O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » São Paulo sedia evento imperdível para chocólatras

São Paulo sedia evento imperdível para chocólatras

Written By Deise Sabbag on sábado, 17 de dezembro de 2022 | dezembro 17, 2022



Quem  é da turma que canta, como Tim Maia, “eu só quero chocolate”, não pode perder um  programaço neste final de semana. Inúmeras atrações e farta degustação aguardam os visitantes do Chocolat Festival,  considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil. 



Em sua terceira edição na capital,  no Centro de Convenções do Anhembi, a atração oferece  vasta programação, divulgando  sabores e cultura desde o fruto até o produto final.  Falando nisso, as criativas embalagens dos tabletes de chocolate atraem ao primeiro olhar. 


criativas embalagens


Após estrear na Europa,  o evento está de volta a São Paulo,  até o dia 18 de dezembro, reunindo  toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, derivados, aspectos e manifestações culturais e artísticas.  


Túnel Cabruca


Logo na entrada, o público é supreendido pelo Túnel Cabruca, experiência sensorial de áreas de cultivo de cacau sombreadas pela floresta preservada.


panetones com muito chocolate

São Paulo representa  o maior consumo per capta de chocolate do país. Após o sucesso de seis edições pelo Brasil e uma na Europa,   a ideia é encerrar  este ano com um Natal saboroso, com muito chocolate”, relata  Marco Lessa, idealizador do projeto e responsável pela organização do evento. 


esfoliante de chocolate



O festival comercializa itens como panetones, geleias, pimentas,  licores  e até produtos de beleza.



geleias de sabores nordestinos


 

Da Bahia para São Paulo


 



Só neste ano, a atração já passou por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA), Linhares (ES) e Belém (PA), além da edição internacional na cidade do Porto (Portugal), realizada em outubro.  O evento  firma o sul da Bahia como uma das principais regiões produtoras de chocolate de origem do Brasil, além de  promover o turismo e a cultura regional com característica na economia criativa.

 

O Chocolat Festival São Paulo é promovido pela MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior, e conta com apoio do Governo do Pará, Governo da Bahia, FunCacau.

 

 Se lambuze nas atrações


farta degustação


Voltado para consumidores e profissionais da área, o festival contabiliza 120 expositores de cerca de 250 marcas de origem, bean to bar, premium e gourmet. Além da comercialização de chocolates e outros derivados do cacau,  conta com palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária. Eis alguns destaques das atrações:  

Cozinha Show - espaço onde renomados chefs executam  receitas ao vivo.


atração infantil


Cozinha Kids – local  que oferece   recreações e minicursos voltados para o público infantil. Também conquista as crianças um boneco representando o chocolate que circula pelo Festival.

Expositores da Economia Criativa  - destaca artesanato, artpopular,  l literatura e gastronomia regional.

Fórum do Cacau – apresenta painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo.


Escultura de chocolate.
 Fotos:  Lucinda Bastos. 


Ateliê do Chocolate - esculturas de chocolate são feitas ao vivo por chocolatiers brasileiros.

Historia do chocolate - exposição conta a história do cacau ao chocolate.

Curso Bean To Bar | Chocolat São Paulo 2022 - Novidade desta edição, o Lounge Origem é palco de  palestras, workshops de chocolatiers e produtores de cacau, além de exposição de marcas bean to bar  (processo feito a partir da amêndoa de cacau).

Lançamento do  Chocolat Brasil Awards  prêmio  que será conferido ao  melhor chocolate do país.

Mais informações: sac@chocolatfestival.com

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário