O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Saudades de Claude Montana? Ombros Volumosos e a Teatralidade de suas Criações Ganham Reedição Moderna.

Saudades de Claude Montana? Ombros Volumosos e a Teatralidade de suas Criações Ganham Reedição Moderna.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 | fevereiro 20, 2019


A Farfetch Limited (NYSE: FTCH), líder mundial em tecnologia de moda de luxo, uniu forças com a Byronesque - autoridade da moda vintage contemporânea - e convidou  o estilista britânico Gareth Pugh para desenvolver  uma coleção  que homenageia o dream-maker e  verdadeiro visionário da moda  Claude Montana.




A coleção cápsula, que  traz  11 peças femininas em homenagem ao designer francês, foi  reeditada por Byronesque sob a direção criativa de Pugh,  e acaba de ser  lançada globalmente  na Farfetch.com. Esta é a primeira vez que modelos históricos de Montana estão disponíveis para compra.





Claude Montana está misteriosamente sumido (deu um tempo na atividade de moda) desde o provável suicídio de sua esposa, a modelo e sua musa Wallis Franken.  Considerado um figurinista cult, ele definiu a estética da moda nos anos 80 e soube  combinar, como ninguém,  criatividade, arrojo nas silhuetas, habilidade e teatralidade, conquistando  um público global.


montana e wallis


Esta  coleção de prêt-à-porter tem edição limitada e apresenta uma variedade de designs e técnicas de Montana de 1979 a 1994. Byronesque reeditou  os modelos mantendo-se  fiel aos códigos de design originais de Montana, usando peças de arquivo como referência e recorrendo aos mesmos fabricantes que trabalharam com Claude. As peças foram cuidadosamente reconstruídas no estúdio londrino de Pug - designer  reconhecido pela alfaiataria e execução meticulosa.

 Fidelidade ao Original


A pesquisa e a atenção aos detalhes garante total fidelidade  ao original mesmo décadas depois: as peças de couro foram desenvolvidas pela empresa que originalmente trabalhou com Montana. O bordado de águia no vestido de couro de 1979 - uma das peças icônicas de Montana - foi feito com uma das duas únicas máquinas restantes do gênero, guiadas por artesãs que também trabalharam com Claude no  desenvolvimento de  seus  bordados.


A coleção resultante oferece  acesso global a designs exclusivos que ainda hoje continuam  modernos. Giorgio Belloli, Diretor Comercial e de Sustentabilidade da Farfetch, lembra que “esta coleção representa  a homenagem perfeita aos anos icônicos de Montana. Por isso,  estamos honrados em colocá-la  ao alcance de  nossos clientes.”

Gill Linton, CEO / Editor-Chefe  da Byronesque destaca que é fácil  se ater às  almofadas de ombro gigantes, trade mark de Montana nos anos 80. ”No entanto, consideramos toda  a trajetória  do estilista francês, e não apenas os  ombros. Esta  coleção reeditada  reflete  ares de modernidade:   parece que foi projetada para hoje".



Segundo o designer Gareth Pugh  "a influência de Claude é imensurável. Envolver-se com esse legado significa   uma grande responsabilidade: são roupas que exigem respeito e reconhecimento.”

Além da coleção, a Byronesque, em parceria com a Farfetch, produziu um documentário curto homenageando o legado de Montana com figuras que trabalharam de perto com o designer ou foram influenciados por seu trabalho. O filme explora os paradoxos de sua obra - a leveza, o poderio das roupas,  o fanatismo em torno da marca - culminando na produção de  inesquecíveis  fashion shows teatrais.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário