O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Reaproveitamento é a proposta da Mostra de Paisagismo da Explofora

Reaproveitamento é a proposta da Mostra de Paisagismo da Explofora

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 21 de agosto de 2019 | agosto 21, 2019



Ao todo são 19 ambientes onde profissionais de arquitetura, decoração, engenharia e construção apresentam sugestões para o uso de flores e plantas ornamentais em ambientes internos e externos em residências, escritórios e empresas. Além disso, esses espaços apontam as tendências de uma decoração cada vez mais sustentável
Em um mundo que exige o fim do desperdício e a redução do consumismo, reaproveitar objetos e materiais é a saída ecologicamente correta. Os projetos dos profissionais  participantes mostram como a reutilização pode trazer interessantes resultados – econômicos e pessoais -, além de tornar os ambientes internos confortáveis e agradáveis.

Na Mostra de Paisagismo e Decoração deste ano há  sugestões para varandas, jardins, quintais, garagens, espaços gourmets, entre outros ambientes.
“O reuso também promove o resgate da memória. As lembranças do passado convivem com  modernas soluções tecnológicas, contribuindo para melhor qualidade de vida”, explica  Karina Taccola, coordenadora da Mostra.
Abaixo alguns dos espaços da mostra:
Sustentabilidade na prática
Leonardo Celli Coelho e Karina Taccola (arquiteta, de Holambra)

Esta residência sustentável é representada pela garagem, cozinha, banheiro e estar. Os conceitos e soluções reais e viáveis de um futuro ultratecnológico são trazidos para o presente. A garagem tem um “carport” (estrutura metálica coberta com sistema fotovoltaico) para, além de servir de abrigo, gerar a energia elétrica própria e renovável para recarregar as baterias de veículos elétricos, como carros, motos, ciclomotores, bicicletas e patinetes.
Na cozinha, o lixo também é transformado em energia. O biodigestor residencial e modular é alimentado com sobras de alimentos, resíduos orgânicos e até com o esgoto do banheiro que se transforma em gás metano para ser utilizado no fogão. O equipamento também produz um biofertilizante que é aplicado nas plantas e na horta.

São de pallets a mesa com tampo de vidro, a prateleira para a pequena horta de temperos, o suporte para a pia do banheiro, o mobiliário da sala, além da porta do sanitário, na forma de estrado de cama. Os bancos são de papelão e suportam até 100 kg. Detalhe para os cachepôs altos de papelão sanfonado.
O piso é de pneu reciclado. O paisagismo tem maciços de vegetação com plantas perenes e de baixa manutenção. As amaryllis e pentas, bem como as madressilvas brancas, destacam-se no meio do verde abundante.
Espaço Gourmet
Luciano Marangoni Simões (paisagista, de Valinhos), Lucas de Castro Frigo (paisagista) e Marcos Caberlin (empresários)

Pedra, madeira e planta compõem o espaço para o churrasco.  Sob o pergolado com cobertura de filetes de bambu, a mesa retangular com oito cadeiras tem as mesmas linhas do armário-cristaleira e da mesinha bistrô com cadeiras altas e banco - feitos de madeiras de demolição. Tudo é rústico - até as arandelas e os vasos de barro.

Sobre o fundo marrom escuro, desenhos de pássaros, flores e folhas em cores vibrantes da artista plástica Chris Quaglio estampam a parede sobre o canteiro de ráfias. No paisagismo, há a simplicidade da grama com pequenos canteiros de alpínia, moreia, guaimbê, bromélia imperial e Phalaenopsis no chão. O suporte - também em madeira, preso à base do pergolado -, traz  a delicadeza da cravínia branca e rosa.

Cor e arte 
Karina Taccola (arquiteta, de Holambra) e Tania Gine (artista plástica, de Jaguariúna)

Pensado como uma instalação, permite ao visitante interagir com o ambiente e, ao mesmo tempo, aproveitar ideias para compor um cenário temporário. No centro, um grande painel colorido de “raios de cor” chama o visitante para muitas selfies. Sob um painel, maciços de ráfias, num verde intenso, oferecem a sensação de profundidade ao painel, ampliando a perspectiva do desenho. Nas laterais, há zamioculcas e as delicadas, mas resistentes, angelônias - uma novidade que chega este ano ao mercado. Nas laterais, pergolados com tiras de tecidos em amarelo, rosa e azul oferecem sombreamento para os canteiros dos encantadores girassóis.


Sob os pergolados, folhas secas de árvores no chão criam um clima bucólico para o descanso no sofá - feito de grandes bolas de plástico. Em uma das extremidades do espaço está a galeria de arte. De um lado, delicadas aquarelas com pinturas de pássaros brotam das floreiras de peperômias. As ráfias também fazem o fechamento tendo ao fundo angelônias nas cores cereja e branco. No outro extremo, destaca-se a composição de vasos de zamioculcas, ráfias e yucas.

Garagem Gourmet
Orpheu Thomazini (arquiteto urbanista e paisagista) e Cléia Thomazini (arquiteta urbanista, paisagista e decoradora de interiores)

Numa homenagem ao ícone do paisagismo Roberto Burle Marx, esta área de garagem traz elementos decorativos ousados e coloridos, em tons de laranja, azul turquesa e verde, cores do movimento de “contracultura” dos anos 1970. Essas tonalidades  vibrantes têm presença  em todo o mobiliário, formado por bancos, cadeiras, pufes e divãs.
Estacionados na garagem estão um antigo Opala vermelho-alaranjado, duas motos e duas bicicletas, todos daquela década. A jardineira suspensa é um para-choque reciclado. Na estante de caixas de madeira repousam o velho aparelho vermelho de televisão, discos de vinil e peças de carro. Na área gourmet, o balcão e as prateleiras são de concreto com granito verde. O piso é de madeira de pinus tratada e, na garagem, há um mosaico feito de pedras portuguesas preto e branco, remetendo ao calçadão de Copacabana, marca registrada de Burle Marx.

Na parede entre a cozinha e a sala de refeições, samambaias, oxalis e jiboias pendem sobre um grande painel de gesso pintado de branco e azul, como os mosaicos consagrados pelo homenageado. Sob o pergolado, está a extensa mesa de madeira para as refeições ao ar livre.  Diferentes variedades de crisântemo, e plantas diversas - entre elas arecas e bismarckias - dão leveza ao jardim ondulado.
A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, será realizada no período de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, em Holambra, no interior de São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário