O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Rastros da São Paulo Fashion Week - Evento em Busca de Respostas.

Rastros da São Paulo Fashion Week - Evento em Busca de Respostas.

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 2 de maio de 2019 | maio 02, 2019




Utopia foi tema  da 47ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW)  que apresentou coleções para o verão 2020. O objetivo do evento foi apresentar uma  relação direta com   o futuro da moda sob os aspectos da  criatividade, collabs, diversidade, sustentabilidade  e afetividade.  
  
“Estamos todos em busca de respostas. O evento sempre foi um espaço aberto de co-criação. É bom poder manifestar e compartilhar nossos ideais’, explica  Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW. 

Bob Store -  Gostei da referência às roupas de ski


O tropicalismo brasileiro, o colorido dos anos 80 e a construção de peças esportivas marcam a Primavera/Verão 2020 dessa marca 
O esportivo, em especial a estrutura de roupas de ski, inspirou detalhes, recortes e volumes nas roupas, muitos deles criados através de técnicas de moulage. 


Na paleta de cores, a presença de tonalidades vivas e inusitadas são resultado de um minucioso estudo em roupas vintage de esportes de inverno. Tons cítricos, como o verde limão e o laranja, além de nuances de bege, verde, amarelo e azul permeiam a coleção. 

fotos: agência fotosite

O tricô, agora em versão estival, aparece mais leve e moderno, com mistura de pontos, texturas, cores e modelagem assimétrica em alguns modelos. A influência de artistas brasileiros, como Bruno Novelli e Tatiana Clauzet, e suas obras ricas em elementos da natureza brasileira, fica visível nas estampas que remetem à natureza, com destaque para a snake. www.bobstore.com.br 

PatBO - Amei as estampas tropicais  e os tons vibrantes


Essa grife  segue na  busca do novo, distanciando-se do óbvio, sem medo de arriscar. A coleção Verão 2020  intitulada Origens, resgata influências marcantes  do tropicalismo, étnico e femininoressaltando a diversidade brasileira por meio de mix de referências.  


O toque vintage é marcado por  uma cartela  com tons lavados que  contrastam com o neon. O  excesso de texturas, entremeios e aviamentos potencializam looks com riqueza de detalhes e certa dose  de ousadia, como o uso do coral total. 

fotos: Ian Takashi

Tecidos naturais  dão o toque leve e fluído da coleção. A linha As estampas  exaltam elementos da fauna com  referência  retrô. O animal print e transparências se equilibram, combinando referências boho e destacando  mangas bufantes e decotes canoa. www.patbo.com.br 


LED  Fiquei fã da Diversidade 


Após "bichas resistam", esta foi a vez do "ninguém solta a mão de ninguém". A LED  apresentou  a coleção Zangada, trabalho  este  desenvolvido como arte-resistência.

  
Para construir Zangadao estilista Célio Dias convidou a ilustradora e tatuadora Thereza Nardelli para criar os grafismos da coleção. Também mineira, Thereza é responsável pelo desenho "ninguém solta a mão de ninguém", que viralizou nas redes sociais após o resultadosdas eleições em outubro do ano passado.  


Thereza desenvolve ilustrações que celebram o empoderamento dos corpos, especialmente os femininos e os LGBTQ+, que mais do que nunca precisam ter voz e espaço", comenta Célio. 

fotos: Fernanda Tiné 

Com a colaboração, a LED leva o grafismo manual também para a estamparia. O tricô, característico da marca, ressurge com finalizações mais limpas e acompanhado da mistura de padrões xadrez. www.led.moda

TRIYA  - Olha que lindos listrados!


O verão 2020 dessa marca  faz um mergulho no sagrado que habita a natureza e o ser humano. A cultura Inca, seu artesanato, hábitos e cores, foram retratados na coleção a partir de técnicas manuais e grafismos, modelagens e cores. 

Em destaque, diversas técnicas milenares como o macrâme,  tererêtressê, unindo a tecnologia têxtil a novos processos de experimentação, como a lycra com aplicação de resina, corte a laser e estamparia digital  


Outra inovação são as estampas criadas com pinceladas digitais, que permitem a aplicação localizada seguindo a modelagem da peça e  esculpindo o corpo e exaltando suas formas. 

fotos: agência fotosite

A cartela de cores é naturalmente quente, com estampas multicoloridas e repleta de tons de rosa, amarelo queimado, azul marinho e preto. As estampas também contam com prints gráficos e vivos, inspirados em tapeçarias, pinturas, assim como no ciclo dos céus e paisagens do Vale Sagrado. 

Biquínis e maiôs desenham o corpo, com tops maiores e calcinhas decotadas. Os decotes também aparecem nos vestidos. www.triya.com.br 

BEIRA - Muito preto e  costurado no avesso


Essa reconhecida label   optou por uma cartela em tons de preto,  dando destaque para a construção das peças. Costuradas ao avesso, as roupas  foram feitas sem uma linha guia  chamando a atenção para o emaranhado delicado do lado interno  das costuras. O degradê de tons das linhas destaca a modelagem. O acabamento final evidencia os detalhes de construção.  

fotos: agência fotosite

"A ideia de continuidade norteia a identidade da Beira. A primeira coleção da marca ainda é explorada em perspectivas diferentes. Numa tentativa de entender a necessidade de fazer e ter roupa, as coleções conversam entre si”, enfoca  Lívia Cunha Campos. www.beira.com.br 

COTTON PROJECT - Excelência de vermelho


Na coleção Contra, a marca explora a era dourada da escalada em rocha, mostrando como contraculturas das décadas de 50 e 60 influenciaram não só o surf e outros movimentos sociais, mas também incentivaram milhares de jovens a trocarem o conforto da vida urbana pela exploração de   montanhas. 


A inspiração para as calças da coleção vieram dos militares do exército americano. A funcionalidade dessas peças e sua versatilidade era uma ótima opção para os escaladores que não possuíam  equipamento específico no início do esporte. Para atingir as cores desejadas com o efeito vintage, foi utilizado   o tecido New Haiti,  tingido em cores próprias e estonados.  Outra matéria prima de escolha é o  denim Zat,que aparece nas calças jeans. Sua construção com apenas 1% de elastano garante a elasticidade sem prejudicar a estética nas lavagens. 

fotos: agência fotosite

Dando continuidade a parceria de estamparia digital, Cotton Project e Sprint Têxtil se unem novamente para apresentar 3 estampas exclusivas. As duas estampas da coleção masculina têm inspiração nos anos de ouro da escalada, o paisley e Jack Kerouac, escritor da era beat que inspirou os jovens a explorar modos de vida alternativos. Já para o feminino, a estampa foi desenhada manualmente com a técnica de impressão  cianótipo 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário