O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Atenção: tendência wabi-sabi prega que sua casa não precisa ser perfeita, mas sim vivida.

Atenção: tendência wabi-sabi prega que sua casa não precisa ser perfeita, mas sim vivida.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 28 de novembro de 2018 | novembro 28, 2018






Uma das principais ideias da decoração atual é o Wabi-Sabi. Trata-se de uma  antiga filosofia japonesa (zen-budismo) que busca encontrar beleza na impermanência e na imperfeição.

Wabi-sabi é a arte de valorizar a simplicidade, o entorno organizado e com a modéstia. A autenticidade é fundamental para a filosofia: a presença de rachaduras e arranhões nos móveis e objetos é considerada um simbolismo da passagem do tempo. Outra faceta do wabi-sabi é a ideia da beleza "óbvia" verso a beleza "única".

beleza na imperfeição dos objetos

Em casa, isso significa enfatizar o uso de materiais artesanais e orgânicos, formas naturais, peças feitas com falhas, imperfeições que projetam autenticidade, mesmo que isso signifique estar um pouco fora de linha.

uso de materiais artesanais e naturais 

decoração wabi-sabi inspira o minimalismo e se concentra especialmente  nas pessoas que vivem no espaço. Posses e outros itens são reduzidos ao essencial com base na utilidade, beleza ou nostalgia (ou todos os três). A paleta de cores tende mais para os brancos, cinzas, verdes e tons de terra, graças ao uso dos materiais naturais.

casa não perfeita, mas vivida. foto homely australia


Os produtos e a estética deste estilo ficam mais atraentes e interessantes à medida que são "gastos" pelo tempo, quando revelam novas camadas de cor e texturas, efeitos e oxidações. O Wabi-Sabi fala sobre encontrar a beleza no 'não tão perfeito'. Pense então em mesas ou tábuas de corte com marcas de queimadura, cerâmicas artesanais que não tenham ficado 100% lisas.

O Wabi-Sabi defende  a ideia de que sua casa não precisa ser um showroom o tempo todo.  Segundo o conceito, a vida real é bagunçada, e tudo bem se a sua residência for também. As casas não devem ser perfeitas, elas devem ser vividas.

DICAS WABI-SABI:

Orientações do blog FTC (Follow The Colours)  sobre a tendência Wabi-Sabi na decoração foram   feitas exclusivamente para o blog da Todeschini. Essa parceria faz parte da nova identidade visual do site e do lançamento do blog. Os contéudos serão desenvolvidos também pela Casa de Valentina  e pelo consultor Ricardo Botelho.

madeira natural e cerâmica artesanal


Cerâmica artesanal: Procure peças decorativas como vasos e bandejas com linhas e imperfeições orgânicas. Sua caneca favorita foi quebrada? Cole o pedaço de volta misturando-a com um pó colorido (que tal dourado?). Essa forma de upcycling resultará em um item exclusivo, personalizado e encantador.

nada de simetria. imagem: hallys london

Estilo em números ímpares: Evite simetria em casa e acrescente estilo ao usar acessórios em números ímpares. Não é necessário colocar as coisas ordenadamente em linhas.

aparência desfeita nas roupas de cama

Lençóis em camadas: O Wabi-Sabi celebra uma aparência desfeita. Opte por lençóis macios e enrugados. Permita-se sentir a textura dos tecidos.

 pedras não polidas no décor. imagem:  wabi-sabi ateliê

Materiais Orgânicos: A natureza é perfeita, embora esteja cheia de imperfeições. O estilo Wabi-Sabi tenta imitar esse eterno paradoxo. Pequenas manchas  são cheias de graça. Madeira envelhecida com ranhuras  visíveis ou pedras não polidas, quando aplicadas ao mobiliário da casa, podem trazer uma alegria genuína para o décor.

Paleta de Cores Terrosas: Embora certos tons vivos possam ter uma influência benéfica na decoração, o estilo Wabi-Sabi se baseia em uma paleta de cores tranquila. Tons quentes de bege e marrom emparelhados com cinzas neutros e off-white fazem o espaço parecer maior, mas também criam um clima quente e sereno. Além disso, essas cores combinam facilmente com os elementos orgânicos,  incluindo madeira, pedra, vime.

O FTC (Follow the Colours) traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia e viagens. www.followthecolours.com.br

A Todeschini, uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, desenvolve móveis e complementos de alto padrão, direcionados para  residências, empresas e hotelaria. Este ano a marca comemora seus 79 anos de trajetória com mais de 150 lojas no Brasil e no exterior.
http://www.todeschini.com.br/faca-seu-projeto







SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário