O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Novidades, Dicas e Segredos da Gastronomia

Novidades, Dicas e Segredos da Gastronomia

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 24 de junho de 2020 | junho 24, 2020



Com a pandemia, ficamos muito tempo em casa e um dos grandes prazeres da vida doméstica é a culinária.  Abaixo, apresentamos dicas, lançamentos e segredos para deixar seu dia a dia mais fácil e  saboroso.  Mãos à obra!

Bom de Ver e Melhor de Comer:
Tortas Ganham Lindas Estamparias.



A Biscoito Fino Tortaria, comandada  pelo arquiteto,  advogado  e chef Thiago Moreira Porto, produz tortas artesanais,  cujas massam seguem receitas francesas, e que, de quebra,  ganham desenhos difrerenciados e geométricos.


Atualmente,  ele comercializa  cerca de 300 tortas por mês, chegando a 50 por dia em datas comemorativas.            Futuramente, o chef   planeja ensinar a  fãs  da culinária essa arte que adiciona requinte às saborosas tortas salgadas ou doces. WhatsApp (011) 98936-2758. Instagram @biscoitofinosp

Segredos no Preparo de Ovos


O chef Melchior Neto preparou um manual com dicas para o preparo do ovo,  que está presente em todas as gastronomias pelo mundo.
Ovo frito –  Para conquistar o Ovo Perfeito, você precisa de uma boa frigideira com antiaderente. Em fogo médio, quase para baixo, inicie o preparo adicionando a gordura de sua preferência (óleo, azeite, manteiga, etc). Não é necessária uma quantidade grande, pois o ovo não deve ser frito em imersão. Em seguida adicione o ovo e assim que a clara começar a cozinhar, tempere com sal e pimenta. O pontoideal  é quando a clara fica completamente branca, o que significa que o ovo já está cozido e com a gema cremosa. Para quem prefere a gema mais firme, a dica é utilizar uma espátula para virar o ovo e cozinhar um pouco mais a gema. “Para ficar ainda mais saboroso, você pode colocar o sal e a pimenta antes de adicionar o ovo na frigideira, garantindo a distribuição do tempero de forma uniforme”, ensina o chef.
Ovo cozido – O primeiro passo é sempre colocar os ovos em água fervente.  É importante ficar atento, pois se água estiver com uma temperatura muito alta os ovos podem se bater e formar rachaduras na casca interferindo no ponto do cozimento.
O ovo deve ficar no fogo por pelo menos 5 minutos, tempo necessário para cozinhar a clara e deixar a gema mole e cremosa, ponto conhecido  como Ovo Mollet. Para os que gostam da gema mais firme, o ideal é cozinhar por 7 minutos. Passando desse tempo, o ovo começa a ficar esverdeado, duro e com textura muito seca.
“O segredo é transferir o ovo para uma tigela com água gelada assim que atingir o tempo determinado para interromper o cozimento e garantir que você consiga descascar o ovo sem quebrar”, alerta  Neto.
Ovos mexidos – Um erro recorrente é deixar os ovos por muito tempo no fogo e eles se transformarem em uma omelete”, explica o chef. Para isso não acontecer o preparo deve ser feito sempre em fogo baixo. Em uma panela adicione a gordura de sua preferência  e os ovos, e com a ajuda de uma colher mexa sempre até a mistura começar a cozinhar. Tempere com sal e pimenta e mexa devagar, isso garante a cremosidade do prato. O ovo mexido está pronto assim que começar a desgrudar da panela.
Ovo Pochê – A dica é mergulhar o ovo, ainda com a casca, em água fervente por apenas 10 segundos para manter a clara mais firme”, ensina Neto. Quebre o ovo em uma vasilha e reserve. Enquanto isso, ferva (sem deixar borbulhar) água com um pouco de vinagre branco e com uma colher faça um redemoinho e jogue o ovo com cuidado bem no centro, sem que a gema fure. Deve-se abaixar o fogo e deixar por 4 minutos exatos até a clara cozinhar e a gema permanecer molinha. Aí é só temperar do jeito que quiser: com sal, molhos, ervas, etc. e comer com torradas, brioches ou waffle”, finaliza Neto.
Serviço: Gema Restaurante – funcionando em esquema de delivery
Endereço: Rua das Paineiras, 378 – Jardim, Santo André– SP Tel.: (11) 4436-3773

Ovo em Pó



Rico em proteína e com ação antioxidante, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos e funcionais. Ele  também é ingrediente fundamental na receita de diversos pratos, como massas, pães, bolos e doces.

Para facilitar  o trabalho de quem utiliza o ovo em sua base de produção, a Katayama Alimentos lança a linha de ovos desidratados, também conhecido como ovo em pó, e que compreende três tipos de produtos:

·  Ovo integral pasteurizado desidratado:  utilizado em bolos, biscoitos, massas, pães, pães de queijo, doces, omeletes, tortas, panetones e em diversas outras receitas como substituto ao ovo in natura;
·  Clara de ovo pasteurizada desidratada: indicada para suspiros, mousses, recheios para chocolate, cobertura para bolos, torrones e em dietas hiperproteicas, em substituição à clara in natura; atua como agente aglutinante, ligante e clarificador de bebidas;
·  Gema de ovo pasteurizada desidratada: utilizada em maioneses, molhos, bolos, biscoitos, sorvetes, panetones e em outras receitas em substituição à gema in natura; atua como agente ligante e emulsificante.

Os ovos desidratados estão disponíveis em embalagens de 500 gramas, 1 e 20 quilos e são destinados à indústria alimentícia e ao food service.

 Os cuidados são rigorosos para garantir a inativação de bactérias e a segurança alimentar do produto final. O prazo de validade  é de um ano (sem perda das propriedades físicas, funcionais e nutricionais), a partir da data de fechamento das embalagens. Tel.: (18) 3606-9000;  marketing@katayama.com.br; www.katayamaalimentos.com.br


Rosé Piscine




Com o inverno chegando, os vinhos rosés constituem  uma grande oportunidade de ampliar os sabores de pratos típicos da temporada como fondues e strogonofes.

“O Rosé é como todos os outros tipos de vinhos, você deve beber quando quiser. Essa linha é o carro-chefe da empresa: foi o vinho Rosé Francês mais vendido no Brasil por dois anos seguidos, em 2018 e 2019”, explica Hildebrando Lacerda, diretor comercial da marca do Brasil.

A empresa  distribui cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e rosés, originários da Espanha, Itália, França e Chile. Também se destaca por apresentar  novidades e tendências como a marca Rosé Piscine, que hoje conta com três produtos Rosé Piscine Stripes, para ser apreciado com duas pedras de gelo; SeaSun, para ser degustado apenas refrigerado e a espumante Freez, também para ser servido com gelo.

Produzido na região sudoeste da França, a bebida tem em sua composição a uva 100% negrete e o paladar é de um vinho rosé de mesa suave, de aroma levemente frutado, com  notas de pêssego, limão e morango e  um toque exóticol de lichia. Apresenta  uma concentração de açúcar que exige que esse vinho  seja degustado com 2 ou 3 pedras de gelo deixando-o mais equilibrado, mas sem perder o sabor”, explica o executivo. Inormações: tel. Tel: (11) 3122-9500 | (11) 94353-5739; www.rosepiscine.com.br


Bolo de Milho com Requeijão



A Casa de Bolos, rede pioneira e maior do segmento de bolos, tem um lançamento especial para
  os apaixonados pelas tradições juninas. Trata-se d Bolo de Milho com Requeijão (R$ 20,00).
Esse bolo é preparado com milho de verdade, além de ingredientes de qualidade, assim como feito em casa. O gostinho agridoce remete ao sabor da pamonha e, se acrescentar um pouquinho de canela em pó, o paladar vai recordar o curau. Contando com mais de 370 unidades pelo país, enquanto durar a pandemia da Covid 19, a rede entrega através de delivery próprio. O aplicativo está disponível e pode ser baixado gratuitamente na App Store e Google Play. Mais informações: casadebolos.com.br

Chope em Barril de 5 Litros



Pensando em atender o público que está em casa e gosta de cerveja artesanal, a Cervejaria Madalena acaba de lançar o primeiro barril de 5 litros de chope artesanal.
O lançamento traz as bebidas no estilo Lager, por 99 reais, e Weiss, India Pale Ale e Double Ipa, por 110 reais. “Somos a primeira cervejaria artesanal no país a produzir a versão nesse tamanho de barril. Foi uma maneira que encontramos para proporcionar novas experiências de consumo”, afirma Renan Leonessa, gerente de marketing da marca.
O barril de 5 litros e os outros rótulos da marca são vendidos por meio do delivery,  que funciona de terças a sábados, das 11h às 17h, ou pelo telefone (11) 4800-0528, WhatsApp (11) 9.7133-4650, aplicativos de entrega de comida pela internet e no site da marca: loja.cervejamadalena.com; www.cervejamadalena.com

Gastronomia Conta História da França



“A Deliciosa História da França”
, lançamento da editora Seoman, mostra como se deu o  percurso da influência da gastronomia no país reconhecido pelas suas centenas de queijos e vinhos. Ao investigar as origens de diversos alimentos típicos franceses, os autores fazem um passeio diferente e agradável pelo panorama histórico da França.
Escrito por Stéphane Rénault,  especialista em queijos franceses, e Jeni Mitchell, uma intelectual norte-americana, Ph.D, o livro nasceu da vontade de ambos em reunir narrativas em torno da alimentação quando Stéphane passou a apresentar as variedades de queijos para Jeni e a descobrir mais  novidades sobre essas iguarias.
Na obra, o leitor descobre, por exemplo, que antigamente os cidadãos franceses preferiam a cerveja ao vinho, que os gauleses foram os responsáveis para trazer para o país o barril de madeira – sem o qual não poderíamos apreciar muitas bebidas alcóolicas  como fazemos hoje –, que, desde o reinado de Carlos Magno, a apicultura era um grande investimento e que cozinhar com manteiga era considerado hábito dos bárbaros e incivilizados.
Ao longo do texto, carregado de muito humor, os autores apresentam os ancestrais gauleses, a dominação romana, os ataques dos vikings, entre outras importantes passagens históricas da França, para detalhar a origem de diversos insumos gastronômicos.
Mostram, nessa trajetória, diversas curiosidades, entre as quais: como o cassoulet ajudou os franceses a vencerem uma guerra, como o crepe derrotou Napoleão, além das origens de queijos famosos como o Roquefort, o Camembert e o Chabichou, sem esquecerem também da história por trás do surgimento de vários tipos de vinhos, do croissant e do absinto.

 Para quem tem Restrição ao  Café 


O café é uma paixão nacional e  grande aliado para obter o foco e a energia necessárias para as atividades do dia a dia, justamente por conter cafeína.

O médico e empresário Marcelo Rodrigues buscou a solução para quem tem alguma restrição à ingestão de café ou outro estimulante. O suplemento NAPalm foi criado para que qualquer pessoa consiga ingerir a cafeína, sem prejuizo para a saúde. “Um dos principais problemas é a irritabilidade causada pela cafeína em quem sofre com gastrite ou refluxo. A grande vantagem é que essa cápsula   libera o seu conteúdo somente no intestino e não irrita o esôfago ou estômago e não gera relaxamento do esfíncter ou  aumento da acidez
 “As doses de cafeína começam a ser liberadas em até 30 minutos após a ingestão, sendo que continua agindo por até seis horas. Isso evita reações como a taquicardia e ansiedade, comuns ao café, às cafeínas em geral e a outros estimulantes”, completa.

Fonte: Marcelo Carleial Rodrigues, Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Pós-Graduação em Perícia Médica pela Fundação Unimed. Pós-Graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduação em Psiquiatria pela CENBRAP/FUNORTE.


Blends inspirados na Guatemala e Indonésia




A L´OR acaba de lançar novos blends que ampliam a linha Origens e prometem despertar ainda mais os sentidos dos apreciadores de cafés premiumL’OR Guatemala e L’OR Indonésia oferecem uma experiência única com grãos cuidadosamente selecionados.
“L’OR inovou o segmento de cápsulas de alumínio compatíveis com máquinas de Nespresso®*,  sendo a primeira a chegar nos supermercados brasileiros.”, explica Tina Cação, Diretora de Marketing da marca  no Brasil.
L’OR Guatemala é um café de intensidade 7, feito a partir de grãos cultivados em solo de calcário. Combinando estas características com a mistura de correntes de ar quentes e frias da região, o produto entrega notas cítricas e de maçã doce, com torra clara a média, que promove um blend elegante e refinado.
De intensidade 9, L’OR Indonésia traz grãos manuseados de  forma especial, que cria um sabor encorpado e deixa uma sensação adocicada na boca. É um café robusto e complexo, com delicadas notas amadeiradas e de chocolate amargo que capturam a essência nativa.
Disponível no e-commerce da marca (https://www.cafelor.com.br/) e nos principais supermercados de São Paulo.

Rosquinhas com Preços Acessíveis


Fortaleza, marca de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, reformula as  rosquinhas do portfólio. A linha é composta por três sabores: CocoChocolate e Leite, em embalagens de 350g.  Já a versão do sabor Coco é também comercializada no Distrito Federal e em Goiás em pacotes econômicos de 700g.
As rosquinhas podem ser consumidas no café da manhã, lanche da tarde, receitas de sobremesas ou mesmo integrar  cestas de passeios com a família.
 “As rosquinhas fazem parte da nossa grande variedade de produtos, com preços acessíveis e ideais para o dia a dia. Também são opções excelentes para oferta nas gôndolas dos supermercadistas”, comenta Márcio Holanda, gerente de produto da Fortaleza. SAC: 0800 702 5509; www.marcafortaleza.com.br

Delivery de Petiscos e Cerveja



Enquanto a vida social e profissional não volta à sua normalidade, os brasileiros adeptos do happy hour têm uma maneira  de manter esses  encontros: agora, por meio de ligações de vídeos. A rede Espetto Carioca entrega via delivery petiscos e bebidas para comemorar o fim do expediente dentro de casa.
Conhecida pela variedade de espetos que incluem mais de 30 opções, entre carne, frango, cortes premiuns e até sabores vegetarianos e veganos, a rede também oferece porções de pão de alho ou calabresa, além de diversos rótulos de cerveja que chegam bem geladas. Os pedidos podem ser feitos através dos principais aplicativos de delivery, como iFood, Uber Eats e Rappi.  Mais informações: espettocarioca.com.br 

Delivery de Sucos




Segundo a Associação Paulista de Supermercado, em março a busca por deliverys de suco cresceu 45% em relação a fevereiro. Esse aumento se deu por conta das ameaças do Covid-19 e da importância de mantermos as taxas de imunidade altas por meio de uma boa alimentação. 

Para corroborar com esse momento, mas sem perder a saudabilidade e valor nutricional, a WOW! Nutrition indica a nova linha SuFresh 100% Fruta,  nos sabores laranja, uva, maracujá e morango, sendo esses dois últimos sabores uma exclusividade em sucos 100%. O suco é rico em vitamina C, não possui aditivos aromáticos artificiais, corantes artificiais e conservantes,e substitui uma das três porções de frutas recomendadas para consumo diário pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, o consumo em embalagens individuais,on the go, minimiza o risco de contaminação. Sua preservação é garantida por meio do processo de pasteurização graças a embalagem Tetra Pak. www.sufresh.com.br


Suplemento Alimentar em Pó




Jeunesse - marca referência em inovação e tecnologia focada em produtos de rejuvenescimento - apresenta (M)MŪN - Immune Function,  suplemento alimentar em pó à base de vitaminas, minerais e glutamina, que funciona como um verdadeiro shot de imunidade matinal.

 
Ideal para ser ingerido nas primeiras horas do dia, o produto concentra um blend de vitaminas A e C, além do zinco, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico do organismo. A composição ainda fornece um boost de minerais como cobre e manganês, que auxiliam na proteção do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, e glutamina 100% pura.
Adoçado com Stevia, com baixas calorias (22 Kcal/dose), sem glúten e com sabor romã e limão, a novidade traz em sua fórmula ingredientes como as próprias frutas romã e limão, além do gengibre. A coloração rosada é reforçada com beterraba em pó.
 Cada dose  contém 6g de pó para ser dissolvida em 100ml de água.

Preço sugeridoR$ 155,90. Encontre um distribuidor Jeunesse  pelo site http://www.jeunessebrasiloficial.com.br



 Kit Alta Imunidade



A Lucco Fit, empresa que faz delivery de alimentação saudável e que foi adquirida no início do ano pela Sapore
 - amplia seu portfólio e anuncia a comercialização do exclusivo Kit Alta Imunidade. O lançamento  atende às recomendações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para que todos fortaleçam o sistema imunológico por meio de refeições nutritivas e balanceadas, com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia da covid-19.

“São pratos ricos em Omega 3 que, além de  fortalecer  imunidade, também melhora o funcionamento das células, atua como anti-inflamatórios e ajuda no aumento de produção da serotonina, o hormônio do bem-estar”, afirma Gabriela Birochi Cerri, nutricionista da empresa.

As refeições do Kit Alta Imunidade utilizam,   em sua composição,  sucos naturais de laranja e limão, ricos em vitaminas C e A, fibras e cálcio e propriedades antioxidantes, que contribuem para  combater os radicais livres.

 O Kit  é composto de 14 refeições, cada uma com média de 761 calorias, programadas para serem consumidas em uma semana (2 refeições ao dia). Entre os pratos estão Risoto negro com parmesão, couve-flor com cúrcuma e frango grelhado (foto acima); Fusili integral com molho rosé e tilápia grelhada; e Frango desfiado com bolinho de quinoa, batata doce e mix de vegetais. O lançamento já está disponível no e-commerce da marca por R$ 282,60. Consulte a área de entrega. https://www.luccofit.com.br/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário