O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Expo traz foulards de seda com estampas inspiradas na cultura italiana

Expo traz foulards de seda com estampas inspiradas na cultura italiana

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 31 de maio de 2019 | maio 31, 2019






A “2.8 Seta-Re” é um dos destaques da programação oficial do Mia Cara 2019, que apresentar o trabalho de quatro artistas nas cidades de Curitiba (PR) e Joinville (SC)

Diferentes facetas da Itália são retratadas com arte num suporte inusitado: lenços de seda, também chamados de “foulards”. A expo chega ao Brasil após ter sido apresentada em cidades italianas, e fica em cartaz  em Curitiba e Joinville. Ela faz parte da programação oficial do Mia Cara 2019, evento que celebra a cultura italiana. Quatro artistas foram convidados para criar estampas inspiradas em diferentes aspectos da cultura daquele país,  com curadoria da curitibana Consuelo Cornelsen e da italiana Nadia Calzolari.

foto: Camila Comelsen

“O  evento possibilita  um intercâmbio entre os países e formas de expressão. O mundo não tem mais fronteiras. Hoje, tudo converge: arte, inovação, história, conhecimento, tecnologia, culturas, Itália e Brasil, seda e arte. Esse é um projeto inspirado nessas convergências, que busca criar novos pontos de contato e troca entre culturas diferentes", comenta Consuelo.

Estampas à la Italiana

Thiago Goms: cabeça de gato.

A Itália, país que valoriza cultura  e arte há séculos, fez contato com o Brasil, mais especificamente com a seda produzida em Maringá (PR) com o casulo de maior prestígio, Bombyx Mori. A partir daí os artistas convidados se encarregaram de soltar a imaginação para criar as estampas, retratando ícones italianos em arquitetura, gastronomia, paisagens, arte e moda, entre outros.

Inicialmente, a  mostra foi  apresentada na Itália, em províncias como Reggio Emilia e Correggio, no Palazzo della Seta, e na FICO Eataly World, um dos maiores polos turísticos voltado à gastronomia Italiana.

Agora chega ao Brasil completa, com 16 desenhos de cada um dos quatro artistas. O nome da exposição faz referência à data e ao local onde a seda chegou na Itália.

Segundo a história, no dia 2 de agosto de 1502,  a nobre italiana Lucrécia Bórgia levou essa matéria-prima  para o país europeu. Seta significa seda, em italiano. O“Re” faz alusão à região de Reggio Emilia.

Artistas explicam o trabalho

Fernando Canalli; arquitetura e arte

Fernando Canalli usou como referência a  leveza da seda unida ao movimento do desenho, refletindo famosas construções italianas. "O foulard (lenço) permite que arquitetura e arte se tornem um elemento de identidade de uso cotidiano e representam a nossa busca incessante por símbolos, autenticidade e individualidade", comenta o artista.

André Brik:culinária italiana.

André Brik lançou mão de  texturas e volume em seus desenhos, com toque de humor. "Meu trabalho tem relação com surrealismo e naturezas mortas. Gosto de brincar com o formato das coisas. Escolhi  a culinária italiana como tema",  explica o artista.

Eduardo Bragança:cores da bandeira italiana.

O português Eduardo Bragança fugiu do tradicional expressionismo abstrato de seu trabalho para alcançar um paradigma mais realista nos lenços. Ele criou paisagens italianas, utilizando as cores da bandeira daquele país. "Acho esse  projeto ideal para  atrair a  atenção do público. O objetivo é tornar o foulard produto ao mesmo tempo  artístico e de uso, e dignificar a mensagem", avalia.

Thiago Goms, conhecido por personagens humanos com cabeças de gato, trouxe este conceito para os trabalhos. "Esta série começou há algum tempo com a ideia de pessoas que tentam ser livres dentro da sociedade e se arriscam a serem menos domésticos, viverem do que acreditam. Nas minhas imagens,  os felinos humanizados visitam pontos turísticos e aparecem em clássicos veículos italianos”, revela.

A exposição “2.8 Seta-Re” ficará em cartaz entre os dias 29 de maio e 09 de junho, no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias,  04), em Curitiba, e entre os dias 30 de maio e 09 de junho, no Instituto Juarez Machado (Rua Lages,  994), em Joinville.
Mais informações: www.miacara.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário