano que, apesar de nunca ter revelado sua identidade,  criou obras monumentais em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Rússia, Chile, China, Canadá, Argentina, Peru e Colômbia.
Para o artista, este trabalho tem um significado especial. "Meus murais  devem refletir nossas vidas, que não são apenas sobre comer rosas, mas sobre comer rosas em meio a um mar de espinhos."


Combinando uma mistura de cores sutis  com um conceito inovador, BiP cria peças de rua com  temas humanistas e da classe trabalhadora. Peças desse grafiteiro são conhecidas por atrapalhar o tráfego em cidades como São Francisco, na Califórnia, onde ele acumulou uma série de grandes edifícios impossíveis de serem perdidos de vista.
Apesar dessa produção prolífica, no entanto, o grafiteiro é fotografado  usando uma máscara e, quando gravado, modifica a voz. "Não quero que as pessoas me tratem de maneira diferente porque sou um artista famoso. Isso  me separaria do público e me deixaria triste”, argumenta.
A arte de BIP é eclética e imprevisível:  inclui grafites pequenos ou grandes, mashups fotográficos, referências à cultura pop, ou mesmo frases. Frequentemente ele usa pessoas locais como modelos para seu trabalho. O mural que  finalizou em São Paulo foi inspirado no menino Dudu Alves,  de 10 anos,  de Corinthias-Itaquera, que faz performances de rua imitando Michael Jackson na Praça da República e na Avenida Paulista.


Embora a maioria do trabalho do BiP seja público, ele raramente ganha dinheiro com murais. Sua principal fonte de renda  são  suas telas,  frequentemente vendidas por mais de US$ 10.000 e adquiridas por atletas  e celebridades, bem como por empresas de tecnologia como a Google.
Embora esses trabalhos sejam privados, BiP também está tentando alavancar esse sucesso para o crescimento da comunidade de arte pública. Está no processo de abrir uma nova galeria em São Francisco para exibir obras famosas e de artistas pouco conhecidos, incluindo brasileiros. Ele acredita que  São Paulo tem potencial para se tornar, no futuro, a capital do grafite do mundo.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário