O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Regue seu Jardim: Isso Pode Prevenir a Depressão.

Regue seu Jardim: Isso Pode Prevenir a Depressão.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 15 de maio de 2019 | maio 15, 2019



A depressão pode ser considerada quase que  uma epidemia moderna. Até famosos com a cantora Anitta, Paula Fernandes, o humorista Whinderson Nunes e o campeão olimpico Michael Phelps  admitiram ter ou já ter tido depressão. Mas há uma notícia animadora: pesquisas apontam que cuidar das plantas é saudável, melhora o humor e ajuda a evitar a depressão.
Além de harmonizar a casa, as plantas trazem equilíbrio,  promovem os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental. A paisagista Rayra Lira, da Jlira Green Life, cita os benefícios e dá algumas dicas na escolha e cuidados de um jardinzinho pessoal.
“Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora na concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu aroma ajuda a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia. Elas ainda   previnem irritações nos olhos,  problemas respiratórios e  dores de cabeça e atuam  absorvendo gases tóxicos do ambiente e  no controle da umidade,” pontua a paisagista.
Fotos:  Phillipe Augusto

Segundo ela, há várias atitudes que  podem amenizar  o quadro de depressão: Olhar com mais carinho para as plantas; Criar um jardim em casa; Deixar as flores escolherem você; Se vive em apartamento,  crie um minijardim na varanda; Relaxar, Respirar o aroma das plantas à sua volta; Conectar-se com a natureza; Meditar; Plantar uma árvore, fazer uma horta.
Para cultivar dentro de casa,  as plantas mais indicadas são: Antúrio, Lírio da Paz, Lavanda, Bromélia Gusmania e Begonia. Já para ficarem expostas  no sol as ideais  são: Mini Margaridinha, Ixória, Cana do Brejo, Jasmim Manga, Heliconia Rostrata, Bouganville. Para plantas na sombra, recomenda-se as Beijinho de Jardim, Lírio da Paz, Violeta, Flor de Maio, Orquídea Borboleta e Peperomia Carperata.
Para que as flores tenham vida longa dentro de casa, Rayra destaca que  “o  principal cuidado é em relação à  água. Nunca se deve molhar as flores,  porque isso faz com que apodreçam com mais facilidade. Sempre que for aguar,  deve-se focar na terra e deixar escorrer sem o pratinho para evitar que se acumule água  no prato. Se isso acontecer a planta continuará bebendo água constantemente. É importante também regar na hora certa. Os horários indicados são na parte da manhã,  entre 8h e 9h,  e na parte da tarde,  entre 17h e 18h.
“Observe sempre a sua plantinha, tire  fotos para acompanhar o crescimento dela. Um bom conselho é atentar se há  raízes saltando para fora da terra, outro  é avaliar se há rachaduras ou estufamento do vaso, o que   indica que ela precisa de mais espaço”, finaliza Rayra Lira. www.jliragreenlife.com.br


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário