O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Eis Aqui Uma Colecionadora de Pioneirismos

Eis Aqui Uma Colecionadora de Pioneirismos

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 2 de julho de 2018 | julho 02, 2018



Ela  abriu uma das primeiras butiques no Brasil.  Também inovou como  proprietária de   loja própria com seu nome.  Foi ainda  pioneira no comando de uma butique  que não apenas vende, mas fornece orientação de moda para as clientes.  Inovou oferecendo  multiatendimento: na linha sob medida e exclusiva de  alta-costura, no  prêt-à-porter de luxo e no varejo com peças cuidadosamente selecionadas.  Constantemente procurada  para fazer  inúmeros casamentos, teve a ideia de  introduzir o Dia da Noiva em nosso país, mais tarde  exaustivamente  copiado por maisons e salões de beleza.  



Esta é Alzira Macedo, que, hoje,  do alto dos seus 84 anos,  continua ativa à frente  do ateliê e  butique homônima fundada nos anos 60, e atualmente funcionando num belo casarão antigo no bairro do Bom Retiro, São Paulo. Nesse local, correndo de uma sala para outra, impecavelmente vestida e sempre de salto alto, ela não esconde o justificado orgulho  de ter vestido nada menos do que cinco gerações. 

A estlista   tem muita história para relembrar e contar. Observa com orgulho que já  fez o casamento de avó, mãe, filha, neta e bisneta da mesma família, todas saindo  felizes de seu ateliê,  vestidas,  penteadas, maquiadas e com  motorista para conduzi-las à cerimônia. Sempre deu tudo certo, menos num caso infeliz, em que a noiva teve seu vestido rasgado por causa do ciúme da ex-esposa do noivo.


Como boa filha de mãe portuguesa, ainda bem jovem ela  aprendeu a costurar e definiu seu caminho profissional. “Nasci com vocação para a moda.  Sou autodidata, mas me preparei  por conta própria. Viajava constantemente para pesquisar tendências,  gostos e costumes religiosos de cada país, e assim produzir o vestido de noiva dos sonhos de cada cliente”, revela.

Conselhos da Veterana

Além da alta-costura, Alzira também exerce importante protagonismo  no prêt-à-porter de luxo, com ênfase nas roupas  de festa. Já perdeu a conta de quantas celebridades vestiu para novelas ou filmes, entre elas Dercy Gonçalves, Eva Wilma, Cristiane Torloni.

Como espectadora de mais de meio século de moda,  a estilista confessa que gostava muito mais dos figurinos dos anos 60, quando a elegância mais clean e clássica era o princípio dominante na escolha.  “Hoje, tudo é liberado:  as pessoas usam o que querem, sem preocupação com  biotipo,  horário ou ocasião. Vale tudo, e a  às vezes a  liberdade pode ser    sinônimo de escravidão do erro e do gosto duvidoso.  Muitas  pessoas entregaram-se ao comodismo:  usam  a mesma roupa para ficar em casa, fazer exercício, almoçar/jantar, trabalhar e até para  um compromisso social”, comenta com tristeza.


Como guardiã da elegância regrada pela idade. horário  e ambiente que se vai frequentar,  Alzira  alerta que é preciso manter acesa a chama do discernimento. “Existem opções para  homewear, beachwear, sportswear, trabalho, passeio, festa...   A escolha deve atentar para o equilíbrio. Recomendo que as mulheres consultem o espelho com  senso crítico. E reafirmo que, em moda, “menos é mais”.  Por isso, vale fugir   dos excessos e supérfluos, dos decotes que descobrem até a alma  e das peças muito colantes   que revelam tudo e  que tendem a vulgarizar a figura feminina”, adverte.

A maison  Alzira Macedo fica na Al. Barão de Limeira, 1455, São Paulo, SP, tel. (11) 3666-6150; alzira.macedof@gmail.com

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário