O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Contêineres inspiram um novo modo de morar

Contêineres inspiram um novo modo de morar

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 23 de novembro de 2020 | novembro 23, 2020


Esta edição da  Casa Cor,  a mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, começa mais inclusiva e aberta ao público em geral. Espalhados pela cidade os contêineres (módulos habitacionais) se misturam à paisagem. No seu interior, as ambientações mostram inspirações para o novo modo de morar  pós-pandemia. Brunete Fraccaroli, uma das arquitetas convidadas, apresenta seu espaço no bairro do Morumbi,  em São Paulo.


Brunete apresenta  seu espaço no
Morumbi, Foto: Tiago Capelini



Bairros de norte a sul e de leste a oeste da capital vão ganhar projetos na edição paulistana do Janelas Casacor, que   aposta no formato phygital - físico + digital, e permanece em cartaz durante sete semanas.  Embora possa parecer  estranho, a modalidade container  vem ganhando adeptos, especialmente pelos fatores  sustentabilidade e baixo custo. Funcionais, esses módulos  possuem  estrutura em aço muito resistente,   podendo ser  transportados  com facilidade.





As casas de contêiner podem ser compradas pré-fabricadas, o que significa que elas são entregues  prontas para viver.  O cliente também  pode  solicitar à fábrica a construção de módulos adaptados aos seus gostos e  necessidades. Dentro dessas estruturas metálicas é possível fazer quase tudo: casas, escritórios, espaços temáticos etc. Essa versatilidade é posta à prova nos projetos da CASACOR, na qual todos os ambientes serão apresentados em módulos habitacionais..

O Grupo Lafaete, sediado em Minas Gerais e com dez filiais em sete estados, é o fabricante e locador desses módulos habitacionais e um dos grandes parceiros do evento deste ano, contribuindo com 10 contêineres  dos 13 espaços previstos para as ativações. 
https://www.lafaetelocacao.com.br/


Projeto de Brunete Fraccaroli


No elenco das Janelas CASACOR em São Paulo figuram  nomes como Brunete Fraccaroli, Claudia Alionis, Érica Salguero, Ester Carro, Veronica Vacaro e Plantar Ideias, Fernando, Brandão, Gustavo Martins, Gustavo Neves, Kiko Sobrino, Léo Mancenido, Léo Shehtman, Murilo Lomas, Roberto Migotto e Rick Minelli, João Armentano, Sig Bergamin, Suíte Arquitetos, Ticiane Lima e, ainda, um projeto criado pelo Programa FAU+D Acolhe Mackenzie, sob a coordenação dos professores Lizete Maria Rubano, Rodrigo Mindlin Loeb e Antônio Aparecido Fabiano Junior.


Projeto galeria do Jardim Colombo
Fotos Diulgação CasaCor


Importante é que essa edição  visa a  integração com cada bairro, valorizando  as particularidades das comunidades locais. Em quatro delas, há projetos especiais, que serão doados para São Paulo e  entregues para causas sociais após o término da exposição.

O Jardim Colombo, área que sofre com o despejo e acúmulo de lixo, vai ser  contemplado com um  módulo habitacional.  Ester Carro, arquiteta filha da comunidade, em parceria com  Verônica Vacaro e o Plantar Ideias  vão apresentar  uma galeria, onde artistas do entorno irão expor seus trabalhos. Para maior envolvimento com os moradores do local, o  trio também promete trazer uma horta comunitária, um mural e atuar com reciclagem de lixo.

A relação dos pontos apresentados pelos arquitetos e paisagistas pode ser conferida  no site do evento e a visitação é gratuita.

https://www.janelascasacor.com/edicoes/edicao-sao-paulo

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário