O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Dá pra Salvar o Planeta Vendendo Mais ?

Dá pra Salvar o Planeta Vendendo Mais ?

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 | fevereiro 19, 2021



Moda é tida e havida como uma das indústrias mais poluentes do mundo. Dizem, mas não provam que é a segunda na escala de poluição. Por isso, é urgente voltarmos  para a ideia de roupas feitas para durar. O objetivo é incutir no público consumidor  a ideia da longevidade da roupa, Ou seja,  comprar menos priorizando a qualidade e, portanto, a durabilidade.

Como entrar no terreno das ações politicamente corretas ? 

- Utilizar tecidos com “selo verde” ou ecofriendly, como algodão orgânico ou “desfibrados” (compostos por retalhos ou fibra de garrafa PET);

- Usar corantes naturais para tingimento dos tecidos;

- Priorizar  peças clássicas  de qualidade, que são mais  duráveis e atemporais

- Evitar modismos relâmpagos. Jamais se deixar seduzir por modismos do fast fashion que,  às vezes, duram menos de uma estação

- Comprar em brechós

- Lembrar que repetir roupa é chique, além de ser  um ato sustentável.




Existem grifes e confecções,  como, a Pierre Balmain, que     escolhem  os tecidos  priorizando o meio ambiente.  Dessa forma, desenvolvendo coleções atemporais para durar mais tempo, neutralizam as emissões de carbono.

A marca Burberry, por exemplo,  anunciou a compensação de emissões de gases de efeito estufa gerados pelo desfile e convidados por causa do deslocamento aéreo de profissionais da área de uma cidade para outra. Já Miuccia Prada, em entrevista à Vogue,  lembra que é preciso  consumir menos para  salvar o planeta. Só que  essa atitude é uma faca de dois gumes.  Traz sim  efeitos positivos, mas também negativos.




Em suma,  vender menos acarreta   perda de empregos e de  poder aquisitivo.  A fórmula mágica para ajudar o meio ambiente passa por estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para criar materiais mais sustentáveis e processos de reciclagem mais eficientes e baratos, impulsionando o crescimento da moda circular em escala global.

Difícil, mas não impossível, contornar essa situação. Basta que indústrias e consumidores dêem as mão e somem  esforços.

 

Deise Sabbag

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário