O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Espetáculo Cômico Grátis Aborda Dificuldades em Obter o Auxílio Emergencial

Espetáculo Cômico Grátis Aborda Dificuldades em Obter o Auxílio Emergencial

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 | fevereiro 23, 2021




O descaso das instituições no atendimento ao cidadão levou um grupo de artistas a montar um espetáculo para retratar,  de forma cômica e crítica,  a influência do poder público sobre a população. Reunindo os artistas Lucas SanchoMarisa BezerraElisa Porto e Ricardo Tabosa, com dramaturgia de Bruno Sperança e trilha sonora da cantora JosyaraEm Análise faz temporada on-line de 1º a 16 de março. As sessões acontecem às segundas e terças-feiras e serão transmitidas pelo canal do Youtube da produtora, sempre às 20h. A sessão do dia 15 de março contará com interpretação em libras. libras.

A peça se passa em um futuro próximo e distópico, inspirado por fatos políticos da atualidade. As personagens Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham no fictício prédio de contas do Auxílio Emergencial do governo - uma central de atendimento ao cidadão com dificuldades em receber o benefício.

Em meio ao caos das reclamações de beneficiários com situação em análise há meses, os funcionários da instituição são surpreendidos com uma decisão da chefia: terão que ficar em confinamento dentro da repartição, já que um funcionário está com suspeita de contaminação por um vírus desconhecido.

A partir daí, desenrolam-se acontecimentos e transformações no passar de um tempo que  leva todos a um limite extremo de revolta e insatisfação.

O projeto surgiu durante a pandemia, reunindo artistas de diferentes estados. Quatro atores em isolamento social decidiram estabelecer intercâmbio artístico na criação de uma obra cênica virtual. Ao experimentarem na pele as dificuldades no atendimento do auxílio emergencial e o descaso do poder público na gestão e execução da verba de emergência destinada à população, tornou-se urgente discutir o tema.

O processo acabou conectando artistas de 4 estados diferentes na criação do espetáculo: Ceará, Pará, São Paulo e Bahia. Lucas Sancho e Marisa Bezerra (que é nascida no Pará, mas viveu muitos anos no Ceará), moram atualmente em São Paulo.  Elisa Porto e Ricardo Tabosa estão em Fortaleza. Uniram-se à equipe o dramaturgo paulistano Bruno Sperança e a cantora, compositora, instrumentista e arranjadora baiana, responsável pela trilha sonora, Josyara.

O espetáculo foi criado e apresentado há quilômetros de distância usando a tecnologia como aliada. “Nosso maior desafio foi encarar a ferramenta do Zoom como uma plataforma de provocação. Enxergar as infinitas possibilidades que o formato propõe e o que o ambiente virtual pode despertar enquanto espaço de elaboração. Passamos a enxergar essa plataforma como um elemento de fomento criativo e, a partir do momento que a gente mergulhou nesse universo, as criações vieram naturalmente e de forma fluida”, conta o ator Lucas Sancho.

A direção de arte estabeleceu uma paleta cromática para o figurino e cenário a partir da moda dos anos 1980 e 1990. Abrange referências a diversos aspectos culturais produzidos à época. Tais referências podem estar relacionadas aos meios artísticos, tecnológicos (incluindo computadores e jogos eletrônicos), publicitários, entre outros. O ambiente em que se desenvolve a narrativa é uma repartição pública aos moldes convencionais. O recurso do chroma key, disponível na plataforma Zoom, permite que os atores troquem as imagens de seus planos de fundo da tela transportando o espectador aos escritórios da época, com todo o atraso tecnológico na aparelhagem e forma de atendimento.

Serviço:

Temporada: de 1º a 16 de março. Segundas e terças, às 20h.

Dia 15 de março sessão com interpretação em libras.

Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos:  Gratuito

Transmissão: http://bit.ly/3rboAyP

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário