O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Registro Perfeito da Arquitetura Paulistana

Registro Perfeito da Arquitetura Paulistana

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 21 de março de 2018 | março 21, 2018



 “Campos Elíseos” é uma exposição inédita de imagens do fotógrafo Juan Esteves, em cartaz no Teatro Porto Seguro.   A mostra reúne um conjunto de 40 fotografias que fazem parte de um projeto de registro da arquitetura paulistana do centro histórico da cidade. Para a empreitada, que já dura dez anos, o fotógrafo tem como parceiro o curador de arte e historiador Antonio Carlos Suster Abdalla.

fotos Juan Esteves
As fotos da exposição são um recorte das 100 imagens que integram o livro Campos Elíseos - história e imagens. Nele, o fotógrafo registra o patrimônio artístico-arquitetônico dos Campos Elíseos, bairro paulistano onde foram construídos centenas de casarões e palacetes que serviram de residência aos fazendeiros da oligarquia cafeeira, no final do século 19. No século 20, a região veria surgirem construções de diferentes vertentes da arquitetura modernista e, em seguida, as metamorfoses heterogêneas características do crescimento desordenado da metrópole.
Palacete Campos Eliseos
Palacete Victoria
Todas as fotografias da mostra são em preto e branco. O fotógrafo lembra que apertar o botão disparador da câmara e capturar a imagem é só o começo. Em seguida, ele  realiza um minucioso tratamento da imagem original e elimina o que chama de “ruídos temporais contemporâneos”. Os “ruídos” a que se refere Esteves são elementos que interferem na visão dos prédios em sua arquitetura original, como fios de luz, modificações nas fachadas, entre outros.

Um dado interessante é que todas as fotos foram feitas do ponto de vista de quem está andando na rua, por quem está no chão. “Sou um walker, um flâneur”, conta o fotógrafo. “Ando compulsivamente pela cidade”, alerta. Todas as imagens estão impressas em papel museológico de algodão e emolduradas. 
“Embora sejam registros de hoje, essas minhas fotos acabam parecendo ser antigas. Esse é  um paradoxo do olhar. O prédio fica novo e, ao mesmo tempo, muito antigo, como se voltasse às origens”, explica Esteves.

Das construções icônicas selecionadas  estão, entre outras, o Palacete Victoria e o Palácio dos Campos Elíseos; construções de arquitetos importantes, como o Edifício Albertina, de Cícero Prado e Cecília, de Gregori Warchavchik; e fotos de “arquitetura rara”, como o Edifício Duque de Caxias, construído por Artacho Jurado. O conjunto oferece uma ampla visão da arquitetura paulistana através de seu percurso histórico nos últimos 130 anos.
Exposição "Campos Elíseos"
Período: até  3 de junho de 2018
Horário: às segundas-feiras de 9h às 19h e de terça a domingo de 9h às 21h
Local: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Piracicaba, 740, São Paulo/SP
Informações: (11) 3226-7361; www.espacoculturalportoseguro.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário