O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Peça infantojuvenil aborda o conflito entre o querer e o não poder

Peça infantojuvenil aborda o conflito entre o querer e o não poder

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 24 de outubro de 2018 | outubro 24, 2018




É importante  planejar e se organizar para concretizar os sonhos: esta  é a principal lição embasada no espetáculo infantojuvenil Um Presente Para Ramiro, com texto e direção de Valdo Resende.
Patrocinada pela Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e do Governo Federal, a peça está fazendo uma temporada gratuita pelos CEUs e Fábricas de Cultura, com apresentações já agendadas até 31 de outubro. 

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir  os desejos dele. Ao perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas.

O avô  propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A peça  mostra o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão.

Segundo Valdo Resende, o  trabalho partiu de uma pesquisa sobre como as crianças lidam com a realidade financeira da família. “Durante meses estudamos esse tema. Usamos uma linguagem própria para a idade para mostrar ao público infantojuvenil, que há um valor real e concreto para as coisas e que precisamos de planejamento, investimento e economia para consegui-las”, comenta.

A encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância do ter o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, do egoísmo em contraposição aos valores familiares. Dessa forma, apresenta e valoriza os brinquedos simples, antigos.

fotos joão caldas fº

“Resgatamos alguns brinquedos que estão desaparecidos, mas ainda permeiam o imaginário das pessoas. E a nossa cenografia é construída como um brinquedo que se monta e desmonta. Elementos cenográficos  vão compondo os ambientes. A encenação se baseia em um teatro no qual as ações são construídas a partir do movimento dos atores e da maneira como eles manipulam os elementos cenográficos”, explica o diretor.

O  projeto

A circulação pela cidade de São Paulo ocorrerá até março de 2019. Escolas públicas, instituições e equipamentos culturais com interesse em receber apresentações gratuitas do espetáculo podem entrar em contato pelos seguintes canais: lilian@kavantan.com.br ou tel (11) 3023-3040; site: umpresentepararamiro.com.br

Patrocínio

A peça é patrocinada pela Visa, reconhecida por desenvolver projetos voltados à educação financeira para crianças, jovens e adultos, por meio do Programa de impacto social Finanças Práticas. A empresa já patrocinou dois outros espetáculos do mesmo tema para crianças e empreendedores, além de ter sido reconhecida pelo selo ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) do Banco Central.

Segundo Sabrina Sciama, diretora de comunicação corporativa da Visa, além de suas qualidades artísticas, o espetáculo está inserido no espírito do Programa. “Investimos na produção por compartilhar da opinião de que,  com melhor organização e planejamento das finanças, todos podem alcançar seus sonhos de uma maneira consciente e responsável.  As crianças têm um forte poder de influência dentro de suas casas e podem levar toda sua família a adotar fundamentos aprendidos na peça, como fazer um orçamento e poupar”, acrescenta Sciama.

Ficha técnica:

Texto e direção: Valdo Resende. 
Elenco: Roberto Arduin, Conrado Sardinha, Isadora Petrin, Neusa de Souza e Rogério Barsan. 
Composição da trilha sonora e direção musical: Flávio Monteiro. 
Figurino: Márcio Araújo 
Cenografia: Djair Guilherme. 
Realização: Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal – Lei de Incentivo à Cultura

Serviço:

UM PRESENTE PARA RAMIRO – circulação pelas unidades dos CEUS e Fábricas de Cultura.
Recomendação etária: 
para crianças entre 8 e 13 anos. 
Ingressos: grátis, com distribuição uma hora antes da sessão.
CEU VILA CURUÇÁ – Avenida Marechal Tito, 3452 - Jardim Miragaia. Quando: 25 de outubro, às 11h e às 14h. Informações: tel. (11) 2563-6100.
CEU PARQUE ANHANGUERA – Rua Pedro José de Lima, 1020 - Anhanguera. Quando: 29 de outubro, às 9h e às 14h. Informações: tel. (11) 3912-6020.
CEU ÁGUA AZUL – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes. Quando: 31 de outubro, às 10h30 e às 15h. Informações: tel. (11) 3396-3534.


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário