O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Deixe-me Apresentar: Esse Aqui é O Empoderado Tomate.

Deixe-me Apresentar: Esse Aqui é O Empoderado Tomate.

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 | fevereiro 19, 2019



Considerado por muitos um legume, o tomate é, na verdade, uma fruta. E uma das mais nutritivas que frequenta regularmente
 a nossa mesa.
Abaixo, a nutricionista Bianca Naves lista dez benefícios do tomate, reconhecido por ser um alimento rico em licopeno e vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. “Vale lembrar que, quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes”,  destaca a profissional.
Proteção Solar - Tomates têm licopeno,  antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol tornando-a menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.
Pele sempre saudável - O consumo regular de tomates ajuda no aspecto da pele,  minimizando poros dilatados, colaborando na cura da acne e erupções cutâneas ou tratando de  pequenas queimaduras.
Melhora a visãoGraças à  alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é beneficiada com o consumo deste fruto. O tomate também pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.
Saúde Óssea -  As presenças de vitamina K e cálcio ajudam a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno é antioxidante e atua na melhora da massa óssea, que é uma forma  de combater a osteoporose.
Reduz problemas capilares -  A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH dos cabelos, Além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
Redução de  níveis de açúcar no sangue -  O fruto é fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser um alimento de baixa caloria, torna-se um aliado para quem quer perder peso.
Previne câncer - Estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do câncer sugere que comer mais tomates reduz o risco da doença em órgãos como: próstata, pulmão, estômago, entre outros.
Melhora as noites de sono -  Segundo estudo da Universidade da Pensilvânia, quem consome mais licopeno dorme melhor.
Reduz a pressão arterial -  O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes encontrados no tomate  melhoram a saúde cardiovascular. Outro fator importante:  o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial.
Reduz a dor crônica -  Devido à presença de agentes anti-inflamatórios, como bioflavonoides e carotenoides, o consumo regular desse fruto colabora na redução de   dores crônicas e da inflamação e ainda traz alívio da dor.



Curiosidades  
Muitos acham que o tomate é um legume por fazer parte da salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruta, mesmo sem o sabor doce.
O tomate típico (de coloração vermelha) é rico em ácido ascórbico (vitamina C). Também fornece pró-vitamina A (em pequenas concentrações). É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio e potássio.
Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de “promo d’oro” (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro.
Variedades
A produção brasileira de tomates abrange quase todas as variedades da fruta. Os tipos mais populares são os tomates caqui (longa-vida ou convencional), o Santa Cruz/Santa Clara/Débora, o mesa rasteiro, o industrial, o  Italiano ou Saladette, o cereja e o grape. As principais diferenças estão no formato e tamanho dos frutos, e como eles são cultivados (com estacas, todos os grupos) ou rasteiros (tomate mesa rasteiro e tomate industrial) .
Na hora de escolher qual tomate comprar, leve em conta que alguns tipos são melhores para molhos, in natura nas saladas ou outros usos:
·  Tomate caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura;
·  Tomate Santa Cruz/ Santa Clara/ Débora: consumo in natura e molhos caseiros;
·  Tomate Italiano/Saladette: consumo in natura, molhos caseiros e tomate seco;
·  Tomate mesa rasteiro e tomateiro industrial: consumo in natura, molhos caseiros, extratos, ketchup;
·  Tomates cereja e grape: consumo in natura;

Outros usos
Além das comidas, o tomate também faz suco e drinks,  como o Bloody Mary, que leva molho inglês, pimenta e vodka.
Saiba mais sobre o tomate em: http://www.omelhordomolho.com.br/
Informações da  indústria der alimentos Predilecta. Entre os itens que produz itens como  atomatados  e  equipamentos de tecnologia de ponta. A marca exporta seus produtos para mais de 58 países.   http://www.predilecta.com.br/


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário