O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Últmos dias para ver personagens de nossa história retratados por Bob Wolfenson

Últmos dias para ver personagens de nossa história retratados por Bob Wolfenson

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 21 de novembro de 2018 | novembro 21, 2018



Até o dia 9 de dezembro é possível  conferir a mostra Bob Wolfenson: Retratos, no Espaço Cultural Porto Seguro. Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, ele  transita com a mesmo talento entre a publicidade e a arte, sendo responsável por alguns dos retratos mais marcantes da iconografia brasileira recente. Para quem deseja conhecer um pouco mais de seu trabalho,  o fotógrafo promove uma visita guiada aberta ao público, na próxima quarta-feira,  às 19h30.

zélia gattai e jorge amado

A mostra – que tem a curadoria de Rodrigo Villela - oferece um passeio pelos costumes e protagonistas das últimas décadas de nossa história. Entre os retratados estão Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Tais Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmila, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo. 

jô soares

A exposição traz mais de 200 retratos, alguns ainda inéditos, clicados ao longo de 45 anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto apresentado  na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador. 
zé celso

O mais antigo é um registro de 1973 do dramaturgo e diretor teatral José Celso Martinez Corrêa. Em um dos piores períodos do regime militar, Zé Celso estava impedido pela censura de apresentar seus espetáculos, um ano antes do exílio em Portugal. Bastante conhecido pelo experimentalismo, já era uma das referências do movimento tropicalista pela encenação de O Rei da Vela, espetáculo-manifesto escrito por Oswald Andrade.

caetano veloso

Um dos mais recentes foi o do também fotógrafo Sebastião Salgado:  pouco antes  da abertura da mostra, Bob viajou a Paris, onde Salgado vive atualmente, especialmente para fazer o retrato. "É um fotógrafo que admiro e que sempre desejei conhecer. Fazer um retrato para a exposição foi um excelente pretexto”, confessa ele. 

maria bethânia

Para a escolha das imagens integrantes, Villela e Wolfenson adotaram alguns critérios. Além da seleção de retratos emblemáticos, em que o fotógrafo trabalha e até mesmo discute a própria linguagem, também constam fotografias realizadas em momentos importantes para o País. “Podemos observar no trabalho de Bob também uma crônica de costumes”, sugere o curador.
Além dos retratos consentidos, a mostra  também expõe um conjunto de fotografias de sua atividade de “paparazzo. São relances de figuras encontradas por acaso e que ele não poderia deixar passar, a exemplo de Charles Chaplin, Sophia Loren e Yoko Ono.

Visita guiada

Durante o encontro, que ocorre no dia 21 de novembro, às 19h30, Bob percorre com o público o ambiente da exposição e faz um panorama sobre as histórias relacionadas com os retratos e seus personagens. Aberta ao público e gratuita, a visita tem número de vagas limitadas. Para participar, acesse o site do Espaço Cultural Porto Seguro e faça a inscrição online.

Trajetória do artista

bob wolfenson, autor dos retratos

Nascido em 1954, o paulistano Bob Wolfenson é reconhecido como um dos principais retratistas da contemporaneidade. Atualmente vive e trabalha em São Paulo. Desde que iniciou sua trajetória profissional, aos 16 anos, no estúdio da Editora Abril, trabalhou com os principais gêneros fotográficos. No ano de 1982, deixou sua cidade natal para morar em Nova York e atuar como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. 

fernanda montenegro

O profissional é considerado referência em retrato, fotografia de moda e nus. Seu trabalho bastante abrangente inclui desde  fotos encomendadas,  de moda e  editoriais, até os projetos artísticos pessoais. Já foi publicado nos principais veículos do país. Também expôs em mostras individuais, como A Caminho do Mar (2007) e Nósoutros (2017), ambas na Galeria Millan, e em coletivas, como Modos de Ver o Brasil (2017), na Oca, do Ibirapuera.

Muitas de suas obras estão em acervos de importantes instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), Zacheta National Gallery of Art da Varsóvia, além de diversas coleções particulares.

Serviço:
Bob Wolfenson: Retratos
Local: Espaço Cultural Porto Seguro 
Endereço: Al. Barão de Piracicaba, 610. Campos Elíseos – São Paulo
Período: até 9 de dezembro 
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h
Entrada gratuita 


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário