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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Inclusão do Verde nos Projetos de Varejo Pode Fomentar as Vendas

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 12 de março de 2020 | março 12, 2020



A arquitetura sob o conceito do design biofílico – que trabalha para aproximar homem e natureza - é um recurso cada vez mais estratégico para que  estabelecimentos do varejo consigam  atrair, gerar experiência e reter consumidores. “No ano passado, cerca de 25% de todos os projetos de paisagismo que desenvolvemos foram pensados para lojas e estabelecimentos do varejo. Isso porque, na arquitetura, o verde é o elemento mais sinestésico de todos, ou seja, o que consegue impactar e envolver o maior número de sentidos do consumidor integralmente, de uma só vez, enriquecendo a experiência de compra”, pondera  Danilo Vilela, design de interiores e diretor de marketing da Vertical Garden, empresa referência em paisagismo corporativo no Brasil.  Na foto acima, visual da butique Nespresso/Oscar Freire.
É o que sugere, por exemplo, a pesquisa norte-americana, intitulada “Uma dose de natureza e compras: O potencial restaurador da biofilia em centros de estilo de vida”que avaliou o impacto do paisagismo e de elementos da natureza sobre o comportamento de consumidores em pontos do varejo, como shopping centers. O estudo, com mais de 100 participantes em três recortes diferentes, aponta que o verde e locais de arquitetura mais aberta influenciam o comportamento de compra ao exercerem efeito direto sobre a sensação de relaxamento, bem-estar, fascinação, permanência e até mesmo sobre a inclinação do consumidor para a compra de produtos no preço cheio, sem pleitear descontos.   

Ponto de Venda da L'Occitane 

“Sabemos que, além do efeito sinestésico, as plantas têm a capacidade de reduzir em até 14% os níveis de tensão e ansiedade das pessoas, em 44% a sensação de raiva e em 38% a de fadiga, o que obviamente impacta na permanência e disposição emocional dos consumidores no varejo, seja em uma loja, restaurante ou shopping center ”, explica Danilo.
Segundo ele, nos projetos para o varejo a tendência do mercado tem sido apostar nos jardins verticais assim como em plantas de baixa ou sem nenhuma necessidade de manutenção.
Abaixo os diferentes tipos de vegetações e a melhor solução em paisagismo biofílico para cada espaço do varejo

Jardim Vertical da revenda Mc Laren

Plantas Naturais – Aqui o destaque é o Jardim Vertical Natural. Esta solução é composta por plantas 100% naturais, ideal para espaços com incidência de luz natural e para negócios que conseguem prever custos com manutenção (sobretudo poda e trocas de mudas), como shoppings centers e fachadas de empreendimentos. A melhor tecnologia para esta modalidade é a Hidropônica, que usa um sistema de mantas no lugar da terra e conta com a rega automatizada. “Este tipo de jardim ajuda na eficiência térmica da loja, ao regular naturalmente a temperatura ambiente, contribuindo até mesmo para reduzir a conta de luz com ar condicionado”, conta Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden.

Tea Shop - decoração verde. 

 Vegetações Preservadas ou Permanentes – elas são ótimas para qualquer espaço interno, e podem ser feitas de materiais nobres, como a seda e o silicone, ou mesmo de plantas naturais, tratadas em um processo de preservação.  “Não requerem manutenção ou a incidência de luz natural, e são perfeitas para áreas resfriadas ou que necessitem de um conforto visual e acústico maior, esoecialmente as que possuem pé-direito alto ou grande fluxo de consumidores. Também costumamos utilizar essas vegetações para compor árvores, arranjos e floreiras em grandes redes de varejo, que precisam manter a uniformidade da marca em instalações de alta velocidade e com limpeza fácil”, explica o diretor executivo.
Jardim Vertical de Musgo Moss - feito com o musgo escandinavo,  espécie que nasce em florestas nórdicas, colhida à mão e submetida a um tratamento de conservação bastante específico, este painel é indicado  para áreas internas que mereçam destaque nos estabelecimentos. Ele pode ser formatado em diversas cores diferentes. “O material é super flexível e maleável e, portanto, pode assumir diferentes formatos, em um painel da recepção do salão de beleza ou da loja, por exemplo, associando a sustentabilidade com logomarca do negócio; ou em peças decorativas emolduradas.. O Musgo Moss também é eficaz no isolamento acústico e dispensa qualquer tipo de manutenção.”, complementa Bruno.
 
Jardim Permanente - Shopping Bahia. Fotos: Ariel Jaeger

A Vertical Garden atua há  mais de 10 anos de atuação no mercado de paisagismo interno, externo e em escala urbana para os segmentos residencial, comercial e corporativo, com escritório em São Paulo (SP) e escritórios em Miami (EUA) e Porto (Portugal). Oferece todas as soluções em paisagismo e é pioneira no Brasil no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos de jardim vertical em quatro diferentes estilos – natural, preservado, artificial e com uso do musgo escandinavo. 

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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