O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Desiludida com Humanos? Venha Conhecer essa Admirável Gente de Pano.

Desiludida com Humanos? Venha Conhecer essa Admirável Gente de Pano.

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 12 de março de 2019 | março 12, 2019


"Definir-me seria impor limites que minha razão desconhece". Essa frase do teólogo e humanista neerlandês Erasmo de Roterdã ajuda a entender o perfil de Lana Benigno, artista plástica que mantém ateliê na Praia do Icaraí, em Caucaia, estado do Ceará.

Ela não pára de inventar obras, seja na píntura, na escultura ou artesanato. No momento sagrado da criação, explica que  não se rende à planejamentos ou    ditames. Tal qual um pássaro, voa livre na inventiva   e execucão de ideias.  

Freddie Mercury

Ultimamente, Lana, que já trabalhou ns segmentos de  teatro, cinema e decoração e estudou estilismo de moda na UFC, especializou-se em criar gente de pano. Isso mesmo.
Frida Kahlo

São figuras ilustres  do mundo artístico,
 cultura ou  política nacional ou internacional que ela personifica em corpo de pano,  como a do escritor e poeta Ariano Suassuna, Carmem Miranda, Frida Kahlo,  Bispo do Rosário, Bono Vox, Chico Buarque, Rachel de Queiroz, Chico Anísio, Sigmund Freud, Chico Buarque,   Freddie Mercury,  Bibi Ferreira, Rita Lee etc.
Rita Lee

Primeiro os gestos
Conhecimentos da formação em moda, das vivências com figurino e cinema e da paixão pelo universo artístico alicerçam a base sólida para a criação dos personagens de tecido.  “Tudo começa com  a pesquisa do gestual;  depois desenho, recorto, costuro, bordo e, por fim, materializo  a figura feita de pano e linhas com  fidelidade e afeto às personalidades escolhidas”, explica ela.

O Beijo

 Para desenvolver o trabalho, Lana diz que inicialmente  escolhe o gesto, depois faz as modelagens, corta, preenche, costura, monta e, por fim, faz a cabeça, começando sempre pelos olhos, depois o nariz, a boca e as orelhas, partes que são costuradas com esmero.  Capítulo importante é a concepção da roupa e dos acessórios de cada retratado.  “Eles são únicos e produzidos por inteiro. Mais que  bonecos ou  objetos, são vodoozinhos que carregam a essência da pessoa".
Artista Produtiva
Lana cercada de gente de pano

Lana não brinca em serviço. Trabalha sem trégua. No espaço de cinco anos de trabalho já produziu mais de mil esculturas de pano, que ela chama carinhosamente de "voduzinhos".
Lembrando que vodu é um misto de crenças cristãs e ritos africanosonde o elemento sobrenatural é preponderante.
Ariano Suassuna

Em comum, as peças buscam mostrar como essa artista vê  a personalidade e o sentimento de cada pessoa esculpida em pano. "Se faço a Pina Bausch, por exemplo, vou lembrando das peças dela que já assisti, dos gestos e de tudo o que ela representa. Quando estava fazendo o Cazuza, ficava só ouvindo as músicas dele", revela, complementando  que se entrega de corpo e alma e de ponto a ponto a cada  trabalho.
Bibi Ferreira

Entre os personagens mais pedidos ela cita  o austríaco Sigmund Freud, "Pai da Psicanálise", com cerca de 40 produções diferentes, divulgadas nas suas redes sociais (Instagram e Facebook). "Evito a mesmice, ou seja, criar  figuras iguais ou em escala. Uma exceção foi em 2016,  quando aceitei o convite para desenvolver a Elke Maravilha em forma de troféu para o Festival de Cinema e Cultura LGBT. Assim mesmo apresentei  a Elke em 20 versões distintas:  de cabelo preto, loira, de botas prateadas, botas pretas... Ela era uma figura muito  fashion e eu adorei fazer produções de moda diferentes para ela”, conta.
Sem alfinetar...
Apesar de suas figuras serem valorizadas como arte e adquiridas para coleções ou para  decoração, há  quem  tente encomendar personagens políticos com objetivo de enfiar os alfinetes. "Não vou gastar minha energia com isso. Os meus vodus nascem plenos de amor. Eles carregam meu sumo (lambo a linha com a língua). Pego neles, amasso, torço, costuro visto.  Tem muito de mim em cada um deles".
Carmem Miranda 

Até o dia 14 de março, suas obras  podem ser conferidas na exposição gratuita  “Gente de pano”, no piso térreo do Shopping Benfica,  av. Carapinima, 2200, Benfica, em Fortaleza, tel (85) 3243-1000. Contatos de  Lana Benigno: tel (85)
99610-3107,  facebook - lana.benigno.1;  instagram - @lanabenigno   Fotos: Helena Santos (Diario do Nordeste)

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário