O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Atenção: o Melhor Tratamento para os Cabelos Começa pela Boca.

Atenção: o Melhor Tratamento para os Cabelos Começa pela Boca.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 26 de junho de 2019 | junho 26, 2019


A saúde dos cabelos tem muito a ver  com a  manutenção de bons hábitos, o que inclui alimentação saudável e rica em nutrientes  benéficos aos fios.
Assim como uma alimentação balanceada ajuda na saúde dos fios, uma dieta pobre e inadequada pode ser responsável pelo surgimento de problemas capilares, como queda, ressecamento e fios opacos.

Prevenção da Queda


A queda de cabelo é um dos primeiros indicativos de que a alimentação não está em harmonia com os fios e é preciso revê-la. Alguns nutrientes são  mais importantes na dieta e podem ser encontrados em vários alimentos. Confira abaixo:

Ômega 3


É um ácido graxo importante por desenvolver  ação anti-inflamatória. Ele contribui para dar maior flexibilidade os fios e  para a absorção de nutrientes como a vitamina A.
Esse ácido graxo não é produzido pelo organismo, sendo que a quantidade adequada deve estar presente na alimentação. Alguns alimentos ricos em ômega 3 :
      peixes de água fria, como salmão, sardinha e truta;
      abacate;
      semente de abóbora;
      nozes, linhaça e chia.
O salmão, por exemplo, também é rico em proteína de qualidade e selênio, o que aumenta a proteção do couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhora a circulação sanguínea, estimulando a chegada de nutrientes ao bulbo capilar.

Sais minerais


É igualmente  importante que uma alimentação voltada à saúde capilar e redução da queda de cabelo seja rica em sais minerais como zinco, ferro e selênio.
Esses nutrientes ajudam na nutrição dos folículos capilares e crescimento dos fios. A ausência, por sua vez, pode resultar em fios quebradiços, secos, finos e opacos, causando problemas como caspa e queda.
Alguns alimentos ricos em sais minerais e  que devem ser incluídos na dieta :
      lentilhas;
      espinafres;
      brócolis;
      couve;
      ovos;
      carnes;
      feijão e soja;
      sementes de girassol e de abóbora;
      cereais integrais;
      chia;
      castanha-do-Pará e castanha-de-caju.
Ao inserir duas unidades de castanha-do-Pará ou castanha-de-caju por dia na dieta já é possível obter o zinco necessário à saúde tanto capilar quanto do organismo.

Proteínas


A principal composição dos fios de cabelo é queratina, um tipo de proteína. Na verdade, 97% dos fios são compostos desse nutriente. A deficiência proteica ocasiona problemas como ressecamento, opacidade e quebra dos fios.
Para garantir o consumo adequado de proteínas e obter fios  mais saudáveis insira na dieta:
      carnes;
      peixes;
      produtos lácteos, como leite e queijos;
      ovos;
      legumes;
      soja;
      nozes.
Lembre-se:  para não desequilibrar a saúde é importante consumir proteínas magras, como de carnes, frango e peixe. Sem a reposição proteica o organismo não consegue repor os fios que caem, reduzindo o volume.

Vitaminas




São essenciais para melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, garantindo o aporte  de oxigênio e nutrientes às células. A deficiência delas pode resultar na quebra dos fios, queda de cabelo e lento crescimento.
Abaixo  as principais vitaminas para manter a saúde dos cabelos e em quais alimentos elas são encontradas:
      a vitamina C é antioxidante e auxilia na produção do colágeno que fortalece os fios. Presente  em: acerola, kiwi, abacaxi, laranjas, tangerinas, mamão papaia, pimentões, limão, folhas verde-escuras e morangos;
      a vitamina A contribui na produção de glândulas sebáceas do couro cabeludo, evitando o ressecamento. Ela é encontrada em abundância em: cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba, melancia e folhas verde-escuras;
      as vitaminas do complexo B ajudam a evitar a queda de cabelo, sendo possível encontrá-las em alimentos como: folhas verde-escuras, brócolis, grão-de-bico, aveia, tomates, ovos, salmão, amêndoas, nozes, framboesas, abacate, lentilhas e grãos integrais;
      a vitamina E tem ação antioxidante e ajuda no crescimento dos cabelos, melhora da circulação sanguínea, equilíbrio do pH capilar e hidratação. Encontrada em nozes, sementes de girassol e abacate.
Vale lembrar que as diversas vitaminas devem fazer parte da alimentação, pois garantem uma série de benefícios aos fios.

Conselhos Úteis


Outra dica importante: alguns alimentos - como salmão, folhas verde-escuras, sementes, oleaginosas, grãos -oferecem diferentes nutrientes, sendo recomendável ampliar o consumo deles.
Além de conhecer os alimentos benéficos, é relevante conhecer quais evitar. Os principais vilões para os cabelos são os açúcares, carboidratos refinados como massas e pão branco e álcool.
Esses alimentos elevam a insulina no sangue, causando um desequilíbrio hormonal que resulta em prejuízos aos folículos capilares.
Portanto, se o objetivo é melhorar a saúde dos fios por meio de  alimentação adequada,  que ajude a reduzir a queda de cabelo e outros problemas capilares, invista nos alimentos ricos em nutrientes que atuam em harmonia com os cabelos.
Caso a queda de cabelo ou demais problemas permaneçam ou se intensifiquem, procure auxílio especializado em uma clínica de cuidados capilares.

Informações da  Clínica Doppio – que  oferece  bem estar e expertise   em tratamento de cabelosAv. Lavandisca, 777 - Moema, São Paulo – tel. (11) 3853-9175www.clinicadoppio.com.br





SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário