O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Artista Borda Mensagens em Folhas Secas

Artista Borda Mensagens em Folhas Secas

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 23 de julho de 2018 | julho 23, 2018



Guardem esse nome: Clarice Borian. Ele pertence a uma  artista brasileira que estudou antropologia e administração de empresa, mas  sempre gostou de transitar  pelo universo das poéticas têxteis.  Tendo a natureza como  referência principal, ela seleciona  folhas que, secadas, recebem preciosos e delicados  bordadas.

“Prefiro  bordar palavras que fazem sentir, pensar, refletir. A intenção é ampliar o olhar sobre as árvores, a natureza, a simplicidade. Lembrar  que folha não é sujeira e que palavras são sementes”, destaca Clarice, que iniciou-se na moda  comandando uma confecção de roupas e acessórios de moda.


Ao observar árvores morrendo durante a crise hídrica de 2014, a artesã  resolveu selecionar folhas caídas,  bordar nelas a palavra gratidão e pendurá-las de volta nos galhos com a ajuda de arame. A partir daí, diversificou a escolha das mensagens. “Creio que  as palavras bordadas carregam mensagens que são sopradas pelo vento. É o oráculo das árvores. A folha escolhe a palavra e a palavra escolhe a  tonalidade”, explica, confessando sua paixão pelo  universo de cores dissonantes.

"Muitos pensam que  folhas secas são apenas sujeiras, mas  na verdade  são nutrientes que se desmancham pela ação de pequenos organismos,  e depois são mineralizadas por fungos e bactérias,  enriquecendo o solo e mantendo a umidade", adverte.


Brincando  com as texturas, Clarice utiliza diferentes linhas de costura e até lã. No  preparo das folhas, todo cuidado é pouco. Ela as lava  com água, sabão e delicadeza, para que não se quebrem. A seguir,  borda as mensagens como se fossem tatuagens: cada folha e bordado são únicos. 

“As folhas secas que encontro recebem o ornamento de  palavras que levam à reflexão.   Às vezes,   uma palavra diz muito, ás vezes cura, às vezes desestabiliza”, sugere a artista.


Clarice também atua como consultora e  designer  de produtos, ideias e projetos que buscam uma identidade autoral, com o propósito de ajudar a criar produtos com alma.. “O mundo ficou duro e árido. Precisamos fazer coisas com vida”, pontua.  

Mais informações: tel. (11)  9136 6976; clariceborian@gmail.com;  Site: www.clariceborian.com

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

1 comentários :

  1. Me inspiro na Clarice Borian para bordar minhas folhas. Gratidão Clarice.

    ResponderExcluir