O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Peça teatral aborda comédia, música e vedetes

Peça teatral aborda comédia, música e vedetes

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 29 de agosto de 2018 | agosto 29, 2018



O espetáculo Daqui Ninguém Me Tira estreia dia 5 de setembro, quarta-feira, às 21h, no Teatro Porto Seguro. Trata-se de comédia dramática, com números musicais inspirados em marchinhas e canções que fazem parte de nossa memória teatral.

O projeto foi idealizado pelo ator e produtor Giovani Tozi. Apaixonado pela história do Teatro Brasileiro, ele reuniu Noemi Marinho e Neyde Veneziano  para conduzir a peça que traz uma discussão profundamente atual, tendo como pano de fundo as vedetes do Teatro de Revista.

O texto conta a história de um senhor conhecido como Veludo, que  trabalhou por anos numa antiga companhia teatral, e fazia o que fosse preciso para que se abrissem as cortinas para o público. Os anos se passaram e os conteúdos desses espetáculos foram ficando cada vez mais "fora de moda". Hoje em dia talvez fossem considerados racistas, machistas, homofóbicos e muito mais. Veludo fazia tudo isso por ser um grande fã das vedetes.

Chegaram os anos 60. A mulher foi adquirindo cada vez mais protagonismo na sociedade,  chegando até o  empoderamento dos dias atuais. A companhia teatral, ao contrário, naufragou. Porém, como uma última gentileza, deixaram que Veludo morasse num galpão, onde ficaram guardados alguns cenários e figurinos dos espetáculos.

A região se valoriza e a especulação imobiliária faz com que os caminhos de Veludo se cruzem com os do jovem Herculano. O terreno precisa ser desocupado para a construção de torres de edifícios. O espetáculo começa no meio desse entrave. Ao som de Daqui Não Saio, Daqui Ninguém Me Tira, Veludo declara que tirá-lo daquele lugar não será tarefa simples. Esse primeiro conflito é apenas o start para que os personagens levem à plateia questões do nosso dia-a-dia.

Tudo de forma muito bem humorada,  colocando luz sobre assuntos que têm sido tabus nos últimos anos. O espetáculo tem cinco números musicais, entre eles um de plateia divertido e inteligente. Como no Teatro de Revista, a dramaturgia caminha para um apoteótico final, onde progresso e passado são confrontados.

A dramaturgia é assinada por Noemi Marinho, autora premiadíssima de grandes sucessos de bilheteria como Almanaque Brasil, Fulaninha e Dona Coisa e Brasil S/A. Em Daqui Ninguém Me Tira pode-se esperar o clima revisteiro de Almanaque Brasil, através dos números musicais interpretados por Veludo e o embate ideológico de Fulaninha e Dona Coisa, conduzido pelo jovem Herculano.

Neyde Veneziano é a diretora do espetáculo. Premiada diversas vezes por inúmeros trabalhos em dramaturgia e direção,  é  autora de cinco livros sobre o tema.

Giovani Tozi e Ataíde Arcoverde se encontraram pela primeira vez no elenco do espetáculo Tróilo e Créssida, de William Shakespeare, dirigido por Jô Soares. Os planos de trabalharem juntos nasceu da química e da amizade que a dupla cultivou na longa temporada.

fotos: priscila prade

Arcoverde tem também uma extensa carreira ligada ao humor. Na Rede Globo participou de diversos programas, principalmente ao lado de Chico Anysio. Atualmente está no ar em três séries do Multishow: Treme-Treme, Xilindró e A Vila, com Paulo Gustavo. Já Tozi está em cartaz com o espetáculo A Noite de 16 de Janeiro, de Ayn Rand,  dirigido por Jô Soares. Também já desempenhou muitos papeis cômicos no teatro, entre eles, o caipira escrito por Luis da Camara Cascudo, na peça O Colecionador de Crepúsculos, de Vladimir Capella, que lhe rendeu o Prêmio Coca-Cola.

Serviço

DAQUI NINGUÉM ME TIRA 
De 5 de setembro a 11 de outubro – Quartas e quintas, às 21h.
Ingressos: R$ 70,00 – plateia / balcão e frisas - R$ 50,00.
TEATRO PORTO SEGURO - Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo. Informações: tel.  (11) 3226.7300; www.teatroportoseguro.com.br ; Vendas: www.tudus.com.br


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário