O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Peça on line aborda vida do primeiro político assumidamente gay eleito nos EUA

Peça on line aborda vida do primeiro político assumidamente gay eleito nos EUA

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 31 de março de 2021 | março 31, 2021




Idealizado e interpretado por Ed Moraes, o espetáculo Eu Não Sou Harvey - O Desafio das Cabeças Trocadas - é inspirado na figura de Harvey Milk (1930-1978), primeiro político dos EUA a se assumir homossexual e um dos principais ativistas na luta pelos direitos humanos. A peça, escrita e dirigida por Michelle Ferreira estará online de 1º a 30 de abril no site do ator.

Ed Moraes também vai apresentar um debate especial no Café com Milk, um bate-papo em formato de live, no dia 1º de abril, às 18h, com Jean Wyllys e Renan Quinalha para falar sobre A arte como ferramenta política. E no dia 2 de abril realiza o workshop de produção Da ideia a realização pelo Zoom. Todas as atividades são gratuitas.

Em cena, um ator que aceitou o desafio de viver o ativista percorrerá uma trajetória inusitada, do Brasil colonial até os Estados Unidos de 1978, tentando provar uma tese sobre esse assassinato. O espetáculo estreou em fevereiro de 2020 no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e logo teve a temporada interrompida pela pandemia do Coronavírus.




Sobre a idealização da peça,  Ed Moraes conta que passou por um período de crise criativa em 2014, quando não conseguia mais encontrar algo na dramaturgia que reverberasse dentro dele. “Decidi falar do primeiro político assumidamente gay dos EUA a ser eleito, um agente transformador e ícone mundial do movimento LGBTQIA+, que teve apenas 11 meses de mandato e que foi brutalmente assassinado. Não preciso nem dizer que essa era a ponte que ligava São Francisco (Califórnia) de 1970 ao Brasil atual e seu ranking mundial de assassinato à comunidade LGBTQIA+. Não dá pra ver nosso país alcançando esse posto e não fazer nada pra tentar refletir e problematizar sobre isso”, explica.

A encenação e o texto de Michelle Ferreira não têm a proposta de reconstruir de maneira factual e cronológica a trajetória de Milk. Ao invés disso, partem de vários símbolos e de cenas  dinâmicas para traçar paralelos entre a figura do ativista norte-americano, a realidade brasileira e os processos históricos que levam a humanidade a cometer atrocidades como essa.




Esse processo criativo foi desafiador para a carreira de Ed Moraes. “Em quase 20 anos no teatro eu nunca tinha feito nada parecido. Quando acabei de ler o texto tive uma crise de choro. Entendi que o que tanto buscava, estava ali em minhas mãos. Porém, existia esse desafio, que era um mergulho de um ator, dentro dos fatos vividos por Harvey, ora flertando ser ele e ao mesmo tempo com um distanciamento biográfico, pela não obrigação de interpretar o mesmo, dizendo a todo instante ‘Eu não sou Harvey’. São as memórias dele. Mas são as minhas, as nossas também. Cada um sofreu uma violência em certo nível, tanto ele como eu, e isso dentro de mim ecoa a todo momento”, revela o intérprete.

O espetáculo Eu não sou Harvey - o Desafio das Cabeças Trocadas, de Michelle Ferreira, é o terceiro espetáculo da Cia  dos Inquietos e o primeiro monólogo do fundador deste espaço de criação.

Serviço:
EU NÃO SOU HARVEY – O DESAFIO DAS CABEÇAS TROCADAS
De 1º a 30 de abril

Disponível no site www.edmoraesoficial.com

Duração: 60 minutos
Classificação:
14 anos

Café com Milk

Apresentando por Ed Moraes

Dia 1º de abril, quinta-feira, às 18h

Tema: A arte como ferramenta política.

Convidados: Jean Wyllys e Renan Quinalha.

Instagram: @edmoraesed

Duração: 1 hora

 

Workshop de produção - Da ideia a realização.

Dia 2 de abril, sexta-feira, das 18h às 22h.

Realizado pelo zoom.

Inscrições pelo e-mail: arrumadinhoproducoes@gmail.com

 

Todas as atividades são gratuitas.

Fotos: Caio Oviedo/Gustavo Steffen/Amanda Clemente


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário